A Rússia busca restauração completa das relações com os Estados Unidos, disse o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira (2) no Clube de Discussão Valdai, no balneário russo de Sochi, no Mar Negro.
Putin afirmou que, embora existam diferenças significativas entre os dois países, essas divergências são naturais entre as grandes potências.
“A atual administração da Casa Branca declara seus interesses e desejos diretamente (…) e é sempre melhor entender claramente o que a outra pessoa deseja, o que ela está tentando alcançar, do que tentar discernir o verdadeiro significado em uma série de equívocos, insinuações ambíguas e vagas”, comentou.
“Vemos que o atual governo dos EUA é guiado, antes de tudo, pelos interesses de seu próprio país, como os entende. Acredito que esta seja uma abordagem racional. Mas, desculpem-me, a Rússia também se reserva o direito de ser guiada por nossos interesses nacionais”, ressaltou.
Em outro momento, o presidente russo elogiou Donald Trump, destacando que o líder americano é uma pessoa que “sabe ouvir”. Por fim, Putin avaliou que se houver respeito na relação, é possível fechar acordos mesmo com as negociações mais “duras e persistentes”.
Com informações Reuters
Imagem: reprodução



