Pesquisa aponta liderança de Helder Barbalho ao Senado Federal

Na semana passada, a Destak Publicidade e Marketing divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos para o Senado Federal no Oeste do Pará. Em disputa estão duas vagas, portanto, o levantamento foi feito com duas opções de voto.

Quando se perguntou em quem votar no primeiro voto, em primeiro lugar apareceu um nome esperado: governador Helder Barbalho (MDB), com 26,7% das intenções de voto; em segundo lugar apareceu o senador Zequinha Marinho, do Podemos, com 12,1%; em terceiro, o deputado federal Éder Mauro, do PL, com 1o,1%. Na sequência vem o deputado federal licenciado e ministro de Estado, Celso Sabino (UB) e o deputado federal Joaquim Passarinho (PL) aparecem com 3,54% cada; o ex-governador Simão Jatene registra 3,03%; enquanto a vereadora Marinor Brito (Psol) e Chicão (MDB) somaram 1,52%. Os indecisos atingiram 35,34%.

Na configuração de segundo voto, o cenário fica mais concorrido: governador Helder Barbalho e o ex-governador Simão Jatene aparecem empatados com 13,03%; enquanto o deputado federal Éder Mauro soma 12,59%; seguido por Zequinha Marinho (10,5%). O percentual de indecisos também é expressivo nesse cenário, chegando a 34,13%.

O levantamento foi realizado entre 24 e 28 de fevereiro de 2025, com 1.200 entrevistas domiciliares em 27 municípios paraenses. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Análise do Blog do Branco

A liderança do governador Helder Barbalho é algo esperado. O mandatário estadual segue mantendo duas vertentes em relação ao seu futuro político-eleitoral: tentar se viabilizar como candidato a vice-presidente na chapa de reeleição de Lula, possibilidade mais, digamos, complicada, porque depende de diversas vertentes. A outra opção é justamente o que o Blog do Branco chama de “boia de segurança”: concorrer a uma das duas vagas ao Senado Federal. Em relação a essa possibilidade, Helder sabe que conseguirá sem maiores esforços se tornar senador, possivelmente o mais votado da história.

Recentemente em Marabá, por ocasião da entrega da primeira Usina da Paz daquele município, o deputado estadual Chamonzinho, do MDB, ao discursar deixou claro que o seu colega de parlamento, o presidente Chicão, poderá concorrer à Câmara Alta, ou seja, o MDB poderá lançar duas fortes candidaturas ao Senado, no próximo ano. O próprio presidente do parlamento estadual deixou claro que esse atual mandato será o seu último.

Zequinha Marinho – como afirmado antecipadamente pelo Blog do Branco – deverá concorrer a uma das 17 vagas de deputado federal, saindo, portanto, da disputa pelo Senado. Pelo lado da oposição, a segunda vaga ao Senado (considerando o favoritismo de Helder Barbalho em se eleger como o mais votado) ficaria entre os deputados federais Éder Mauro e Joaquim Passarinho, ambos do PL, que andam em conflito pela liderança da legenda no Pará, que segue sendo comandada pelo delegado licenciado.

Vale lembrar que o levantamento se restringiu à região Oeste do Pará. Portanto, em outras regiões os números poderão variar a favor de uns e em desfavor a outros.

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Amazônia em cena: Pará abre a COP 30 e mostra ao mundo que o futuro nasce na floresta

Na abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, o governador Helder Barbalho destacou o papel do Pará na construção de

Recorde de repasse ao Agro e a birra ideológica incoerente

Não há dúvida que, de todos os seguimentos sociais, o agronegócio é, de longe, o que mais tem resistência em relação ao Partido dos Trabalhadores

Carajás: tour de Helder promove entrega de equipamentos e obra em Parauapebas e Canaã

No final da tarde de ontem, 27, o governador Helder Barbalho, acompanhado pela primeira-dama Daniela Barbalho, além de alguns secretários de seu governo, incluindo o

Governo publica decreto que aumenta número de cargos na ANM

O Governo Federal publicou, dia 13 de junho, o Decreto nº 12.505/2025 ampliando de 254 para 318 o número de cargos da Agência Nacional de

Canaã: cai a imagem de baluarte da moralidade do ex-prefeito Jeová Andrade

No último dia 13, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ofereceu denúncia penal contra agentes políticos e servidores públicos do município de Canaã

Eleições 2022: Pará tem mais de cinco milhões aptos a votar

Faltando três dias para o encerramento do prazo dado pela Justiça Eleitoral para emissão da 1ª via do título, transferência do local de votação e