Rapidinhas do Branco – LXII

COMPARTILHE:

Dança das cadeiras 

Cresce os rumores da possibilidade do prefeito Darci Lermen (MDB), promover algumas mudanças em seu primeiro escalão. Tudo para promover mais agilidade à maquina. Não é novidade essas alterações feitas pelo mandatário em seu último ano de mandato. Em 2019, o Blog do Branco antecipou essas ações sob o título: “modo pretérito”, quando se recolocava figurões da política de Parauapebas de volta à gestão, ou seja, uma volta ao passado.

Panos quentes I

A ressonância das comemorações dos 80 anos de Ananindeua, pegou tão mal para o prefeito Daniel Santos (ainda no MDB) que o mesmo, dia depois – sem a presença do governador Helder Barbalho – resolveu promover uma narrativa pacificadora em relação aos boatos de iminente rompimento com o mandatário estadual. Agradeceu a parceria com a gestão estadual e deixo claro que sem essa relação institucional, muitas obras teriam sido feitas em Ananindeua.

Panos quentes II

Para quem conhece os bastidores do poder no Pará, sabe que Helder sempre reclamou da postura, digamos, instável de Daniel, que ora o elogia publicamente, mas nos bastidores promove ações que desagradam o governador. Esse jogo de tencionar e distensionar a “corda” é a tônica na relação dos dois.

De saída do MDB

Aumentaram os boatos de que o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, deverá em breve sair do MDB. Para os que não lembram, o mesmo tentou – via Eduardo Leite – no ano passado, retornar ao ninho tucano, sem sucesso. Mantém sob seu controle – via o seu “homem de confiança” Edwilson – o partido Solidariedade. Todavia, se sair do MDB (levando junto a esposa e deputada federal Alessandra Haber), seu destino deverá ser o Republicanos. A conversa por lá anda, digamos, bem encaminhada.

Nova Alepa

O Presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Chicão encerrou o expediente de 2023, entregando novos gabinetes parlamentares, restaurante e área de convivência, decorados por 15 novas obras do artista grafiteiro Sebá Tajapós. A mudança estrutural no parlamento estadual é algo muito elogiado. Chicão vai para o seu quarto e último ano na presidência da Casa.

Falando nele…

O que se diz por ai é que o governador Helder Barbalho irá reservar a segunda vaga ao Senado ao deputado estadual Chicão. A outra poderá ser própria do mandatário estadual, caso ele não componha a chapa presidencial como vice de Lula, em 2026. Nesse calculo, quem sabe, ainda tem o prefeito de Ananindeua Daniel Santos. A ver.

Tudo em casa

O deputado federal Antônio Doido, do MDB, lançará o irmão, Neto Leocádio, como prefeito do município de Ourém, Nordeste do Pará, esse ano. Doido foi prefeito de São Miguel do Guamá, vizinho de Ourém, entre 2017 a 2020.

Eleições 2024

Dos 144 prefeitos no Pará, 106 irão disputar a reeleição, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No Brasil, cerca de 63% dos atuais mandatários municipais, tentarão se manter em seus cargos.

Mais secretarias

O governo Josemira, em Canaã, começará o ano expediente de 2024 com três novas secretarias: Defesa Social, Serviços Urbanos e Paisagismo; de Comunicação e a de Mineração. Esses novos espaços gerenciais foram aprovados pela Câmara Municipal ao fim do ano passado, em sessão extraordinária. A prefeita justificou por conta do crescimento da cidade e da necessidade de melhor atendimento da população. Chama a atenção a criação de uma Secom (Secretaria de Comunicação), estrutura que Parauapebas ainda não tem.

Retirada do nome 

Uma fonte muito ligada ao Blog do Branco, disse que o prefeito de Marabá, Tião Miranda, do PSD, retirou o nome de seu vice como o seu pré-candidato a prefeito. Luciano Dias não cresce nas pesquisas e desagrada a base, que o acha muito “apagado”. Dizem até que Miranda já anda mandando fazer pesquisa qualitativa com outros nomes.

Depende da conversa 

O senador da República, Beto Faro, do PT, foi indagado neste último fim de semana, em um evento que participava no interior, sobre a possibilidade do mesmo concorrer à Prefeitura de Belém. O citado desconversou, mas não negou essa possibilidade. Deixou claro que tudo depende uma conversa com o governador Helder Barbalho e o presidente Lula. Então, tá.

De volta 

Uma fonte ligada ao Blog do Branco, afirmou que tem gente querendo retornar ao mandato na Alepa. Será?

O blog no X