Protagonismo: juventude que transforma sua própria história

Na busca da independência financeira, muitos jovens encaram o empreendedorismo, já outros optam pela conquista de um bom emprego. Mas além de investir nos estudos e cursos de qualificação profissional, é preciso contar com políticas públicas eficientes para conseguir uma posição no mercado de trabalho.

Foi o que aconteceu com Carlos Emanuel. Ele participou de vários cursos de qualificação, palestras e workshops ao longo de sua formação profissional e hoje é engenheiro de produção. “Foram oportunidades incríveis. Os projetos eram maravilhosos e os jovens, assim como eu, aproveitaram muito cada oportunidade de aprendizado”, declarou o engenheiro.

As iniciativas relatadas por Carlos foram desenvolvidas pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), com destaque para os programas: Cara a Cara com a Juventude, Workshop de Empreendedorismo, Fanfarra Municipal e Caravana da Juventude. Além dos serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Juventude (CRJ).

O órgão era coordenado por Rafael Ribeiro, atual presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a prefeito de Parauapebas. Aluno de escola pública, Rafael vivenciou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, tanto que teve participação efetiva no movimento estudantil.

“Conheci o Rafael quando eu tinha 14 anos, estudávamos na escola Irmã Dulce. Desde aquela época ele já lutava pelos nossos direitos e buscava melhorias pra gente”, lembra Rafaella Braga, que publicou o relato nas redes sociais.

Rafael deixou o cargo na CMJ para cumprir mandato de vereador, mas antes trabalhou intensamente para que a coordenadoria se tornasse a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), podendo assim ampliar os projetos e programas no município.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Marabá: vereadores aceitam denúncias contra o prefeito Toni Cunha (PL)

A sessão legislativa em Marabá, em vários aspectos, é bem diferente de Parauapebas. E diferente para melhor. No início, estranhei a formalidade e a educação

Vitória sob alto custo político

Daniel Santos (PSB) se reelegeu prefeito de Ananindeua com uma votação histórica. Tal fato é irrefutável. Foram 229.930 indicações nas urnas, 83,48% dos votos válidos.

Eleições 2024: em Santarém, vereador “JK do Povão” lidera a corrida eleitoral

O Instituto DOXA publica sua primeira pesquisa registrada de SANTARÉM, município da região do Baixo Amazonas, Oeste paraense, terceira maior cidade do estado do Pará.

Feira do Artesanato da Alepa é realizada em comemoração ao Dia das Mães

Para celebrar o Dia das Mães, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, nesta quinta-feira (9), no hall do segundo andar do Palácio Cabanagem, mais

Lula indicará Dino ao STF e Gonet à PGR

Deverá terminar hoje, 27, uma espera que a todo momento era comentado pelos quadrantes de Brasília: a segunda indicação do presidente Lula ao Supremo Tribunal

Reforma tributária: o que está em discussão

Instituído na década de 1960 e modificado com a Constituição de 1988, o modelo brasileiro de tributação sobre o consumo tornou-se, ao longo do tempo,