Rapidinhas do Branco – CXXVI

Grupo “Casca de Bala”

Que o grupo do atual presidente da Câmara, Anderson Moratório — vulgo “Casca de Bala” — está de olho na Educação, isso não é novidade pra ninguém. Eles mesmos não escondem tal pretensão… E como diz o ditado:
“Quem fala demais, dá bom dia a cavalo — e às vezes tropeça na própria língua.” A grande dúvida é: será que o “doido”, que se diz doido, vai segurar a peteca? Porque o velho fogo amigo já começou a arder nos bastidores. Vale lembrar que o prefeito, ainda em campanha, foi categórico: nenhum vereador será dono de secretaria. Mas como ensina o sábio: “O sonho pode até ser adiado, mas jamais esquecido.” E o grupo Casca de Bala, pelo visto, não esqueceu esse sonho não.

Reduto da Alcateia

O vereador de oposição Zé do Bode mostrou nesta semana que tem o dom — ou melhor, a malemolência  — de reunir, em um só lugar, figuras da oposição e da situação. No encontro, marcado por uma boa cerveja gelada e uma panelada bem quentinha, estiveram presentes nomes como o ex-prefeito Darci Lermen, o deputado federal Keniston Braga, o deputado estadual Ivanaldo Braz, o vereador Fred Sansão, entre outros, além de empresários de peso da região. O detalhe curioso é que também marcaram presença membros ligados ao governo Goiano — mas esses, nem pensar em registrar o momento, com medo de uma possível exoneração relâmpago. Melhor é ficar à margem dos flashes. O episódio mostra que, na política, até lobo e ovelha sabem comer no mesmo prato… Basta o tempero ser bom o suficiente.

Quem Será?

O que se fala nos bastidores é que o prefeito Aurélio Goiano vem sondando os seus principais auxiliares em relação às pretensões políticas dos mesmos. Por enquanto, alguns andam se esquivando. Não dizem nem que sim e nem que não. Vai que seja um teste do chefe? Como se diz: “o seguro morreu de velho”.

Braz: Estadual ou Federal? 

O deputado estadual Ivanaldo Braz enfrenta agora uma decisão crucial: disputar uma vaga federal ou continuar na estadual. Braz, conhecido por liderar um grupo forte, hoje se encontra — vamos dizer assim — meio “fraco das pernas”. E isso é natural, faz parte do processo político. Aliás, com todo o desgaste recente, o fato de ele ainda estar de pé já é digno de aplausos. O que se vê nos bastidores é uma aproximação com a prefeita Josemira Gadelha. E isso, estrategicamente, é interessante: Josemira tem um bom nome, é bem vista e caminhar ao lado dela pode ser uma boa jogada. Mas Braz também precisa dialogar com o governador para saber se ainda tem espaço na base. Afinal, pra entrar em campo é preciso fôlego, estrutura e, principalmente, aliados.

Agenda Cheia

Como já adiantamos aqui no blog — e ninguém pode negar — Darci é um monstro nas ruas! E o que prevíamos começou a acontecer: o ex-prefeito já está nas ruas com uma agenda cheia de visitas. Os convites não param de chegar, e Darci Lermen tem repetido que não há pressa e que “não se deve colocar a carroça na frente dos bois”. Segundo ele, tudo tem seu tempo — e o momento agora é de rever os amigos, até mesmo antigos adversários.

Tiro no Pé

Em Marabá, ou o vereador é doido ou está se fazendo. Aconteceu algo inimaginável: seis vereadores da base do prefeito Toni Cunha (PL) foram à Câmara Municipal e votaram contra as emendas parlamentares. E convenhamos — todos nós sabemos que essas emendas são o “pilar” do vereador, pois é o que fortalece suas pernas para ajudar instituições e associações que prestam serviços essenciais onde o poder público não alcança. É por meio dessas emendas que muitas ações sociais ganham vida. Além disso, é também através delas que o vereador ganha visibilidade e aprovação da comunidade. Ou seja: vereador que vota contra emenda parlamentar está cavando sua própria cova, se tornando refém do Executivo e perdendo força política onde mais importa — com o povo.

Sem Comando

Além de não ter dito até o momento a que veio, a gestão de Igor Normando vem enfrentando problemas internos de relacionamento. O chefe não tem pulso, resultando em debandadas, como no caso da vereadora licenciada Nay Barbalho, que estava à frente Secretaria de Inclusão e Acessibilidade, que continua a existir só no papel.

Fazendo Limonada

O vídeo da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB) dançando de biquíni, em uma postagem feita em um grupo restrito, viralizou, sendo divulgado pelos quatro cantos do país. O gerenciamento de crise entrou em ação e o que tudo indica, se reverteu o efeito negativo. A mandatária saiu maior do fato. É o velho ditado: “fazer do limão uma limonada”.

Filiação

O ex-governador Simão Jatene resolveu sair do seu casulo e voltou a virar manchete. Tudo porque o mesmo se filiou ao Partido Liberal (PL) de olho no processo eleitoral do próximo ano. Os mais afoitos logo afirmaram que o citado concorrerá ao Governo do Pará. Jatene está mirando em outra cadeira. O ex-tucano não entra para perder.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Hamilton Mourão é o mais oposicionista no Senado Federal

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é o mais oposicionista do Senado após dois anos de governo Lula (PT). O parlamentar, que é general da reserva

Fobes: os maiores bilionários brasileiros

Conheça os bilionários brasileiros listados em abril deste ano pela revista americana Forbes: 1) Jorge Paulo Lemann, 82 anos, e família Posição no ranking global:

Exclusivo: gastos da bancada federal paraense em setembro de 2025

De forma exclusiva, o Blog do Branco divulga mais um levantamento em relação aos gastos da bancada federal do Pará referente ao mês de julho

Concepção de bom governo

Ano de disputa eleitoral é notória a grande circulação de notícias sobre avaliações de governos e gestões, neste caso a nível municipal. Diversas pesquisas circulam

A configuração do novo governo

No fim da transição, o governo eleito definiu quais serão os 37 ministérios que irão compor a Esplanada. A lista com os nomes das pastas

Marabá: Presidente da Câmara Municipal, Ilker Moraes, lidera articulação e fortalece diálogo com a Vale

A Câmara Municipal de Marabá recebeu representantes da Vale para uma visita institucional marcada pelo diálogo e pela discussão de investimentos e projetos estruturantes para