Rapidinhas do Branco – LVI

COMPARTILHE:

Recuo estratégico

Um pré-candidato a prefeito de Parauapebas, que vinha se colocando como muito atuante, resolveu (exposto aos mais próximos) “pisar no freio” e, digamos, recuar. A questão é: “caiu a ficha”? Ou a decisão não passa de uma estratégia?

Novo homem

É perceptível que o vereador cassado Aurélio Goiano mudou a sua postura, sobretudo, nas redes sociais. Assunto tratado aqui em outras oportunidades. A questão era saber quem estava responsável por essa “mudança” do radialista? Dizem que o profissional é de Brasília, sendo muito experiente. Goiano que não cresce nas pesquisas, o que leva a crer que atingiu o seu “teto”, anda buscando votos fora de sua “bolha”.

Apagando velinhas 

Quem comemora passagem de ano, é a advogada Érica Ribeiro, esposa do presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro. Érica assumiu recentemente o comando do PSDB de Parauapebas e hoje goza de grande prestígio junto à Executiva estadual da legenda. Na recente convenção estadual tucana, a citada compôs a mesa representando os diretórios do interior. A coluna parabeniza e deseja muitos anos de vida a doutora Érica Ribeiro.

Filiados em Parauapebas 

Faltando menos de um ano para as eleições municipais, o quadro dos filiados por partidos é a seguinte: PP (2.991); Solidariedade (2.549); PT (2.361); Podemos (1.967); PRD (PTB com 974 e Patriota com 738); PDT (1.539); MDB (1.388); PSDB (1.306); Republicanos (1.240); PSB (1.225); PL (1.197); União Brasil (684); PSD (540); PCdoB (467); PV (459); Cidadania (442), os partidos que mais possuem filiados. Dados de outubro do TSE.

Falta pouco

Segundo dados consolidados na última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o eleitorado de Parauapebas, falta pouco mais de 10 mil eleitores para que a capital do minério tenha segundo turno. No último dia 08, a Justiça Eleitoral tornou público o prazo para regularização e emissão de novos títulos de eleitor. O prazo se encerra no dia 8 de maio de 2024. Enquanto, isso Parauapebas vive a expectativa de ter ou não segundo turno.

Sustentabilidade na ordem do dia 

Foi um sucesso o CGBio é realizado pelo ICMBio com apoio da Prefeitura de Parauapebas e patrocínio da Vale. Deixou como legado que o conhecimento como mola propulsora para a conservação e a criação de políticas públicas no âmbito da sustentabilidade. Mais de 300 trabalhos científicos sobre conservação ambiental foram apresentados no evento.

Aterro e o consórcio

Reunião ocorrida na última quinta-feira, 09, marcou o alinhamento entre as equipes Ambiental, Social e de Saúde e Segurança do Trabalho do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) e o Consórcio Q&R Carajás, empresa vencedora da licitação para a “Execução dos Serviços de Gerenciamento, Operação e Manutenção do Aterro de Resíduos – Classe A (materiais reciclados)”, o chamado Bota-Fora. Com a Licença de Operação (LO) já emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o objetivo da área é a destinação mais adequada para todos os resíduos oriundos das obras do programa de saneamento ambiental.

Pautas por conveniência 

Não é novidade encontrar muitos oportunistas quando o assunto é político-eleitoral. Criar pautas para uma campanha política e depois deixá-la de lado não é problema e não cria constrangimentos. Por exemplo, a pauta animal que foi defendida como razão de viver tornou-se passado. Agora, entrou na vibe do meio ambiente, da sustentabilidade. A questão é que essas “mudanças” de abordagem são percebidas pelo eleitorado. E não adianta gravar vídeo engraçado.

Revoada da base 

A situação política do prefeito de Marabá, Tião Miranda (PSD) não anda nada bem. Além de ter péssima avaliação, a sua base na Câmara Municipal parece ter perdido a paciência com o mandatário. Até o vereador Aerton Grande (Solidariedade), que é o líder do governo, anda tecendo diversas críticas a gestão que defende, ou, pelo menos, deveria defender. Outros colegas de parlamento da base também andam “descendo a ripa” no mandatário marabaense. Isso, é claro, respinga, na pré-candidatura de Luciano Dias, que não decola.

Marionete de prefeito

A deputada federal Alessandra Haber, esposa do prefeito e pré-candidato ao governo do Pará, em 2026, Daniel Santos, está se propondo a fazer um papelão político. Como dito na coluna passada, por conta dos rumores de que a citada parlamentar poderá ser lançar candidata a prefeita por Belém, a mando, é claro, do marido, em mais uma atitude de afronta ao governador Helder Barbalho, agora, surge rumores de que Haber, que não tem vontade própria, poderá disputar o Executivo de Marituba. Está ficando feio…

Falando em Marituba…

A exibicionista prefeita Patrícia Alencar, anda, digamos, “perdendo a mão” quando não está no cargo. A mandatária tem todo o direito de curtir seus momentos de folga, mas os últimos acontecimentos, pegaram mal em Marituba. O eleitorado mais conservador, de base evangélica, não anda gostando dos fins de semana de Patrícia. Já o Ministério Público anda de olho nas obras que a gestão anda fazendo por lá. Dizem que não aguenta uma chuva.

Puxando tapete 

Não se fala outro assunto político em Belém que não seja a intenção do senador Beto Faro (PT) de ser candidato a prefeito de Belém. A reunião aconteceu para debater o assunto. Tentaram negá-la, mas vazou. Faro deixou claro que tem apoio dos Barbalho para tal empreitada. Será? Todavia, não citou o apoio de Lula, que declarou que o prefeito Edmilson Rodrigues (ainda no Psol) será o seu candidato. O fato criou atrito entre os citados partido de Esquerda. Perguntar não ofende: Faro entregou antes da reunião a poderosa Secretaria Municipal de Saneamento da capital?

Alvo em potencial 

Além de se preocupar com o avanço eleitoral da oposição, que lidera em alguns levantamentos, o prefeito Edmilson Rodrigues (ainda no Psol) ainda precisa ficar atento a movimentos internos, o velho conhecido “fogo amigo”, que em sua gestão impera. Que o diga o PT.

A nova Alepa 

Um sonho antigo dos deputados estaduais, enfim, se tornará realidade. O presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Francisco Melo pretende entregar a nova sede do Poder Legislativo esse ano, ainda no prédio atual. Vale lembrar que a modernização vem ocorrendo desde quando Chicão assumiu o comando do Poder Legislativo estadual. A nova sede continua no radar do presidente, que negocia um área pertencente a Aeronáutica, para que se construa um prédio totalmente novo.

Salvação aos pequenos municípios 

A Deputada Federal Renilce Nicodemos apresentou na última quarta-feira, em Brasília, uma emenda ao relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que vai permitir que municípios que têm população de até 50 mil habitantes, mesmo em situação de inadimplência, possam fazer convênios com o Governo Federal. Renilce Nicodemos ressaltou que vai defender essa emenda para garantir que ela seja aprovada no relatório final da LDO.

O blog no X