PPA 2018-2021: população de Parauapebas é convidada a construir o Plano de Governo

A partir deste sábado, 3, a Prefeitura de Parauapebas irá a 17 bairros do município para debater com a população a construção do Plano Plurianual do Governo, para o período 2018-2021. É por meio do chamado PPA que o governo declara e organiza as políticas públicas para o período de quatro anos. Ou seja, é onde são fixadas as metas e ações que devem ser cumpridas para o desenvolvimento do município.

Todo e qualquer cidadão poderá participar das audiências e manifestar opinião sobre o que espera do poder público ao longo da sua gestão. A primeira audiência, no sábado, será no Tropical, na Igreja Pentecostal da Graça, às 16 horas. Na terça-feira, 6, será no Habitar Feliz, na Escola Domingos Cardoso da Silva, às 18 horas. (Veja cronograma completo ao final).

No total, serão 19 plenárias: 12 na área urbana, cinco na zona rural e outras duas específicas para sindicalistas e empresários. Em todas, o prefeito Darci Lermen estará presente bem como vários secretários municipais. Também foram convidados vereadores e representantes do Judiciário, Ministério Público e de organizações empresariais e de trabalhadores.

À frente do trabalho está a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). O titular da pasta, João Corrêa, ressalta que o governo municipal considera importante a participação popular para que a cidade se desenvolva em conformidade com aquilo que a população espera do poder público.

“É muito importante o debate em grupo para afinarmos as prioridades de cada bairro do município”, diz João Corrêa, para arrematar: “A população poderá interferir diretamente na discussão de qualquer linha do orçamento”. Não há dados oficiais, mas o governo de Parauapebas, o atual, figura entre os poucos do Pará que abrem espaço para a população participar diretamente de um dos mais importantes projetos de qualquer município.

Em cada plenária, informa o titular da Seplan, será distribuído um roteiro básico, com 20 temas, para que os participantes elenquem, por ordem de prioridade, quais políticas e projetos precisam ser desenvolvidos no bairro.

Entre os temas, educação básica de qualidade, acesso a serviços de saúde, acesso à água potável e tratamento de esgoto, geração de emprego e renda, expansão e modernização do transporte coletivo, inovação científica e tecnológica, proteção contra o crime e a violência e acesso a serviços culturais, ao esporte e ao lazer.

PASSOS SEGUINTES

João Corrêa explica que, a partir do roteiro, todas as informações serão sistematizadas semanalmente e divulgadas no site oficial da prefeitura (www.parauapebas.pa.gov.br). “No final de toda a jornada iremos então elaborar o documento”, diz o secretário, para informar que em cada plenária os bairros vão indicar um representante para o Coletivo Municipal de Planejamento, responsável por debater e preparar o PPA 2018-2021.

O Coletivo foi montado no início do ano e envolve representantes de todas as secretarias e conselhos municipais, responsáveis pela elaboração não apenas do PPA, mas também da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – que precisa ser debatida e aprovada pela Câmara de Vereadores até 30 deste mês – e a Lei do Orçamento Anual (LOA), cujo prazo para aprovação é dezembro.

A última reunião do Coletivo foi em maio deste ano “e superou todas as expectativas em participação”, diz João Corrêa, para quem a ampliação do grupo, com representantes populares, é outro grande avanço do governo municipal.

Encerradas as audiências públicas, a prefeitura tem até 31 de agosto para encaminhar para a Câmara Municipal o projeto que dispõe sobre o PPA, que precisará ser votado até o final de setembro. No Legislativo, os vereadores poderão propor emendas à matéria.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

Calendário e programação: CRONOGRAMAPPA

Texto: Hanny Amoras

Arte: Ozéias Fernandes

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Moradores de Ananindeua estão revoltados com aumento abusivo no IPTU

O Blog do Branco volta ao tema que, aliás, se tornou uma das pautas políticas principais na segunda mais populosa cidade paraense: cobrança do Imposto

Parauapebas, trinta anos: o desafio do futuro incerto

Na data corrente (10) há trinta anos surgia no mapa brasileiro mais um município, desmembrado – assim como outros próximos – de Marabá. Dono da

Senado Federal: gastos da bancada paraense no primeiro semestre

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, se

Brasil registra 1,3 milhão de empregos com carteira assinada

Os dados do Novo Caged, cadastro que mede o nível de emprego formal no país, demonstram que o Brasil gerou em agosto 220.844 vagas de

Pará é o primeiro por saldo no ranking nacional de exportação

No resultado consolidado de 2021, o Pará conseguiu manter sua posição como um dos maiores exportadores do País. De acordo com dados do Ministério da

Desidratação da Terceira Via

Está mais do que claro (como adiantado há meses pelo Blog do Branco) que a Terceira Via, reunião de agentes políticos que se colocam ao