Jogo de Cena
Pelo visto, as sérias acusações feitas pelo prefeito Aurélio Goiano à Câmara Municipal em uma audiência com o juíz Lauro Fontes, a depender da ampla maioria dos vereadores, não dará nada. Os nobres parlamentares assinaram documento exigindo explicitações do mandatário um belo jogo de cena feito para a sociedade. No final, prevaleceu a cegueira e a surdez.
Casca de Bala I
O atual presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Anderson Moratório (PRD), vem sendo muito questionado em relação à condução da Casa de Leis. O que se fala nos corredores é que o parlamento está totalmente refém do Executivo. Pelo visto, Moratório continua sendo o “casca de bala” da época da campanha, esquecendo da autonomia da Casa de Leis.
Casca de Bala II
Na gestão passada, o então vereador Anderson Moratório questionava o ex-presidente Rafael Ribeiro, por este ser omisso em relação ao ex-prefeito Darci Lermen. Porém, o que se percebe é que nada mudou. Tudo com Dantes no Quartel de Abranches.
Denúncia
No último sábado, 08, foi protocolado no Ministério Público, uma Ação Popular em desfavor da Prefeitura de Parauapebas sob alegação de danos ao erário público e violação dos princípios administrativos. Traduzindo: gastos exorbitantes com eventos da Semana da Mulher, mesmo com dois decretos emergenciais em vigor. O documento está muito bem embasado em suas 32 páginas. O MP deverá oferecer a denúncia à Justiça, que tenderá a aceitá-la.
Pré-candidatura
Está mais do que claro que a primeira-dama e secretária da Mulher, Beatriz Barbosa, deverá ser candidata na eleição de 2026. Não se sabe se para o parlamento estadual ou federal. E a mobilização começou cedo. O fato faz parte do jogo, ou seja, o prefeito querer que a esposa tenha um mandato. No Pará não faltam exemplos.
Contestado
O vereador Fred Sanção (PL) fez importante indicação na última Sessão Ordinária, 04, em que enfatizou a necessidade de firmar um termo de cooperação técnica entre os municípios de Parauapebas e Marabá, visando à prestação conjunta de serviços públicos essenciais na região do Contestado. O parlamentar relatou que a região citada fica na divisa entre os dois municípios e os moradores enfrentam dificuldades no acesso a serviços públicos devido à indefinição administrativa sobre a responsabilidade de cada município.
CRAS e UBS
Por meio da Indicação nº 43/2025, a vereadora Graciele Brito propôs a criação de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na região do Complexo VS-10. A medida visa fortalecer a rede de proteção social, oferecendo serviços e programas que promovam a autonomia e o desenvolvimento das pessoas de baixa renda. A vereadora ainda apresentou em conjunto com outro colega de parlamento, a criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Complexo VS-10, entre os bairros Bom Jesus e Planalto, com objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.
Destaque
O vereador reeleito de Canaã dos Carajás, Flávio Gomes, do MDB, vem sendo muito elogiado pela forma como vem conduzindo o parlamento municipal. Em sua gestão percebe-se o aumento das atividades da Casa, o que gera maior retorno à sociedade.
Protagonizando
O título desta nota é uma das palavras mais usadas pelo prefeito de Itupiranga, Wagno Godoy (PP), que em menos de três meses colocou o citado município em outro patamar. As dívidas da gestão passada persistem, mas estão sendo resolvidas. Mesmo com recursos a menos, impressiona a habilidade política e gerencial de Godoy, que sempre que consegue um espaço na agenda, se faz presente em Belém e Brasília, em busca de recursos.
Vice
Com a definição (pelo menos até o momento) de que Hana Ghassan será a candidata de Helder Barbalho, a briga agora é grande para a indicação de quem disputará como vice. Não será surpresa se a chapa for composta só por mulheres. O governador vê com bons olhos a possibilidade.
Forçação
Pelo que se comenta está ficando feio pela forçacão de barra da prefeita de Marituba, a performática Patrícia Alencar, em ser indicada como vice-governadora. Tal postura vem incomodando até mesmo os Barbalho. O estilo da citada prefeita, digamos, não agrada para tal indicação. Deverá mesmo disputar uma vaga no parlamento federal.
Marajó I
Depois de brilhantemente administrar o melhor carnaval do Marajó, o titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Portel, Idinor Ferreira, agora está imbuído em fazer o melhor no AQUAFEST.
Marajó II
Para quem ainda não conhece, o AQUAFEST é o maior evento de esportes aquáticos da Amazônia, e que todos os anos acontece no município de Portel, no Marajó. Nesta sexta edição,o evento levará ao município diversas atrações nacionais da camoagem e outros esportes aquáticos, além de ampla programação cultural. Breve traremos aqui programação completa.