Rapidinhas do Branco – LXX

COMPARTILHE:

Leque de alianças em expansão

Na noite desta segunda-feira, 18, por baixo de chuva e escuridão por falta de energia elétrica, o atual presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a prefeito, Rafael Ribeiro, do MDB, reuniu diversos dirigentes partidários e lideranças. A lista de partidos que aderem ao seu projeto político não para de crescer. Até o momento: PSDB, União Brasil, Solidariedade, PT, PV e PSB. Outras adesões partidárias devem ocorrer nos próximos dias.

Chapa em Ananindeua

Os operadores políticos do MDB no Pará articulam indicar o vice de Daniel Santos, portanto, chapa pura. O nome seria o de Alessandra Amaral, atual secretária adjunta de Articulação de Cidadania do Pará. Contudo, o mandatário municipal em questão resiste a ideia. Seu objetivo é ter o ex-prefeito Manoel Pioneiro, do PSDB, como vice.

Outro caminho

Assim como o nome de Alessandra Amaral está sendo cogitada para ser candidata a vice-prefeita em Ananindeua, há também outra articulação para que a mesma se eleja vereadora no referido município. O objetivo é ter cadeiras no parlamento municipal alinhadas com o comando estadual do MDB.

Vaga de olho em 2026

A questão é, primeiro: Daniel Santos ficará no MDB? A janela partidária se encerra no próximo dia 05. Se ficar, aceitará a indicação de seu vice sendo do mesmo partido e totalmente alinhado com a direção estadual emedebista? Ou sairá do partido e terá como vice um forte nome como o de pioneiro, com acordo de sucedê-lo, caso se lance e ganhe a disputa pelo governo do Estado? Semanas decisivas.

Articulador de candidaturas 

Está sob a responsabilidade do presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, Rui Begot (Avante), o papel de ser o articulador das alianças com os vereadores e lideranças para as eleições no segundo maior colégio eleitoral paraense. Com o fim do que se chamada de “Aliança Partidária”, mais conhecido como “República de Ananindeua”, cabe a Begot esse papel, claro, sob supervisão do prefeito Daniel Santos.

Troca de geração 

O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, lançará o seu filho Leonam Pioneiro a vereador por lá. Sem modéstia, o ex-mandatário pretende transferir sua força política à sua cria para que ele atinja 20 mil votos, que seria, digamos, um feito. Eleger o filho como o mais votado o colocará em condições em 2026, ser eleito deputado estadual.

Bonde da reeleição 

A Câmara Municipal de Ananindeua conta com 25 vereadores. Desse total, 24 irão disputar a reeleição. Na verdade, os 25 irão, todavia, o parlamentar bolsonarista Zezinho Lima, do PL, tentará se manter no parlamento de outra municipalidade, neste caso, Belém, em que 35 vagas estarão em disputa.

Contas aprovadas I

Passou despercebido por muitos, menos por está coluna, no último dia 07, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou sem ressalvas as contas de Daniel Santos, atual prefeito de Ananindeua, referentes à sua gestão como deputado estadual, quando presidiu a Assembleia Legislativa no biênio 2019-2020.

Contas aprovadas II

Segundo matéria do site Ananindeua Debates, do jornalista Rui Baiano, outro que teve suas contas aprovadas, agora pela Câmara Municipal de Ananindeua, foi o ex-prefeito Manoel Pioneiro. O parlamento municipal seguiu a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios, TCM. Foram 21 votos favoráveis e dois contrários. Duas ausências foram registradas.

Por outro caminho

O ex-candidato a prefeito de Belém, Everaldo Eguchi, que já rodou diversos partidos, tenta mais uma vez se filiar a uma nova legenda para concorrer à Prefeitura de Belém. O citado vem mantendo conversas com o senador Zequinha Marinho para tentar se lançar ao Antônio Lemos pelo Podemos. A conferir.

Movimentos em Marituba

Que a prefeita Patrícia Alencar, recém filiada ao MDB lidera com folga e tem grande chance de ser reeleita, ninguém duvida. Porém, como se diz, o “jogo está sendo jogado”, e há diversos atores que se movimentam e buscam alianças para se fortalecerem. É o caso do ex-prefeito Bertoldo Couto que se colocou como pré-candidato, além das articulações lideradas por Moisés Mendes, o ex-marido de Patrícia e responsável pela grande articulação de sua eleição, em 2020, em que ganhou por apenas 400 votos. Não se pode esquecer do ex-vereador Wildson Melo, que também anda se movimentando por lá.

Fim da edição dominical 

O renomado jornalista Lúcio Flávio Pinto, em seu site, chamou a atenção para um fato relevante, mas que foi pouco percebido: o fim da edição dominical do jornal Diário do Pará. Agora a edição de sábado passou a incorporar a do dia seguinte, isto é, a de domingo, que era a de maior volume da semana, tanto em venda, quanto em conteúdo. Agora, só resta lembrança. Tudo gira em torno de redução de custo por conta das sucessivas quedas de vendas.

Desfiliação acordada

De forma legal, sem risco de perda de mandato, o deputado estadual Thiago Araújo, se desfiliou do Cidadania. O parlamentar havia ingressado com ação declaratória de justificação de sua desfiliação em desfavor aos diretórios estadual e nacional, sob alegação de sofrer grave descriminação pessoal em razão de sua atuação parlamentar. Partido quis, Thiago também, e o juiz deferiu liminar. Vida que segue.

Principiante na liderança 

Sem nunca ter disputado nenhuma eleição, a pré-candidata a prefeita do PP, Lays do Sabá, vem liderando pesquisas no município de Mãe do Rio, Nordeste do Pará. A citada tende a quebrar uma sequência de mandatos de famílias tradicionais naquela municipalidade que, pelo visto, e pelos desmandos, provocou um sentimento de mudança necessária na população.

O blog no X