Rapidinhas do Branco. I

COMPARTILHE:

Com o Blog do Branco em sua nova plataforma, alguns formatos de postagem retornam à pauta, como, por exemplo, “As Rapidinhas”, notas curtas sobre os bastidores políticos local, estadual e nacional. Toda semana o leitor deste veículo terá acesso em primeira mão, notícias quentes sobre o que anda rolando no tabuleiro político, ainda mais em ano eleitoral.

Zequinha Marinho em Parauapebas I

O senador e pré-candidato ao governo do Pará, Zequinha Marinho (PL), cumpriu agenda no último fim de semana, em Parauapebas. Fonte ligada ao Blog do Branco afirmou que o objetivo é articular possíveis candidaturas que estarão no palanque dele e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Zequinha Marinho em Parauapebas II

Os nomes que sentaram com Marinho foram: Hipólito da H2, Júlio César, Marcos Sena e outras lideranças ligadas ao PSC e ao PL. Ficou acordado que o Hipólito será candidato a estadual, Júlio César a federal (pelo PL).

PT-Pará

O Partido dos Trabalhadores já escolheu os municípios para receber suas Plenárias de organização e mobilização de pré-campanha eleitoral, reforçando o apoio à campanha de Lula e do governador Helder Barbalho. As primeiras cidades visitadas serão Itaituba e Santarém, nos próximos dias 4 e 5 de março, ambas com prefeitos MDBistas, legenda parceira do PT no Pará.

Sabino com moral

O deputado paraense Celso Sabino (União Brasil) foi indicado por Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, como relator da Lei Aldir Blanc. A proposta é criar de forma permanente uma política nacional de fomento ao setor cultural nacional. De partida, estão previstos R$ 3 bilhões.

Dobradinha em Parauapebas

Duas pré-candidaturas estão, digamos, “bombando”, na capital do minério. A de Ivanaldo Braz (PDT), atual presidente da Câmara de Vereadores para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) e a de Keniston Braga (PP), atual gestor da Secretaria Especial de Governo (Segov) para deputado federal. Ambos estão montando competentes equipes para suas campanhas. Profissionais renomados.

Aurélio Goiano

Aurélio Goiano (PSD) já voltou a pisar na Câmara de Vereadores de Parauapebas, agora com mandato. Seu retorno ao parlamento ocorreu após a decisão do desembargador Mairton Marques Carneiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, que lhe concedeu liminar favorável. A decisão é em caráter liminar, portanto, será levada ao pleno do TJ-PA.

Candidato ou não?

Wanterlor Bandeira, ex-secretário de Obras de Parauapebas, deixou a pasta recentemente para concorrer a uma cadeira na Alepa. A questão é: talvez o ex-gestor nem seja candidato. Conversas de bastidores dão conta que a turma do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) não anda muito empolgado com a candidatura.

Sessão Ordinária na CMP

Por conta do feriado de carnaval desta terça-feira, 01, a Câmara Municipal de Parauapebas realizará a sua sessão ordinária nesta quinta-feira, 03, já com a presença do vereador Aurélio Goiano (PSD). Será que teremos novas emoções? A ver.

Pegou muito mal

O indiciamento por parte da Polícia Civil do ex-candidato a prefeito de Parauapebas, Júlio César (PRTB), pegou muito mal ao citado. O fato que estava em “banho maria” esperando o fim das investigações e consequentemente o veredito, voltou aos holofotes não só local, mas nacional. O Brasil conhece a história do “tiro fake”.

Disputa ao Senado I

O Instituto Mentor abriu as fileiras dos levantamentos registrados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Pará para as eleições de 2022. No caso da disputa pelo Senado Federal, que nesta eleição terá renovação de 1/3 das cadeiras, ou seja, cada estado só terá uma vaga em disputa, quem lidera é a atual secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal (REDE) com 24,8%. Em segundo lugar aparece é ocupado pelo ex-senador Mário Couto (PL), com 10,4%.

Disputa ao Senado II

Ainda sobre o citado levantamento, outros nomes que configuram na disputa são: Manoel Pioneiro (PSDB) com 9,6%. O deputado federal Beto Faro (PT) que já anunciou a sua pré-candidatura ao Senado, somou 2,8%. Fechando a lista aparece o ex-senador tucano, Flexa Ribeiro com 2,6%.

As escolhas de Helder

O governador Helder Barbalho (MDB) terá em breve que decidir duas situações: quem será o seu vice, que agora terá uma função muito importante, pois deverá – caso o mandatário se reeleja – assumir o governo em abril de 2026, podendo, quem sabe, concorrer à reeleição. Outro ponto é saber quem o será o candidato do governador ao Senado. Dois nomes brigam pela indicação.

 

O blog no X