Canaã: prefeita Josemira é destaque em Brasília

Canaã dos Carajás faturou o 1º lugar em duas categorias do Prêmio Municípios Mineradores 2022, realizado pelo Ministério de Minas e energia, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). A premiação contou com a presença dos ministros de Minas e Energia, e de Meio Ambiente, Adolfo Sachsida e Joaquim Álvaro Pereira Leite, além do presidente do Ibram, o diretor-presidente do Ibram, Raul Jugmann.

O município foi o vencedor nos quesitos saúde e infraestrutura, e também foi finalista no quesito desenvolvimento econômico. O evento de premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (07), em Brasília, e a prefeita Josemira Gadelha esteve presente para receber o reconhecimento, acompanhada do secretário de finanças, Alciro Moraes, e assessor de comunicação, Jefferson Almeida.

“Eu dedico esse prêmio de forma especial à toda a equipe de saúde que se dedicou, se desdobrou na linha de frente da pandemia, e também à toda a equipe de governo e população de Canaã dos Carajás, que faz uma gestão participativa, para transformar Canaã em referência em qualidade de vida”, destacou a prefeita, ao discursar.

As cidades vencedoras nas diferentes categorias: Saúde – Canaã dos Carajás (PA); Educação – Alto Horizonte (GO); Proteção Social – São Gonçalo do Rio Abaixo (MG); Meio Ambiente – São Gonçalo do Rio Abaixo (MG); Infraestrutura – Canaã dos Carajás (PA); Gestão pública – Itabira (MG); Crescimento Econômico – Catas Altas (MG); Finanças públicas – Ouvidor (GO).

Sobre a premiação

Foram 24 municípios finalistas e oito premiados nas categorias saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, gestão, finanças públicas e desenvolvimento econômico. Os vencedores receberam um troféu e um selo de reconhecimento de qualidade de governança pública em municípios que contam com atividades de mineração.

Participaram da premiação os municípios com índices de arrecadação do imposto pago pela atividade de mineração, a Compensação Financeira Pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), iguais ou maiores a 5% da sua receita em 2021.

Com informações e imagem da Ascom PMCC. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Vale paralisa parcialmente produção em Minas Gerais

A Vale informou nesta segunda-feira (10) que paralisou parcialmente a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a produção nos

Deputado paraense é o autor da chamada PEC da “Impunidade”

Ficou claro que a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL) causaria consequências no Congresso Nacional, sobretudo na relação entre os Poderes Judiciário e Legislativo.

CMP: abertura dos trabalhos legislativos 2023 ocorre nesta quarta-feira (15)

A Câmara Municipal de Parauapebas realiza nesta quarta-feira (15), às 9 horas, a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos 2023. Uma solenidade especial foi

Eleições 2024: prefeitos do PSD comandarão a maior parte da população do país

Além de eleger o maior número de prefeitos em 2024, o Partido Social Democrático (PSD) também saiu dessas eleições como o partido que terá o

O dono do Brasil

Os mais atentos sabem que o Brasil vive hoje, disfarçadamente, um regime parlamentarista. O presidencialismo não existe na prática, consta apenas na Constituição Federal. Tudo

Presidente da ALEPA reúne com jornalistas para mostrar o ano positivo do Parlamento

Em seu primeiro mandado como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Dr. Daniel Santos (MDB) reuniu na manhã da