Parauapebas: Governo do Pará se posiciona sobre a Escola Irmã Dulce

COMPARTILHE:

Depois de diversos anos esperando pela reforma estrutural, parecia que, enfim, o imbróglio teria solução, pois o governador Helder Barbalho (MDB) prometeu que a intervenção na Escola Estadual Irmã Dulce aconteceria da forma mais célere possível, cumprido mais uma promessa de campanha. A unidade escola enfim após décadas de descaso, seria totalmente reformada. Todavia, diversos percalços ocorreram desde o início de sua gestão.

Vamos relembrar…

Em janeiro de 2020, antes da pandemia começar no Brasil, o prefeito Darci Lermen (MDB) esteve no gabinete do mandatário estadual, com intuito de resolver a questão, entre outras providências. Na ocasião, foi firmado que a reforma e entrega da unidade escolar em questão, aconteceria ainda no primeiro semestre de 2020, devido as condições históricas de precariedade do ensino médio, portanto, de responsabilidade do Estado, na capital do minério. Logo em seguida veio o período pandêmico e com ele muitas limitações de ação. Muitos projetos pararam e outros nem puderam começar.

Por mais de três décadas, o ensino público estadual em Parauapebas foi abandonado. Os governos que passaram nunca enfrentaram o problema de frente. Apenas medidas paliativas eram feitas, como locação de imóveis impróprios para os estudantes e professores. O cenário que atual gestão encontrou: estruturas precárias, unidades funcionando em anexos inapropriados, sem condições de segurança; salas pequenas e sem ventilação; quantitativo elevado de alunos por turmas; falta de mobília, computadores, impressoras, carteiras, armários, material de limpeza e higiene; e não contratação de profissionais para serviços essenciais como auxiliares de serviços gerais, vigias, merendeiras, vice-diretora, coordenadores, auxiliares administrativos.

Até uma audiência pública foi realizada em agosto de 2021, na Câmara Municipal de Parauapebas para tentar amenizar os problemas históricos da educação estadual em nossa cidade. Sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação  (Seduc), enviou nota ao Blog do Branco:

“A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que a reconstrução da Escola Estadual Irmã Dulce, em Parauapebas, estava paralisada, mas foi retomada na atual gestão e segue em processo de finalização. A Seduc ressalta, ainda, que a contratação de um novo espaço já está em fase final para, posteriormente, ocorrer o remanejamento dos alunos, professores e equipe técnico-pedagógica, enquanto as obras das novas instalações estiverem em andamento.

Por fim, a Seduc reitera que o Governo do Pará segue com sua política de valorização da educação e desde janeiro de 2019, já foram entregues 92 escolas novas ou reconstruídas em diversas regiões. Outras 89 unidades estão em obras e serão entregues ainda este ano e mais 142 espaços de aprendizagem passam por manutenção preventiva, o que reafirma o compromisso do Executivo Estadual com a educação pública paraense”.

O Blogger por ser professor, torce para que o governo do Estado possa solucionar o mais rápido possível a situação da Escola Irmã Dulce, para que estudantes, professores e os demais profissionais que fazem a educação pública, possam ter melhores condições de ensino e trabalho.

O blog no X