Em ano anterior ao eleitoral, algumas métricas já começam a ser analisados pelos especialistas do mundo político-eleitoral. Uma delas é a quantidade de filiados em partidos políticos, que no Pará somam quase 600 mil pessoas, conforme dados de outubro/23 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No estado, o maior partido em termos de filiados é o MDB, com 70,5 mil membros, ou seja, quase 12% do total. O segundo partido dessa lista é o PT, com 60,7 mil filiados, correspondendo a 10,1% do total de filiados no estado. O partido lidera em 23 cidades.
Embora a diferença de filiados entre os dois partidos não seja tão grande (menos de 10 mil), o MDB tem seus filiados mais pulverizados entre os municípios. O MDB tem mais filiados do que os outros partidos em 73 cidades paraenses, isto é, em mais da metade dos 144 municípios do estado, conforme quadro a seguir que mostra a quantidade de municípios onde o partido é o primeiro em termos de filiados.
O segundo partido que reúne mais filiados entre as municipalidades paraenses é o PT com 23; seguido pelo Podemos, com 14; o PSDB aparece em quarto lugar liderando em nove municípios. Um registro é interessante: mesmo possuindo larga vantagem em relação ao quantitativo de municípios com mais filiados, o MDB não lidera entre os cinco maiores colégios eleitorais do Pará, o que reforça ainda o perfil de ser muito forte politicamente em redutos eleitorais menores.
Na capital do estado, que é o maior colégio eleitoral do estado, o MDB é apenas o 4º maior em termos de filiados, com cerca de 5,3 mil pessoas. O PSOL, líder, tem 21 mil filiados no município. Outra curiosidade: dos cinco municípios com mais eleitores, dois deles têm prefeitos do MDB (Ananindeua e Parauapebas) mas, como mostrado, partido não é o maior em quantitativo de filiados.
Por fim, vale mencionar que o Pará ainda tem baixa filiação partidária quando se compara com as outras unidades da federação. O estado é apenas o 19º em ranking de eleitores aptos que são filiados a algum partido político, com 10% dos eleitores filiados.
Para acessar a matéria na íntegra, clique Aqui.
Com informações de DadosEmFoco (adaptado pelo Blog do Branco).
Imagem: reprodução Internet.