Parauapebas: atuação de Rafael Ribeiro garante instalação de posto policial na Vila Cedere

COMPARTILHE:

Em agosto de 2021 apresentamos um requerimento solicitando ao Governo do Estado a instalação de um posto Policial na Vila Cedere. Um desejo antigo dos moradores que agora se torna realidade. Nosso pedido foi atendido e já está publicado no Boletim Geral da Polícia Militar do Pará.

Com a polícia mais perto, os moradores vivem com mais segurança e tem mais um de seus direitos básicos atendidos. Uma comunidade muito importante que merece viver com tranquilidade.

“Agradeço ao Governador Helder pelo atendimento do pleito, bem como ao Secretário de Segurança pública do Estado, ao comando da Polícia Militar no Pará, ao nosso competentíssimo comandante do CPR 14, Coronel Gledson Santos e ao nosso Coronel Aquino, comandante do 23º batalhão da Policia Militar, que estão sempre de portas abertas para o diálogo e sempre próximos à população. Esse é mais um exemplo que, trabalhando juntos, podemos fazer muito por nossa gente!”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ribeiro.

Cedere

O Grupo Executivo das Terras do Araguaia-Tocantis (GETAT) foi criado através do Decreto-lei nº 1.767, de 1º de fevereiro de 1980, com a finalidade de coordenar, promover e executar as medidas necessárias à regularização fundiária no Sudeste do Pará, Norte de Goiás e Oeste do Maranhão, nas áreas de atuação da Coordenadoria Especial do Araguaia-Tocantis, criada na forma do disposto no artigo 1º do Decreto-lei nº 1.523, de 3 de fevereiro de 1977.
Foi o primeiro grande movimento de colonização e resolução de conflitos fundiários nas regiões de Imperatriz (MA), do Bico do Papagaio (atualmente Tocantins, mas na época pertencia ao norte de Goiás), e no sudeste do Pará, em Marabá. O Conselho de Segurança Nacional trabalhava em 45 milhões de hectares. Era subordinado a secretaria-geral do conselho de segurança nacional e foi extinto através do Decreto-lei nº 2.328, de 5 de maio de 1987.

Neste contexto, foram assentadas 2.000 famílias no Projeto Agrícola no ano de 1983. Deu-se o nome de CEDERE I e CEDERE II a cada uma das partes do assentamento (CEDERE=Centro de Desenvolvimento Regional). O CEDERE II é hoje o Município de Canaã dos Carajás.

Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023.

O blog no X