Presidente da Alepa, deputado Chicão, acompanha entrega de títulos de regularização urbana em Ananindeua

O Governo do Pará realizou, em Ananindeua, a maior entrega de títulos de regularização fundiária urbana já feita no país. A cerimônia, conduzida pelo governador Helder Barbalho, marcou um feito histórico ao beneficiar 3.749 famílias que vivem nas regiões do Guanabara, Jaderlândia II e PAAR. O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão e diversas outras lideranças políticas.

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou a importância do momento para os moradores, muitos dos quais aguardavam há mais de 30 anos pelo documento que formaliza a posse de suas propriedades. “Estamos cumprindo um compromisso histórico de entregar os títulos definitivos dessas áreas, garantindo que essas famílias finalmente tenham a segurança de dizer que são, de fato, donas de suas casas e terrenos. Essa é uma das maiores áreas de ocupação da América Latina”, afirmou o governador.

O presidente da Alepa, deputado Chicão, ressaltou a relevância da ação do governo estadual para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas. “Essa entrega de hoje representa um avanço significativo. O Governo do Estado está garantindo algo que é muito mais do que um papel: é a segurança, a dignidade e o futuro de milhares de famílias em Ananindeua. Isso é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da nossa região”, afirmou Chicão.

Essa foi apenas a primeira etapa de um trabalho que vai além. De acordo com Helder Barbalho, novas entregas estão previstas para os próximos meses, com o objetivo de alcançar mais de 9 mil famílias só na área do PAAR. “O nosso compromisso é seguir com os cadastramentos e análises de cada terreno para que mais famílias possam ser beneficiadas e garantir o título definitivo de suas terras”, completou.

Mulheres beneficiadas

Um dado que chamou atenção foi o fato de que 80% dos títulos entregues foram emitidos em nome de mulheres. Dos 3.749 documentos distribuídos, 887 foram destinados às famílias do bairro Guanabara, 339 ao Jaderlândia II e 2.523 à comunidade do PAAR. O governador explicou que essa escolha reflete o compromisso da gestão estadual em fortalecer as mulheres como protagonistas em suas famílias.

“O título da casa precisa estar no nome da mulher, que é o esteio da família e do lar. Isso traz mais estabilidade e segurança para todos”, declarou Helder Barbalho.

Agora, com os títulos em mãos, as famílias têm assegurado o direito à terra e poderão investir no desenvolvimento de suas propriedades, o que, por sua vez, deve impulsionar o crescimento social e econômico dessas comunidades.

Essa grande entrega de títulos representa um marco para Ananindeua e para o Pará, reforçando o compromisso do Governo do Estado em promover a regularização fundiária e melhorar a qualidade de vida das famílias paraenses.

Com informações e imagem – Ascom Alepa

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

A divisão do Pará em nova roupagem? O Estado de Carajás, morreu?

Acompanho em Parauapebas movimentos que buscam retornar o debate sobre a fragmentação territorial paraense. Agora sobre nova nomenclatura, novos “discursos”, mas com as figuras dirigentes

 Os caprichos de Darci Lermen

Na última quarta-feira (14), foi tornado público pelo Portal Pebinha de Açúcar, um vultoso projeto que a Prefeitura de Parauapebas pretende colocar em prática, e

Curionópolis: gestão de Mariana Chamon conquista pela quarta vez consecutiva o Selo Diamante

Curionópolis acaba de conquistar, pela quarta vez consecutiva, o Selo Diamante de Transparência Pública, reconhecimento concedido aos municípios que atingem o mais alto nível de

Lambança Tucana

O PSDB definiu – diferente de disputas eleitorais anteriores – o seu candidato à Presidência da República via eleições internas, chamadas de prévias, em que

Eleições 2022: Doxa apresenta os possíveis deputados estaduais eleitos no Pará

Dando continuidade aos estudos dos cargos proporcionais, Doxa publica pesquisa para deputado estadual, baseado em duas pesquisas estaduais realizadas nos meses de agosto e setembro.

As tragédias e a lição de humanidade

A imagem que acompanha esse artigo de opinião é de, como se diz popularmente “cortar o coração”. Um pai em meio aos escombros segurando a