Engessado
O que se fala nos bastidores políticos da capital do minério é que o mandato do vereador Anderson Moratório (PRD) está mais parado do que água de poço. Não se vê nenhum movimento de rua e são raras aparições públicas do mesmo. Tal inércia é creditada ao tempo gasto com o gerenciamento da Casa de Leis.
Moderado
O governo Aurélio Goiano – conforme adiantado pelo colunista – parece ter entrado em águas calmas nas últimas semanas. O momento de calmaria da gestão em parte é resultado da mudança de postura do próprio prefeito que, pelo visto, andou tomando “maracugina”, por conta da postura calma que o mesmo anda apresentando, pelo menos publicamente.
Cem dias
O tão esperado centésimo dia de gestão é aguardado justamente por ser um divisor de águas e um grande parâmetro de avaliação. Com 100 dias de mandato se pode avaliar como anda o governo em relação, por exemplo, ao nível de realizações. O Blog do Branco irá produzir artigo para avaliar os 100 primeiros dias da gestão Aurélio Goiano.
Avaliação
Enquanto alguns secretários da gestão municipal se destacam, tirando, literalmente, “leite de pedra”; outros não se pode dizer o mesmo. Devem permanecer por alguns meses para o cumprimento de acordo de campanha e depois o caminho é a exoneração. Parauapebas agradece.
Segov
Perguntar não ofende: finalizando o terceiro mês de gestão, o que a Secretaria de Governo anda fazendo? Neste caso, não cabe jogar qualquer responsabilidade à gestão anterior. Em tese, a citada pasta deveria ser o centro articulador gerencial do governo, assim como o acompanhamento de projetos de outras pastas. Essa competência está sendo executada?
Federação
O União Brasil e o Partido Progressistas andam conversando em estágio avançado para se unirem formando uma federação partidária. Se isso acontecer, no Pará, o comando tende a ficar com o deputado federal licenciado e ministro de Estado, Celso Sabino.
Parlamento Federal
Uma fonte próxima ao colunista afirmou que o governador Helder Barbalho se reuniu com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP. O objetivo do encontro teve como objetivo central fazer com que o PP eleja um deputado federal no Pará. O nome estaria até definido: Lu Ogawa, atualmente deputado estadual, que é irmão do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa. A conferir.
Certo pelo Duvidoso
O Partido Liberal, no Pará, analisa com cuidado a questão da disputa por uma vaga no Senado Federal. A preferência pela vaga é do deputado federal, que preside a legenda, Éder Mauro. Todavia, quem vem correndo por fora é o também deputado federal Joaquim Passarinho, que vem reforçando presença em suas bases. Porém, para ambos, fica a dúvida: trocar suas reeleições dadas como garantidas por uma empreitada sem garantia?
Cortina de Fumaça
No último final de semana se “plantou” uma notícia de que o ex-governador Simão Jatene estaria se filiando ao PL, com objetivo de concorrer ao Governo do Pará, no próximo ano. O partido negou a informação. Jatene continua inelegível. Fim.
Senado
Na esteira da notícia de que Simão Jatene poderia concorrer ao Governo do Pará, logo desmentida, outra informação foi divulgada: de que o ex-tucano, poderá disputar uma vaga ao Senado Federal. Na conjuntura atual da política paraense, essa possibilidade faz mais sentido, todavia, como dito, o ex-mandatário continua inelegível.