Parauapebas lidera ranking nacional de criatividade

COMPARTILHE:

A edição de nº 2736 de primeiro de julho de 2022 da Revista Isto É, que trouxe o Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022, em edição especial, colocou o município de Parauapebas como campeão nacional em criatividade. Em entrevista à revista, o prefeito Darci Lermen (MDB), em sua quarta gestão, tratou de diversos temas e apresentou diversas ações que amenizam os efeitos da pandemia na capital do minério.

O mandatário municipal conta que quando reassumiu a prefeitura, em 2017 (depois de ter deixado o cargo em 2012), Parauapebas sofria com a queda na arrecadação, crescimento de dívida, fechamento de empresas e até mesmo diminuição no repasse de recursos federais, como do Fundeb. “Pegamos Parauapebas com uma dívida de aproximadamente R$ 120 milhões. Mas, para resumir, somente em 2021 injetamos mais de R$ 1 bilhão nos cofres do governo do Estado”, diz ele, explicando que a cidade está entre as maiores exportadoras do País.

Apesar da pandemia, foi criado o Programa Vencer para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como dar força aos artistas, aos microempreendedores individuais, para evitar o fechamento das empresas e preservar o emprego. “Aliás, Parauapebas é um dos poucos municípios brasileiros a ter um Banco do Povo, que disponibiliza empréstimo a juros bem abaixo dos de mercado”, afirmou Lermen.

Com o cenário mais claro, o prefeito diz que hoje a administração está trabalhando mais que nunca, focada até na mudança de rumo da cidade, com vistas ao Turismo. “De 2020 para cá, também tomamos a decisão de construir a nova matriz econômica de Parauapebas, hoje totalmente dependente da exploração de minérios. “Somos o maior produtor do Brasil, mas o minério é finito, ninguém sabe ao certo. Assim, olhando para as futuras gerações, já começamos a planejar e a trabalhar para que essa seja uma marca da nossa gestão. Vamos investir pesado em turismo e já estamos com projetos em andamento”.

O prefeito destaca ainda o Programa de Saneamento Ambiental (PROSAP) – em execução desde abril de 2019 –, que prevê saneamento ambiental, macrodrenagem e recuperação de igarapés e margens do Rio Parauapebas, e o Programa Municipal de Investimentos, que irá erguer mais de 40 obras em todo o município. “Na área da Educação estamos transformando escolas para tempo integral e lançamos programa para construção de 17 escolas no campo e na cidade. Transformaremos Parauapebas em uma cidade universitária”.

No início de abril a administração lançou o aplicativo e-parauapebas para agilizar e melhorar o atendimento público à população, começando pela área da Saúde. “Queremos desburocratizar o serviço público, e a tecnologia é uma grande aliada. Nossa meta é transformar Parauapebas na primeira cidade digital do Pará, quem sabe da região Norte”, resume Lermen.

Com informações da Isto É (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: Folha do Bico. 

O blog no X