Pará está entre os três estados do Brasil que mais vacinam contra a Covid-19

O Pará é o terceiro no ranking entre os 27 Estados brasileiros que apresentam o maior percentual de doses contra a Covid-19 aplicadas do país, conforme relatório do Ministério da Saúde (MS), divulgado nesta terça-feira, 29 de junho.

O levantamento destaca que das 4.200.510 doses recebidas do Ministério da Saúde, até o dia 29 de junho, 3.972.589 doses foram enviadas pelo governo do Pará aos municípios para serem aplicadas nas estratégias montadas pelas Secretarias de Saúde dos 144 municípios paraenses.

O índice de aproveitamento de doses utilizadas foi de 95,3%, deixando o Estado acima da média nacional de 73%. Na frente do Pará estão Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, ambos com 100%. Em quarto e quinto no ranking, atrás do Pará, respectivamente estão Amazonas, com 94,9%, e Pernambuco, com 94,6%.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, destaca que os números refletem os esforços do governo do Estado para garantir a imunização da população do Pará em menor tempo possível. Esse desempenho também é atingido por conta do apoio logístico que a Secretaria de Segurança Pública (Segup), por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), tem oferecido à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde janeiro deste ano.

“Com o envio das vacinas sendo feito por vias terrestre, aérea e fluvial, Continuamos sendo exemplo para a região Norte e cumprimos o desafio de vacinar os paraenses em até 48 horas após a chegada das vacinas, independente de região”, completa.

PREVENÇÃO

O secretário também pede à população que mantenha os cuidados preventivos antes, durante o intervalo das doses e depois da vacina. “Use máscara, se proteja, e acima de tudo, se vacine. Fique atento ao calendário na sua cidade e lembre quem precisa da segunda dose, pois ela é necessária para garantir a eficácia do tratamento”, alerta.

Outras estratégias da Sespa para acelerar a vacinação da população têm contribuído para tornar o Pará um dos Estados que mais se destacam no combate à Covid-19. Em Belém, por exemplo, a Sespa atuou em uma força-tarefa contra a pandemia em que mobilizou 450 servidores, sendo 300 digitadores e 150 vacinadores, em apoio às aplicações da vacina executadas pela Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), entre os dias 16 e 20 de junho, quando foram aplicadas mais de 140 mil doses.

Além da mão de obra, o Estado garantiu Equipamentos de Proteção Individual (EPI), transporte das doses, segurança e internet para possibilitar a digitação das doses aplicadas em tempo real.
Em determinadas situações, a Sespa auxilia municípios do interior e, conforme a necessidade, envia profissionais de Belém para auxílio dos registros nos sistemas informacionais sobre a imunização.
A execução da campanha de vacinação e a atualização das informações sobre vacinação de Covid-19, no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do MS, é de responsabilidade de cada município, entretanto a Sespa monitora a situação dos municípios do Estado e quando necessário oferece suporte para que as informações não fiquem defasadas.

SUPORTE

Em abril deste ano, a Sespa, por meio dos Centros Regionais de Saúde, forneceu suporte para três municípios atualizarem o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), com dados sobre a vacinação contra a Covid-19. Foram enviados três servidores para Uruará, sudoeste estadual, e para Baião, no Baixo Tocantins, e Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

O avanço da vacinação contra a Covid-19 repercutiu também na queda de 45% no número de óbitos de idosos acima de 70 anos, de acordo com estudo realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e divulgado pelo Comitê Científico da Sespa no dia 17 de junho.

Por Mozart Lira (SESPA).
Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Alepa aprova aporte superior a R$ 500 milhões para potencializar educação do Pará

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, que torna possível o aporte de US$

#TBT do Blog: PT em Parauapebas vai com Valmir

Em agosto de 2016, às vésperas da eleição municipal, que seria realizada no segundo dia do mês de outubro, um fato muito relevante acontecia em

Governo do Pará recebe prefeito eleito de Belém e parceria institucional é anunciada

O governador Helder Barbalho recebeu, na tarde desta quinta-feira (03), o prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues para debater temas estratégicos para a capital paraense.

Um mês do governo “Presente”

Na última sexta-feira (31), completou um mês do governo de Helder Barbalho, que usa desde a campanha o jargão o termo “Presente”. Passados 30 dias,

Prefeitos de cidades mineradoras discutem aumento da CFEM e marco regulatório em encontro em MG

Representantes de municípios mineradores de Minas Gerais, Pará e Paraná se reúnem em Belo Horizonte para discutir como a mineração pode gerar mais benefícios às

Equatorial Pará orienta sobre segurança com a decoração de fim de ano

Com a chegada das tradicionais festas de final de ano, o comércio fica movimentado com as compras da decoração de Natal e Ano Novo. Para