Parauapebas: Obra da ETA II vai beneficiar mais de 165 mil pessoas

Abastecimento de água potável mais eficiente para cerca de 165 mil habitantes, é isso que a obra de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA) II vai possibilitar. Executados pela gestão municipal, por intermédio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), os serviços vão ajudar a levar água para milhares de pessoas no município.

“Dados de 2022 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) informam que 49% da população da nossa cidade, ainda, não tem acesso à água potável. Com as execuções na ETA II, nós queremos contribuir com a mudança desse cenário”, diz o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho, à frente também do Prosap.

Os serviços também permitirão um melhor armazenamento da água potável para o consumo humano, além de possibilitar uma distribuição mais regular e adequada, já que será instalado um reservatório com capacidade de 960 m³ (metros cúbicos), o que equivale a 960 mil litros de água, além de ampliar a capacidade de tratamento da estação.

“O Prosap está fazendo a ampliação do tratamento de água, o que vai multiplicar quase três vezes mais a oferta de água na cidade, aprimorando o tratamento com novas tecnologias. Melhora o tratamento e aumenta, exponencialmente, a oferta de água”, explica o engenheiro civil do Prosap, Fábio Felisberto.

Bairros

A obra da ETA II, localizada no bairro Nova Vida, vai contemplar diretamente os bairros Habitar Feliz II, Minérios, Vila Nova, Vale do Sol, Polo Moveleiro, Tropical, loteamentos Ipiranga, AmecVille, Jardim Ipê, Novo Viver e Novo Tempo. Além disso, os benefícios das execuções também contemplarão, indiretamente, os bairros Altamira, Betânia, Novo Horizonte, Cidade Jardim, Jardim Canadá, Alto Bonito, Habitar Feliz I e Vila Rica, beneficiando, assim, milhares de famílias.

“Estamos com 41% do cronograma concluído e, a previsão de término é para março de 2025, daqui a menos de um ano. Atualmente, estamos na fase de geotecnia, parte de contenção do novo platô que nada mais é do que um aterro para corrigir o terreno, naturalmente íngreme, e criar, assim, uma plataforma plana com um muro de 20 metros de altura onde serão instalados os novos tanques e bombas; ou seja, estamos criando um espaço para que a ampliação da ETA II de fato aconteça”, ressalta Fábio Felisberto complementando que a obra também vai ajudar a diminuir o desperdício de água na cidade, já que terá um sistema de distribuição mais moderno e com menos vazamentos.

Alta engenharia – muro de contenção

O muro de 20 metros de altura e 200 metros de extensão, que por sua vez é sustentado por 70 pilares de concreto e ferragens, ao qual o engenheiro se refere, está em fase de finalização e trata-se de uma execução com alto nível de engenharia, essencial para sustentar o terreno onde serão instaladas as novas estruturas da estação.

Bombas para eficiência do sistema (booster)

Na área da ETA II, o programa de saneamento ambiental também já concluiu a obra do booster que consiste em um sistema de bombeamento compacto destinado a contribuir com a expansão da estação de tratamento. Trata-se de uma adutora de 1.400 metros de comprimento com diâmetro de 700 milímetros.

“É uma obra de extrema necessidade para a realização da melhoria e ampliação da ETA porque ela irá regular a pressão e, por consequência, uma melhor distribuição de água, fazendo com que esta chegue a bairros mais altos ou distantes da adutora”, finaliza o engenheiro civil Fábio.

Texto: Nara Moura

Fotos: Orion Lima, HD Produções e Consórcio CIS

Assessoria de Comunicação / PMP

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2020: as cartas estão na mesa

As cartas estão postas na mesa. Agora todas são públicas. As cartas, neste caso, são as candidaturas que concorrem a Prefeitura de Parauapebas. Elas somam

Brasil têm quase 4 mil minas abandonadas

Segundo o estudo inédito do Instituto Escolhas denominado “Recuperação de áreas de mineração: um tema crítico e estratégico”, com base em dados da Agência Nacional

O vale tudo pelo poder

A frase “Os fins justificam os meios”, que equivocadamente é atribuída a Nicolau Maquiavel, significa que a pessoa está disposta a fazer qualquer coisa para

Impacto das tarifas americanas às exportações paraenses será moderado, indicam estudos da FIEPA

Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), por meio do Centro Internacional de Negócios (FIEPA CIN) e pelo Observatório da Indústria do

Eleições 2022: Pesquisa Destak aponta as lideranças de Bolsonaro, Nunes e Alcolumbre no Amapá

A Destak publicou a sua primeira pesquisa registrada no estado do Amapá, com objetivo de medir as intenções de voto para presidente, governador, senador, deputado

Digo, repito, volto atrás e sigo. A tônica da política em Parauapebas

A relação entre os Poderes, neste caso, Executivo e Legislativo em Parauapebas, sempre se mantém em uma linha tênue, em que a tensão sobre ela