Projeto “Casa Rosa” da deputada federal Renilce Nicodemos é case de sucesso e concorre a prêmio

COMPARTILHE:

O Prêmio Roma de Inovação e Sustentabilidade abrange todas as vertentes, até mesmo as inovações sociais, como no caso da deputada federal Renilce Nicodemos, que está participando da premiação com o Case “Casa Rosa”, desenvolvido no Instituto Ercília Nicodemos na luta e prevenção contra doenças graves.

Renilce tem um trabalho muito forte de cunho social, através do Instituto Ercília Nicodemos, que tem encurtado a distância do atendimento para agricultores, ribeirinhos e outras pessoas que moram distante dos centros das cidades. Esse trabalho foi reforçado com o projeto Casa Rosa, que leva Atenção Básica, consultas e exames para mulheres, inclusive com foco na prevenção do câncer de colo de útero e de mama.

Casa Rosa

projeto foi idealizado pela deputada como uma extensão do trabalho desenvolvido pelo Instituto Ercília Nicodemos, que prima pela prevenção de doenças graves. Promove ações de prevenção primária, levando às comunidades médicos especialistas que atuam para prevenir a ocorrência e evolução de vários tipos de doenças, e ainda ações na área da cidadania.

“É preciso priorizar políticas públicas efetivas e rápidas para o combate de doenças que afetam a saúde feminina, como o câncer de útero e de mama, e garantir que essas medidas cheguem de forma concreta e significativa à vida das mulheres brasileiras.”, destacou a deputada federal Renilce Nicodemos.

A casa oferece também atividades educativas e de promoção à saúde, com palestras, oficinas e campanhas de conscientização. O objetivo é levar informação e orientação para que as mulheres possam cuidar melhor da sua saúde e prevenir doenças. O projeto já foi implantado em algumas cidades do estado do Pará, como Porto de Moz, Portel, Paragominas e Bragança, e tem sido muito importante para a promoção da saúde e bem-estar das mulheres na região.

Histórico

Como parlamentar, Renilce Nicodemos assumiu desafios para se tornar “A Força da Mulher Paraense” em Brasília. Defendendo os interesses do estado no Congresso Nacional, a deputada luta continuamente para criar uma sociedade mais justa e para trazer maior desenvolvimento para o Estado e melhor qualidade de vida para o seu povo. Sua atuação é focada nas mulheres, buscando a ampliação de seus direitos, oportunidades e na ampliação das conquistas sociais.

Renilce Nicodemos foi eleita em 2022, para ocupar o cargo de deputada federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 162.208, sendo a 5ª mais votada do Estado e a 4ª mais votada do partido.

Em seu primeiro ano de mandato na câmara federal, a deputada federal Renilce Nicodemos tem se destacado entre os parlamentares. Foi eleita membro titular do Diretório Nacional do MDB, durante a Convenção Nacional do Partido, na chapa “MDB 60 Anos de Democracia”. Também foi eleita diretora de marketing da Fundação Ulysses Guimarães.

E participa ativamente das comissões: De Constituição e Justiça e de Cidadania; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde; de Viação e Transportes; Comissão Especial sobre o Combate ao Câncer no Brasil; Comissão Externa sobre Delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore.

Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres

Com objetivo de discutir e elaborar políticas públicas que garantam a promoção da saúde feminina, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de mama e do colo do útero, além de outros diversos aspectos que interferem não só na saúde física, mas também mental da mulher, a deputada federal Renilce Nicodemos criou e é presidente da inédita Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres.

“É fundamental termos um olhar diferenciado na saúde da mulher. A saúde da mulher vai além de questões ginecológicas e deve contemplar, além do bem-estar físico, a saúde mental e emocional, incluído o planejamento familiar, que também faz parte desse rol de cuidados necessários”, ressaltou a deputada federal Renilce Nicodemos.

Prêmio Roma de Inovação e Sustentabilidade

Para valorizar iniciativas de empresas que investem e se destacam por inovar em suas áreas de atuação, o Grupo Roma criou o Prêmio Roma de Inovação, que este ano, está em sua segunda edição.

Em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), a premiação busca reconhecer as empresas do setor público e privado, que durante o ano anterior impactaram o mercado paraense e trouxeram soluções sustentáveis e inovadoras para seu segmento.

Novidades

Este ano, o Prêmio Roma traz como tema “O futuro é agora e inovar é urgente” e também conta com novidades. Uma delas é o Selo Inovação e Sustentabilidade, que vai destacar as empresas como uma espécie de certificação de empresa inovadora. O selo foi elaborado por estudantes da Unama.

O prêmio também está com uma nova roupagem, completamente diferente de como foi viabilizado no ano de 2022. Em 2023, além de estar mais robusto, seus critérios estão pautados em ESG (Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança), que são as principais frentes que movimentam o mundo dos negócios.

Outra grande novidade do evento é a categoria especial para mulheres, com o intuito de valorizá-las. Além disso, este ano as inscrições podem ser feitas de forma online e em breve estarão disponíveis aqui.

Premiação

A grande premiação será nesta quinta-feira, 23, a partir das 19h, no teatro Maria Silva Nunes, na Estação das Docas, em Belém.

Com informações do Portal Roma News. 

Imagem: Assessoria da deputada Renilce Nicodemos. 

O blog no X