Presidente do PT afirma que partido precisa pensar em era pós-Lula

O presidente empossado do PT Edinho Silva declarou neste domingo (3) que é preciso pensar na “era pós-Lula”, se referindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que exerce pela terceira vez o cargo de presidente da República.

“Nós teremos tarefas fundamentais. Primeiro, construir o PT quando o Lula não estiver nas urnas disputando nosso projeto. Lula deixa um legado para o resto da nossa existência. Ele disputou as eleições e reconduziu o partido ao seu lugar de direito. Após 2026, por direito ao descanso e direito a viver a vida pessoal, ele não estará mais depois de 2026. Quero reafirmar que seu substituto não será um nome, será o Partido dos Trabalhadores. Se o PT estiver forte, o nome vamos construir. Até porque não nascerá outro Lula“, destacou.

O discurso foi em Brasília, durante a posse de Edinho Silva na presidência do PT.

A ministra da Secretaria das Relações Institucionais e ex-presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, também exaltou o papel da legenda e de Lula. Em tom firme e otimista, destacou que, pela segunda vez, o governo petista conseguiu tirar o país do Mapa da Fome, e afirmou com convicção: “Vamos subir a rampa do Planalto novamente em 2026 com o presidente Lula”.

Ao abordar a pauta econômica, Gleisi criticou a concentração de renda no país e defendeu mudanças estruturais. “Temos que melhorar essa distribuição odiosa que nós temos no Brasil”, declarou.

Gleisi também elogiou medidas já tomadas pelo governo, como a desoneração do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos, e enfatizou a importância do projeto enviado ao Congresso que amplia a isenção para rendas de até R$ 5 mil, enquanto aumenta a cobrança sobre rendimentos acima de R$ 50 mil.

“Essa oneração vai cair em cima de 143 mil pessoas”, disse. Gleisi concluiu com um recado direto: “Nós temos que taxar bancos, bilionários e as bets. Essa gente não pode continuar ganhando dinheiro e não contribuindo com a riqueza do Brasil”.

Também presente na cerimônia, o senador Humberto Costa (PT-PE) e presidente interino do partido fez um discurso emocionado em que exaltou a democracia interna do partido, destacando que o PT é a única legenda no país que escolhe seus dirigentes em todos os três níveis — municipal, estadual e nacional.

Ao se despedir da Presidência da sigla, cargo que ocupou por um curto período, o parlamentar afirmou estar encerrando “um dos capítulos mais importantes” de sua trajetória política.

“Já ocupei muitas funções honrosas: fui secretário estadual, vereador, deputado federal, ministro e senador. Mas ser presidente do PT, mesmo que por pouco tempo, foi o maior orgulho político e pessoal que tive até hoje”, declarou.

Humberto destacou que exerceu a função com “paixão, responsabilidade e compromisso com a história deste partido, que nasceu das lutas do povo e segue sendo o principal partido da esquerda brasileira e latino-americana”.

Por Gabriela PradoElijonas Maia e Fernanda Tavares, da CNN, Brasília e São Paulo

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

ANM pode paralisar atividades essenciais por falta de recursos

As atividades legais da Agência Nacional de Mineração (ANM) podem estar ameaçadas nos próximos meses. Em comunicado oficial aos ministérios que compõe a Junta Executiva

Alepa aprova PL que estipula sanções para indivíduos que exponham mulheres a constrangimento público

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, na manhã desta terça-feira (5), o Projeto de Lei (PL) nº 132/2023, de autoria da deputada Paula Titan

Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia baleado durante discurso

O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, vítima de um atentado em junho durante comício em Bogotá, morreu nesta segunda-feira (11) após

A colheita de Darci Lermen

No início de 2017, Darci Lermen (MDB) tomava posse pela terceira vez como prefeito de Parauapebas. Desde os primeiros meses estava claro que o mandatário

Canaã dos Carajás recebe premiação nacional de Inclusão Socioeconômica

O município de Canaã dos Carajás foi destaque nacional ao conquistar o Prêmio de Inclusão Socioeconômica. A premiação reconhece projetos que contribuíram para que o

Canaã: Projeto “Construindo o Amanhã” promove grandes obras e impulsiona a economia

Canaã dos Carajás está passando por um momento de transformação, com a construção de diversas obras que visam garantir a qualidade de vida e o