Quem é Miguel Uribe, pré-candidato à Presidência baleado na Colômbia

O político colombiano Miguel Uribe Turbay, que sofreu um atentado no sábado (7) em Bogotá, é um senador e pré-candidato presidencial, próximo do ex-presidente Álvaro Uribe Vélez e um forte crítico do atual governo de Gustavo Petro. O ataque contra ele relembra um período infame de violência política na Colômbia. Uribe Turbay, de 39 anos, é o neto de Julio César Turbay Ayala (Partido Liberal), que governou o país entre 1978 e 1982, e faleceu em 2005.

A mãe do político foi Diana Turbay, uma jornalista sequestrada e assassinada em 1991 durante uma operação de resgate por narcotraficantes do Cartel de Medellín sob o comando de Pablo Escobar. Já a avó, Nydia Quintero de Balcázar, é a fundadora da organização “Solidaridad por Colombia”.

No início dos anos 90, quando a mãe de Turbay foi morta, a Colômbia viveu um dos piores momentos de violência política com o assassinato de vários candidatos presidenciais. Uribe Turbay é o destaque de uma nova geração de políticos, filhos de figuras falecidas, juntamente com o atual prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán e uma de suas maiores rivais no Senado, María José Pizarro.

Galán é filho do líder liberal, Luis Carlos Galán, assassinado em 1989 durante um comício de campanha. Já Pizarro, é filha de Carlos Pizarro Leongómez, morto em 1990 enquanto concorria à presidência pelo partido de esquerda M-19.

Turbay é senador desde 2022 pelo partido Centro Democrático. Ele foi candidato à prefeitura de Bogotá em 2019, na qual ficou em quarto lugar. Anteriormente, ele atuou como vereador da capital de 2012 a 2015 e como Secretário de Governo na prefeitura de Enrique Peñalosa (de 2016 a 2019).

O político colombiano é mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard, e identificado como de direita na Colômbia. Ele defende que a segurança é um pilar central da administração pública, bem como um impulso para o investimento estrangeiro.

Em outubro de 2024, no local onde a mãe foi assassinada, Turbay anunciou sua aspiração de concorrer à presidência nas eleições de 2026. Na época, ele falou que a morte dela determinou sua vida: “Eu poderia ter crescido buscando vingança, mas decidi fazer a coisa certa: perdoar, mas nunca esquecer.”

O Centro Democrático ainda não anunciou seu candidato presidencial oficial. A campanha na Colômbia ainda está nos estágios iniciais.

Com informações e imagem CNN Brasil 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

O fantástico mundo de Edmilson

O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) resolveu criar um mundo paralelo em que a sua gestão apresenta ao mundo lá fora uma realidade

Haddad diz que 2 mil sites irregulares de Bets serão retirados do ar

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (3), que nos próximos dias cerca de 2 mil sites de apostas serão retirados do ar.

Por unanimidade, Alepa aprova Programa TerPaz como política pública

O Programa Territórios pela Paz (TerPaz), criado pelo Governo do Pará em 2019, agora é política pública institucionalizada. A mudança foi aprovada por unanimidade pelos

Voto da bancada federal paraense no pedido de urgência sobre mineração em terra indígena

A proposta é polêmica. Estabelece regras para a mineração, exploração de hidrocarbonetos, como petróleo, e a geração de energia elétrica em terras indígenas. Abre a

Eleições 2022: a nova representação municipal na Alepa

O Blog do Branco resolveu apresentar um raio-x diferente em relação à nova composição formada por essas eleições para a próxima legislatura. O levantamento teve

Rapidinhas do Branco. XXI

A disputa pela PMP I Mal encerrou o processo eleitoral de 2022, e as conversas sobre a disputa eleitoral municipal em Parauapebas já começaram. Quais