Exonerado
O assunto do momento em Parauapebas é o caso envolvendo o agora ex-secretário de Juventude, Hallison Pinheiro, exonerado ontem, 01, após denúncia feita por uma servidora por ter sofrido suposta importunação sexual do citado e de outros que o acompanhavam em um motel da cidade. O fato envolveu outras pessoas e ainda o uso do veículo oficial da secretaria. O que começou como uma “brincadeira” evoluiu para baixaria e agora virou crime. Tem Boletim de Ocorrência e Medida Protetiva rolando. Pinheiro é o primeiro secretário do atual governo a cair.
Pai e Filho
Tem almoço de família sendo prejudicado. Esses dias teve pai que achou que o filho deveria bancar uma candidatura sua a deputado estadual. Ao ter ouvido que se sair dinheiro, vai ser para sua esposa e não para ele, dizem que o homem até parou de falar com o filho. Churrasco do final de semana prejudicado.
Protesto
A sessão de ontem na Câmara Municipal de Parauapebas (01 de abril) parece até mentira, mas não aconteceu. Já é bastante incomum que Sessões Ordinárias não ocorram por falta de quórum, mas o motivo então é mais inusitado ainda: protesto pelo tratamento dispensado aos vereadores pelo prefeito Aurélio Goiano. Quem diria, né? Afinal, nosso prefeito é um doce de pessoa!
Promessa
O secretário de Obras de Parauapebas, Roginaldo Rocha sofre enorme pressão pela cidade continuar com enorme quantitativo de buracos em suas vias. Tudo porque em campanha o então candidato Aurélio Goiano prometeu que em 90 dias de sua gestão seriam todos tapados. O prazo terminou e como se vê pouco avançou.
Estelionato
O caso do não cumprimento da promessa de campanha em relação aos buracos nas vias da cidade, repercute muito negativamente em relação ao prefeito, que prometeu algo que se sabia que não passava de bravata, mas que no calor da disputa eleitoral lhe rendeu muitos votos. Ecoa na cidade que o fato não passou de estelionato eleitoral.
Chantagem
Começou a circular pela cidade farto material (sigiloso) vazado em que a coligação da campanha de Aurélio Goiano adicionou à Justiça Eleitoral contra os vereadores da coligação que tinha à frente Rafael Ribeiro como candidato a prefeito. Tal conteúdo teria sido usado para angariar votos para a eleição da Mesa Diretora da Casa de Leis, além de manter vereadores na base governista.
Mira Aleatória
O que se fala pelos corredores do gabinete do prefeito Aurélio Goiano e nas principais secretarias é que ninguém confia em ninguém. O fogo amigo impera. Fala-se até em escutas instaladas para gravar alguns componentes do governo. Parece ficção, mas não é.
Insatisfação
Pelo que se acompanha nas redes sociais, começa a aumentar a insatisfação da população em relação ao pouco avanço do governo de Parauapebas em algumas áreas. A chamada quarentena começa a perder validade e com ela costumeira transferência de responsabilidade para outras gestões. A máxima: “segura que o filho é teu” começa a valer.
Finanças
Conforme noticiado de forma exclusiva no site Zé Dudu, a arrecadação da prefeitura de Parauapebas está bem abaixo do que entrou nos cofres públicos em relação ao mesmo período do ano passado. Os gastos continuam nas alturas mesmo com arrecadação menor. Não se viu até o momento nenhuma ação de contigenciamento de despesas, pelo contrário, os gastos aumentaram.
Aparência
Publicamente a relação entre o Legislativo e o Executivo em Parauapebas parece ser um “mar de rosas”, todavia, nos bastidores a relação é tensa, rodeada de desconfiança de todos os lados. O Autofagismo institucional é intermitente. A questão é saber para que lado a “corda irá romper”. A conferir
Exemplo
O orçamento público de Itupiranga é pequeno comparado aos maiores municípios arrecadadores, por exemplo, Parauapebas. Todavia, as limitações orçamentárias são vencidas através de gestão competente, como a feita por Wagno Godoy, que assumiu recentemente o seu mandato com grandes dividas, todavia, vem produzindo feitos elogiados. Como o próprio diz: É hora de protagonizar”. Que assim seja. Os parabéns do colunista.