Protagonismo: juventude que transforma sua própria história

COMPARTILHE:

Na busca da independência financeira, muitos jovens encaram o empreendedorismo, já outros optam pela conquista de um bom emprego. Mas além de investir nos estudos e cursos de qualificação profissional, é preciso contar com políticas públicas eficientes para conseguir uma posição no mercado de trabalho.

Foi o que aconteceu com Carlos Emanuel. Ele participou de vários cursos de qualificação, palestras e workshops ao longo de sua formação profissional e hoje é engenheiro de produção. “Foram oportunidades incríveis. Os projetos eram maravilhosos e os jovens, assim como eu, aproveitaram muito cada oportunidade de aprendizado”, declarou o engenheiro.

As iniciativas relatadas por Carlos foram desenvolvidas pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), com destaque para os programas: Cara a Cara com a Juventude, Workshop de Empreendedorismo, Fanfarra Municipal e Caravana da Juventude. Além dos serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Juventude (CRJ).

O órgão era coordenado por Rafael Ribeiro, atual presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a prefeito de Parauapebas. Aluno de escola pública, Rafael vivenciou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, tanto que teve participação efetiva no movimento estudantil.

“Conheci o Rafael quando eu tinha 14 anos, estudávamos na escola Irmã Dulce. Desde aquela época ele já lutava pelos nossos direitos e buscava melhorias pra gente”, lembra Rafaella Braga, que publicou o relato nas redes sociais.

Rafael deixou o cargo na CMJ para cumprir mandato de vereador, mas antes trabalhou intensamente para que a coordenadoria se tornasse a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), podendo assim ampliar os projetos e programas no município.

O blog no X