Rapidinhas do Branco – LX

COMPARTILHE:

Balanço da CPI da Vale

Os trabalhos da CPI, que investigou a Vale acerca dos impactos da construção/operação do Ramal Ferroviário S11D na vida das comunidades das zonas rural e urbana de Parauapebas, chegaram ao fim e concluíram que a mineradora é responsável por danos ambientais, agrários, sociais e financeiros. O relatório final da CPI da Vale foi apresentado na sessão extraordinária da CMP que foi realizada no dia 18. A comissão foi instaurada em abril de 2021.

Terceira via?!

Na noite da última terça-feira, 26, Parauapebas acompanhou um verdadeiro desabafo do casal Ivanaldo Braz e Maquivalda Barros, ambos do PDT, sobre um fato pessoal que os envolvia. No relato, ambos deixaram claro que estão mais unidos do que antes e que a pré-candidatura de Braz está mais forte do que nunca. A questão é que a decisão que está sendo chamada de “terceira via” implica em outros desdobramentos políticos. Braz e Maquivalda irão levar o projeto político de seu grupo em “voo solo”? Se sim, entregarão os espaços que possuem no governo Darci? Vamos aguardar.

Em modo espera

Havia a expectativa de que o prefeito Darci Lermen (MDB) lançasse oficialmente o presidente da Câmara Municipal e seu correligionário, Rafael Ribeiro como o seu candidato nos últimos dias do ano corrente, antes do recesso. Todavia, o anúncio não ocorreu. O que se fala é que a decisão foi postergada pelo fato de que o citado mandatário não conseguiu fechar acordo com os outros pré-candidatos de sua base. Darci não quer racha, trabalha pela unidade. Pelos últimos movimentos, essa possibilidade está a cada dia mais difícil.

Frota aérea própria 

Dos 17 deputados federais do Pará, 16 utilizam o apartamento funcional. Um pediu ressarcimento (auxílio-moradia de 3.800 reais) foi pedido pelo ex-prefeito de Castanhal, Hélio Leite (UB). A primeira-dama de Ananindeua, Alessandra Haber é a única da bancada que não recebe. O que dizem é que tem um jatinho disponível que lhe permite não pernoitar na capital federal. Quem pode, pode.

Gastona da publicidade

Entre os 513 deputados federais, o Pará tem a parlamentar que mais gastou com a cota parlamentar em relação à publicidade. Ela atende pelo nome de Alessandra Haber, que é a primeira-dama de Ananindeua. A citada gastou nada mais nada menos 445,8 mil reais (90% de toda a cota deste ano) na promoção de seu mandato. É aquela máxima: “Quem não tem o que mostrar, tem que gastar em publicidade”.

Freio em Daniel 

Conforme adiantado pelo Blog do Branco, a reeleição do prefeito de Ananindeua Daniel Santos (ainda no MDB) não será tão fácil como se pensa. O ex-deputado estadual e atual presidente da Funtelpa, Miro Sanova, se filiará em breve ao PT. O diretório municipal do partido será destituído. Esses movimentos estão sendo feitos pelo senador Beto Faro e pelo governador Helder Barbalho, visando dificultar a reeleição do prefeito Daniel Santos (ainda no MDB).

Gestão do espetáculo 

Enquanto o prefeito de Ananindeua Daniel Santos (ainda no MDB) inaugura orla (obra muito questionada sob o ponto de vista ambiental), o segundo mais populoso município do Pará ainda não conta com um próprio pronto socorro, fora os diversos problemas no atendimento da atenção básica.

Balanço legislativo

Alepa apresentou o seu balanço legislativo 2023: 102 sessões: 01 de instalação, 02 de preparação, 61 ordinárias e 38 extraordinárias; requerimentos: 715 apreciados, 703 aprovados; projetos: 887 apreciados com 885 aprovados; moções 1572, todas aprovadas; 3160 preposições aprovadas, deferidas e concluídas em plenário. A Alepa fecha o ano com índice de produtividade de 87,2%.

PIB paraense em alta

O PIB apresentou crescimento nominal em 134 dos 144 municípios do Pará, abrangendo mais de 90% do Estado, em todas as 12 Regiões de Integração. Os dados fazem parte do “Relatório PIB Municipal”, divulgado pela Fapespa, em parceria com o IBGE. Esse é o indicador econômico mais usado para medir o crescimento do país.

De volta pra casa

“O bom filho a casa torna” é um ditado popular utilizado para expressar o ato de voltar a fazer algo que já era acostumado a fazer, ou visitar e estar num lugar já habitual. É dessa forma que o deputado estadual Torrinho Torres deverá aceitar o convite feito pelo governador Helder Barbalho para retornar ao MDB, seu partido de origem e no qual iniciou sua trajetória como correligionário.

Mal cheiro na eleição

Pelo visto, a campanha do próximo ano para a Prefeitura de Belém será pautada na questão do lixo. Um problema antigo e complexo. Nenhum candidato que irá concorrer conseguirá resolver a questão em um mandato. O processo licitatório está pronto e deverá ser finalizado nos próximos dias. É nessa resolução que o atual prefeito se agarra para tentar se reeleger.

O blog no Twitter!