Helder em Parauapebas
O governador Helder Barbalho (MDB) terá agenda nesta segunda-feira, 11, em Parauapebas. O mandatário virá para inaugurar o Campus da Universidade Estadual do Pará (UEPA), assinar a Ordem de Serviço a iniciar a construção da segunda Usina da Paz, que será localizada no bairro Guanabara, que compõe o Complexo-VS10. Ainda na capital do minério, Helder entregará benefícios habitacionais do programa “Sua Casa”.
Clima político
Tirando as entregas, os palanques, corte de faixa, o governador aproveitará para sentir o clima eleitoral. Ver in loco como anda a disputa pela cadeira do prefeito Darci Lermen, do MDB. Helder tem acesso periódico à pesquisas, todavia, quer sentir como anda o “clima”. Por seu partido, dois nomes disputam: deputado federal Keniston Braga e o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro. Segundo o que se diz, a definição será em novembro, quando Lermen “baterá o martelo”.
Melhor ficar de longe
João Vicente (União Brasil), que se apresenta como pré-candidato a prefeito de Parauapebas, já pegou duas negativas do governador Helder Barbalho (MDB) quando quis ganhar politicamente no contato com o mandatário estadual. O empresário tentará novamente uma reaproximação? Ou entendeu o recado? A ver.
Contagem regressiva
O que fala pelos bastidores é que o vereador licenciado, atualmente secretário de Obras, Luiz Castilho, deverá voltar em breve ao parlamento. O citado anda deslocado depois que o prefeito Darci Lermen colocou o seu amigo Natal Pereira como adjunto, ficando responsável pelo “tapa buraco” na cidade. Castilho sabe que precisa recompor a sua base política para buscar uma reeleição mais tranquila.
Vice por definir o futuro
O vice-prefeito de Parauapebas, João do Verdurão, não definiu o seu futuro político. Ainda não sabe se fica no PDT ou deixará o partido. Analisa o cenário. Diferente do que dizem, ele não quer encerrar seu ciclo na política. O que ele quer é um melhor espaço.
Democracia e Direito Eleitoral
No próximo dia 14, nas dependências do Atrium Hotel, ocorrerá um importante evento organizado pelo competente advogado Cláudio Moraes, que terá como pauta principal debater democracia e o direito eleitoral. Um time de palestrantes de respeito irá conduzir o processo dialético. A proposta é debater assuntos de dentro para fora, ou seja, que a nossa região não fique só na reprodução de narrativas exógenas. O colunista agradece pelo convite enviado.
Força eleitoral em xeque
Na semana passada, o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, se filiou ao PL. O fato era esperado. A coluna já vinha tratando do tema há meses. A questão é que o anúncio de sua pré-candidatura a prefeito e sua filiação, ambos, não causaram o “barulho” esperado. O que reforça a tese que a prefeita Josemira Gadelha (MDB) é a favorita na disputa do próximo ano.
Tríade na disputa pela PMB
A mais recente pesquisa Doxa, o único instituto que promove uma sequência de levantamentos sobre a disputa pela Prefeitura de Belém. No balanço dos apontamentos, três nomes estão, digamos, competitivos: Edmilson Rodrigues (ainda no Psol), o deputado estadual Zeca Pirão (MDB), que vem se mantendo competitivo, e do delegado Eguchi (PTB). Este último, segundo bastidores, ainda precisa convencer ao deputado estadual Bob Fllay, que também pretende se lançar pelo partido.
Expectativa emedebista
A lógica seria o governador Helder Barbalho (MDB) apoiar o projeto de reeleição de Edmilson Rodrigues (ainda no Psol) para garantir um aliado no comando da Prefeitura de Belém. Todavia, anda acompanhando com atenção os números do seu correligionário e deputado estadual Zeca Pirão. Por enquanto, a pré-candidatura do emedebista vem se mantendo competitiva. Quem sabe…
Vice-prefeitura
O que se diz é que Helder Barbalho já definiu sua estratégia política para o Palácio Antônio Lemos. A aposta mais segura é, apesar da alta rejeição, apoiar a reeleição de Edmilson, com a condição do MDB indicar o vice. Neste caso, o nome seria de John Wayne, atual presidente da Câmara de Belém. A atenção do governador está no município vizinho.
Presidência nacional do MDB
O governador Helder Barbalho vem se articulando para ser o próximo presidente nacional do MDB. O citado mandatário anda com a moral lá em cima no seu partido. Quer o comando da legenda de olho na possível indicação de vice-presidente em 2026.
50 Rapidinhas
Com a coluna de hoje, o Blog do Branco atingiu 50 postagens sobre os bastidores políticos. O colunista agradece o apoio recebido. Rumo à centésima coluna.