Parauapebas: audiência pública esclarece sobre novo valor do IPTU

Após ter o pagamento suspenso por dois anos em Parauapebas, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) voltará a ser cobrado a partir de 2023, com valores atualizados. A medida se justifica pela grande defasagem nos valores, que não eram corrigidos há mais de 15 anos, e pela acelerada expansão territorial no município.

Em pouco tempo, somente na área urbana, Parauapebas passou a contar com cerca de 40 mil novos imóveis, que estavam livres do IPTU e que agora fazem parte do cadastro imobiliário da cidade. A boa notícia para os contribuintes é que, com a atualização do imposto, o valor venal dos imóveis – estimativa de preço usada para compra e venda do bem – sobe expressivamente.

O projeto de lei com as correções no IPTU foi entregue à Câmara Municipal nesta quinta-feira, 15, após a audiência pública realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), para informar e esclarecer as mudanças efetuadas na planta dos valores genéricos para base de cálculo do imposto.

A audiência ocorreu no plenário da Câmara sob o comando de Artur Carvalho e do diretor do Departamento de Tecnologia de Comunicação (Dtic) da prefeitura, Emanuel Rodrigues. Participaram ainda procuradores fiscais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Parauapebas, dos empresários e dos lojistas, e do representante da empresa Topocart, Givanildo Silva, que participou por teleconferência.

O público foi pequeno na plenária, mas a audiência foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Legislativo municipal e pode ser revista pelo link https://www.youtube.com/watch?v=PIpj5A04FPk .

Mapa de Parauapebas

Para atualizar os valores do IPTU, em 2021 a prefeitura contratou uma empresa, a Topocart, para fazer o levantamento completo dos imóveis (áreas construídas ou não) e da infraestrutura de Parauapebas, para, assim, ter parâmetros reais e justos dos valores a serem cobrados.

Dentro do programa Mapa de Parauapebas, criado pela Secretaria Especial de Governo (Segov), a Topocart começou a fazer os levantamentos da área urbana do município: o aerofotográfico, o móvel veicular com captura de imagens em 360 graus das vias da cidade, o cadastro imobiliário dos contribuintes, o sistema de informação geográfica e planta de valores dos imóveis.

Todos os dados foram apresentados e detalhados na audiência pública por Givanildo Silva, da Topocart, que assegurou: no mapeamento foi usado “o que tem de melhor em tecnologia de ponta”, o que agora facilita o trabalho da prefeitura, inclusive para a elaboração das políticas públicas.

O levantamento cartográfico de Parauapebas revela, por exemplo, que o tamanho de área construída na zona urbana do município saltou de 2,4 milhões de metros quadrados para 11 milhões e que a cidade chegou a 2022 com um aumento de 40% no número de imóveis em relação a 2018, quando o DAM contava com 99 mil imóveis cadastrados e hoje são 140 mil. A VS-10 está entre as áreas que mais se expandiu.

Texto: Hanny Amoras – adaptado pelo Blog do Branco. 

Imagem: Fotos: Órion Lima – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

O capitólio à Brasileira

No dia 06 de janeiro de 2021, o mundo acompanhava estarrecido o que acontecia em Washington, capital dos Estados Unidos. Apoiadores do ex-presidente republicano, Donald

Parauapebas: PF fecha garimpo ilegal, apreende armas e maquinários

A Polícia Federal apreendeu, na segunda-feira, 9, armas, munições e equipamentos em um garimpo ilegal localizado em Parauapebas, no sudeste do Pará. Para tentar impedir

Para a maioria dos brasileiros, a Rússia é maior culpada pela guerra

A narrativa propagada pelo presidente russo, Vladimir Putin, sobre o início da guerra na Ucrânia, compartilhada por parte da esquerda brasileira – de que Moscou

O PT-Pará resolveu o seu maior imbróglio interno?

Com a definição do Partido dos Trabalhadores em apoiar a reeleição do governador Helder Barbalho (MDB), existia uma pendência interna a ser resolvida: candidatura ao

Parauapebas: Destak avalia atuação dos vereadores. O resultado liga o alerta na Casa de Leis

A empresa Destak Publicidade e Marketing divulgou nesta sexta-feira (22) uma pesquisa que avalia a percepção dos eleitores de Parauapebas, no sudeste do Pará, sobre

Caged: Parauapebas fecha 1º semestre com saldo positivo na geração de empregos formais

Apesar de um cenário econômico difícil que Parauapebas vem passando por conta da acentuada queda na arrecadação, uma ótima notícia que sinaliza que a retomada