Parauapebas: encontro da oposição

Em política nada é por acaso, muito menos um registro entre possíveis pré-candidatos. Na noite da última segunda-feira, 27, as redes sociais parauapebenses ficaram movimentadas por conta do encontro entre o vereador cassado Aurélio Goiano (PSD); Dr. Felipe, do PRTB, (ex-candidato ao governo do Pará em 2022), Júlio César, do PL, (ex-candidato à Prefeitura de Parauapebas em 2020) e Hipólito Gomes (PSC), empresário e ex-candidato a prefeito e a deputado estadual por Parauapebas.

Em suas redes sociais, Hipólito postou a foto do citado quarteto, além da justificativa do encontro: eleições 2024 na capital do minério. Três dos quatro representam a oposição local ao grupo político do atual prefeito Darci Lermen (MDB). Dr. Felipe deve dar apoio ao nome que a oposição pretende lançar e, claro, colher benesses em caso de vitória.

De partida, para que se possa ter alguma chance ou ser, pelo menos, competitivo, a oposição, neste momento, representada pelo quarteto, precisa definir quem será o escolhido para concorrer à cadeira de Lermen. O restante necessitará convergir em torno da escolha o que, em tese, não é nada fácil, ainda mais se tratando de alguns que aparecem na foto.

Na lista de registrados, Hipólito foi o segundo mais votado em Parauapebas para deputado estadual, obtendo 17.839 votos na última eleição. Já Júlio César, teve 6.756 votos, ficando em quinto no geral na capital do minério. No campo federal, Aurélio Goiano, que se intitula “fiscal do povo”, atingiu 37.474 votos, sendo o segundo mais votado em Parauapebas.

Já Dr. Felipe, que é de Xinguara, disputou em 2022 o governo do Pará, terminando em quinto lugar, com 31.402 votos. Quando se computa só os votos em Parauapebas, Dr. Felipe obteve 9.059 votos, figurando como o terceiro mais votado na capital do minério.

Em linhas gerais, a oposição representada na foto pelo citado quarteto têm votos. Seriam suficientes para vencer a disputa pela Prefeitura de Parauapebas, que promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos? Conversas já começaram a ser feitas, ou melhor, registradas. Haverá convergência em torno de um nome? A oposição deixará de lado divergências, e no lugar de dividir votos, pretende se unir?

Se há indefinição de um lado, do outro, há também. Segue a questão: quem será o candidato de Darci Lermen? A depender da escolha do mandatário, a sua base poderá rachar e uma terceira via se lançada?

Certo mesmo é que a oposição, pelo menos, iniciou as conversas para 2024. Alguns precisam ser menos truculentos (Goiano e César) e mais inteligentes. De todo modo, vale a pena ficar de olho.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Governo sem base. Os ministros são jogados aos leões; o caso Guedes

Quem conhece minimamente política, sobretudo a partidária, consegue perceber que o governo Bolsonaro não tem base no Congresso Nacional. Nem o PSL, partido do presidente,

Eleições 2026: Lula lidera em Santarém, mas indecisos somam mais de 30%, segundo pesquisa

A nova pesquisa de intenção de votos da empresa Destak Publicidade e Marketing, divulgada nesta sexta-feira (10), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da

Vale lucrou R$ 30,5 bilhões no primeiro trimestre de 2021

A Vale divulgou nesta segunda-feira, 26 de abril, seu resultado financeiro referente ao primeiro trimestre de 2021. No 1T21 percebe-se significativos avanços no balanço financeiro

CMP: Fred Sansão pede infraestrutura no VS-10, zona rural, revitalização do Bioparque e transparência nas viagens do Executivo

O vereador Fred Sansão (PL) apresentou uma série de requerimentos e indicações na Câmara Municipal de Parauapebas. As propostas abrangem desde melhorias em infraestrutura urbana

Taiwan: mais um capítulo na disputa entre EUA e China

Se já não bastasse o conflito entre Rússia e Ucrânia para criar todo tipo de dificuldade econômica ao mundo, agora vivenciamos um outro conflito, este

Aliança pelo Brasil, o partido do clã Bolsonaro

Estava claro, mais do que evidente que o bolsonarismo iria desembarcar do PSL, após a estabilização política com o fim do processo eleitoral. Como já