Na segunda Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira, 25, a vereadora Graciele Brito (União Brasil) apresentou importante indicação à Câmara Municipal de Parauapebas, em que solicita ao Poder Executivo a criação de um curso preparatório totalmente gratuito para concursos públicos, e que seja voltado para pessoas de baixa renda.
A proposta foi registrada na Indicação nº 24/2025, tem como objetivo garantir mais igualdade de oportunidades para os moradores da cidade que desejam ingressar no serviço público, mas enfrentam dificuldades financeiras para custear a preparação.
Segundo a justificativa da vereadora, a falta de recursos é um dos principais desafios para aqueles que querem se qualificar para concursos. Dessa forma, a implementação de um curso gratuito contribuirá para democratizar o acesso ao serviço público, promovendo mais justiça social e fortalecendo a gestão municipal, uma vez que mais candidatos locais poderão estar aptos a ocupar vagas no município.
Além disso, a vereadora Graciele Brito destacou que o projeto poderá contar com parcerias do setor privado, instituições e organizações da sociedade civil, reduzindo custos para a administração pública e garantindo a sustentabilidade da iniciativa a longo prazo.
A indicação agora segue para análise do Executivo e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a expectativa de que a proposta seja viabilizada e beneficie um grande número de munícipes em busca de estabilidade profissional e melhor qualidade de vida.
A vereadora vem se destacando no parlamento, em seu primeiro mandato ocupa um assento na Mesa Diretora, como 2º Secretária. Além disso, a mesma vem se mostrando uma habilidosa articuladora política, marcando presença sempre que pode em Brasília e Belém.
Com informações Ascom CMP (adaptado e complementado por Blog do Branco)
Imagem: Renato Resende