Pará: de cada cinco vereadores eleitos em 2020, um foi do MDB

COMPARTILHE:

O título deste artigo é sustentado pela excelente análise promovida pelo competente analista de dados, Wesley Oliveira, mestre em economia. Seus números fundamentam a análise feita por este veículo ainda em 2020, meses antes do processo eleitoral municipal daquele ano. Sob o título “Trator chamado MDB”, se analisou com bases nas articulações do governador Helder Barbalho, que o partido iria crescer muito eleitoralmente a nível municipal, com ajuda da máquina estadual. O que, de fato ocorreu.

Ainda não estamos em ano eleitoral, mas os bastidores estão bem movimentados já no planejamento para o pleito de 2024. E nesse enredo, um dos trabalhos que as boas equipes fazem é estudar os dados disponíveis do processo anterior. Um dos resultados importantes das eleições municipais para vereador em 2020 foi o protagonismo do partido MDB no que diz respeito a quantidade de candidatos que conseguiu eleger, assim como o número de votos recebidos.

Levantamento realizado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o MDB elegeu 362 vereadores do Pará em 2020, o que corresponde a 20,5% de todos os eleitos para o legislativo municipal. Esses 362 eleitos do partido receberam mais de 300 mil votos no pleito mencionado.O MDB foi também disparadamente o partido que mais teve municípios com candidatos eleitos: o partido elegeu ao menos um vereador em 138 cidades paraenses.

O segundo partido em termos de candidatos eleitos para o legislativo municipal no estado em 2020 foi o PL, com 168 cadeiras (9,5% do total), sendo que os eleitos da sigla receberam quase 130 mil votos. O partido teve ao menos um eleito em 79 cidades. O PSDB, que é o terceiro no recorte apresentado anteriormente, fecha a lista dos três únicos partidos que alcançaram mais de 100 mil votos cada com os candidatos eleitos, tendo sido eleitos 157 vereadores da sigla em 85 municípios do estado.

Uma mudança significativa em relação às eleições de 2016 foi o aumento significativo na votação recebida pelo MDB. Se olha todos os votos recebidos para vereador (eleitos e não eleitos), o partido saiu de 384.207 votos em 2016 para quase 620 mil em 2020. Lembrando que em 2016 o líder em votação total para vereador foi o PSDB, com 395.577 votos (9,16% do total no pleito); o MDB foi o segundo. São mais de 10 meses até as eleições de 2024, mas entender desde agora os cenários passados, com a devida identificação dos principais atores e tendências futuras, é fundamental para subsidiar a elaboração de estratégias mais assertivas.

Com informações de Dados Em Foco (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: fotomontagem. 

O blog no Twitter!