Rapidinhas do Branco – L

Helder em Parauapebas 

O governador Helder Barbalho (MDB) terá agenda nesta segunda-feira, 11, em Parauapebas. O mandatário virá para inaugurar o Campus da Universidade Estadual do Pará (UEPA), assinar a Ordem de Serviço a iniciar a construção da segunda Usina da Paz, que será localizada no bairro Guanabara, que compõe o Complexo-VS10. Ainda na capital do minério, Helder entregará benefícios habitacionais do programa “Sua Casa”.

Clima político

Tirando as entregas, os palanques, corte de faixa, o governador aproveitará para sentir o clima eleitoral. Ver in loco como anda a disputa pela cadeira do prefeito Darci Lermen, do MDB. Helder tem acesso periódico à pesquisas, todavia, quer sentir como anda o “clima”. Por seu partido, dois nomes disputam: deputado federal Keniston Braga e o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro. Segundo o que se diz, a definição será em novembro, quando Lermen “baterá o martelo”.

Melhor ficar de longe

João Vicente (União Brasil), que se apresenta como pré-candidato a prefeito de Parauapebas, já pegou duas negativas do governador Helder Barbalho (MDB) quando quis ganhar politicamente no contato com o mandatário estadual. O empresário tentará novamente uma reaproximação? Ou entendeu o recado? A ver.

Contagem regressiva 

O que fala pelos bastidores é que o vereador licenciado, atualmente secretário de Obras, Luiz Castilho, deverá voltar em breve ao parlamento. O citado anda deslocado depois que o prefeito Darci Lermen colocou o seu amigo Natal Pereira como adjunto, ficando responsável pelo “tapa buraco” na cidade. Castilho sabe que precisa recompor a sua base política para buscar uma reeleição mais tranquila.

Vice por definir o futuro

O vice-prefeito de Parauapebas, João do Verdurão, não definiu o seu futuro político. Ainda não sabe se fica no PDT ou deixará o partido. Analisa o cenário. Diferente do que dizem, ele não quer encerrar seu ciclo na política. O que ele quer é um melhor espaço.

Democracia e Direito Eleitoral

No próximo dia 14, nas dependências do Atrium Hotel, ocorrerá um importante evento organizado pelo competente advogado Cláudio Moraes, que terá como pauta principal debater democracia e o direito eleitoral. Um time de palestrantes de respeito irá conduzir o processo dialético. A proposta é debater assuntos de dentro para fora, ou seja, que a nossa região não fique só na reprodução de narrativas exógenas. O colunista agradece pelo convite enviado.

Força eleitoral em xeque

Na semana passada, o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, se filiou ao PL. O fato era esperado. A coluna já vinha tratando do tema há meses. A questão é que o anúncio de sua pré-candidatura a prefeito e sua filiação, ambos, não causaram o “barulho” esperado. O que reforça a tese que a prefeita Josemira Gadelha (MDB) é a favorita na disputa do próximo ano.

Tríade na disputa pela PMB

A mais recente pesquisa Doxa, o único instituto que promove uma sequência de levantamentos sobre a disputa pela Prefeitura de Belém. No balanço dos apontamentos, três nomes estão, digamos, competitivos: Edmilson Rodrigues (ainda no Psol), o deputado estadual Zeca Pirão (MDB), que vem se mantendo competitivo, e do delegado Eguchi (PTB). Este último, segundo bastidores, ainda precisa convencer ao deputado estadual Bob Fllay, que também pretende se lançar pelo partido.

Expectativa emedebista

A lógica seria o governador Helder Barbalho (MDB) apoiar o projeto de reeleição de Edmilson Rodrigues (ainda no Psol) para garantir um aliado no comando da Prefeitura de Belém. Todavia, anda acompanhando com atenção os números do seu correligionário e deputado estadual Zeca Pirão. Por enquanto, a pré-candidatura do emedebista vem se mantendo competitiva. Quem sabe…

Vice-prefeitura

O que se diz é que Helder Barbalho já definiu sua estratégia política para o Palácio Antônio Lemos. A aposta mais segura é, apesar da alta rejeição, apoiar a reeleição de Edmilson, com a condição do MDB indicar o vice. Neste caso, o nome seria de John Wayne, atual presidente da Câmara de Belém. A atenção do governador está no município vizinho.

Presidência nacional do MDB

O governador Helder Barbalho vem se articulando para ser o próximo presidente nacional do MDB. O citado mandatário anda com a moral lá em cima no seu partido. Quer o comando da legenda de olho na possível indicação de vice-presidente em 2026.

50 Rapidinhas

Com a coluna de hoje, o Blog do Branco atingiu 50 postagens sobre os bastidores políticos. O colunista agradece o apoio recebido. Rumo à centésima coluna.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

As acusações de Saraiva

Conforme escrevi na semana passada, a entrevista concedida pelo delegado da Polícia Federal (PF), Alexandre Saraiva à Globo News, caiu como uma bomba no meio

CMP tem 1º semestre de 2023 altamente produtivo

No primeiro semestre de 2023, foram apreciadas pelos vereadores 535 proposições durante as 24 sessões realizadas pela Câmara Municipal de Parauapebas. Esse total é cerca

Eleições 2022: IPEC aponta disputa acirrada entre duas candidaturas ao Senado no Pará

A segunda pesquisa divulgada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) neste sábado (24), os candidatos ao Senado Federal Beto Faro (PT) e Mário Couto

O voto em Lula no Pará

Assim como foi analisado o perfil do eleitorado paraense que vota no presidente Jair Bolsonaro (PL), a Doxa Pesquisa quis saber também sobre os eleitores

Eleição protocolar

A disputa pelo governo do Pará, em 2022, se apresenta bem diferente de qualquer outra anterior após o processo de redemocratização. Algo parecido só foi

Eleições 2026: Helder lidera disputa para o Senado em Vitória do Xingu, aponta pesquisa Destak

Uma pesquisa de intenção de votos realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing revela o cenário da corrida para o Senado em Vitória do Xingu.