Produção de minério de ferro da Vale é a maior dos últimos 6 anos

COMPARTILHE:

A Vale produziu 91 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre de 2024, o maior volume desde o último trimestre de 2018, impulsionado pela melhoria do desempenho em S11D, Itabira e Brucutu. O resultado fez com que a mineradora aumentasse o guidance de produção para 323-330 milhões de toneladas sobre as (310-320 milhões de toneladas, anteriormente), o que reflete melhorias contínuas na estabilidade operacional e na confiabilidade dos ativos. A produção de pelotas totalizou 10,4 milhões de toneladas no trimestre, um aumento de 12,9%, o que corresponde a mais 1,2 milhão de toneladas em volume. As vendas de minério de ferro somaram 81,8 milhões de toneladas, 2% a mais que no mesmo trimestre de 2023 e 1,3 milhão de toneladas superior.

A produção de cobre totalizou 85,9 mil t, 4,3 mil t a mais em volume, o que corresponde a 5% de crescimento sobre o mesmo trimestre do último ano. O desempenho reflete a melhoria de todas as operações, parcialmente compensado pelo impacto do incidente em uma correia em Salobo 3 em junho. A produção de níquel totalizou 47,1 mil t, 5,0 mil t a mais em relação ao terceiro trimestre de 2023 e um incremento de 12%, refletindo, principalmente, o desempenho mais forte de Sudbury e o ramp-up continuado das minas subterrâneas de Voisey’s Bay. As vendas de cobre somaram 75,2 mil t no trimestre, principalmente devido ao maior volume de produção. As vendas no trimestre foram menores que a produção em razão de volumes em trânsito e da estratégia comercial da Vale Base Metals, enquanto as vendas de níquel atingiram 40,7 mil t no trimestre, um aumento de 1,5 mil t na comparação com o mesmo trimestre de 2023. No trimestre, as vendas de níquel foram 6,4 mil t menores que a produção, devido à formação de estoques, bem como à estratégia comercial da Vale Base Metals

Onça Puma 

A Vale informa que o fornecimento de energia para a usina de níquel Onça Puma, localizada em Ourilândia do Norte, Pará, foi restabelecido em 15 de outubro, dentro do esperado, e que o ramp-up das operações foi iniciado, com normalização de atividades esperada nos próximos dias. A paralisação ocorreu em razão de danos na rede de transmissão de energia da companhia elétrica local após forte vendaval em 5 de outubro. Não houve registro de incidentes quanto à segurança dos empregados, das comunidades vizinhas ou dos ativos da Vale no local.

De forma preliminar, a Vale estima um impacto de 1,5 a 2,0 mil t na produção de níquel no quarto trimestre, o que não implica mudança no guidance fornecido pela empresa para 2024, de 153-168 mil t.

Com informações de Brasil Mineral 

Foto: reprodução 

O blog no X