Rapidinhas do Branco – LXXXIII

Fake News

Foi propagado nos últimos dias em Parauapebas, que o pré-candidato a prefeito, Rafael Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, estaria impossibilitado de concorrer, pois o União Brasil, partido presidido na capital do minério pelo empresário João Vicente, teria trocado de comando. Tudo não passou de terrorismo narrativo. A citada legenda está fechada com o projeto político de Rafael Ribeiro, que conta com o apoio irrestrito do presidente estadual da legenda, o deputado federal licenciado e ministro de Estado, Celso Sabino. O galpão de notícias falsas anda a “todo vapor”.

Pesquisas

Se vive a expectativa dos resultados das próximas pesquisas, principalmente para se mensurar o nível de crescimento da pré-candidatura a prefeito do médico Felipe Augusto, do PL, que recebeu apoio do casal Bolsonaro. De quebra, será medido o nível de influência do ex-presidente. A conferir.

Recado

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro mandou um recado direto ao vereador e pré-candidato a prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), o chamando de “oportunista”. Falando nele… Por orientação de seu marqueteiro, Goiano nem apareceu no evento. Dizem que nem na cidade estava.

Mira certa

Nos últimos dias, o pré-candidato a prefeito de Belém pelo MDB, Igor Normando, resolveu aumentar o tom das críticas em relação ao prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Tem método. O deputado estadual sabe que uma das vagas do segundo turno tenderá a ser de Éder Mauro, do PL, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A outra fica entre Normando e Rodrigues, conforme adiantou o Blog do Branco, no início do ano.

Temor do Planalto 

Os articulistas políticos do Palácio do Planalto andam temerosos em relação à disputa eleitoral da capital paraense. Tudo por conta da COP-30, que será realizada em novembro do próximo ano, em Belém, com a possibilidade do evento ocorrer sob a administração de um bolsonarista.

Deixou claro 

Em relação à COP-30 em Belém, o pré-candidato Éder Mauro deixou claro que na condição de prefeito, manterá e respeitará as relações institucionais com o presidente Lula e com o governador Helder Barbalho, seus desafetos políticos. Tal narrativa tem método. Compõe a estratégia de evitar a recusa do voto que possa gerar divergência política e, por exemplo, isolar Belém.

Desmentido 

O deputado estadual Gustavo Sefer (PSD) gravou vídeo desmentindo o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, do PSB, sobre o Pronto-Socorro do município, que passou a funcionar na estrutura do Hospital Camilo Salgado. O citado parlamentar colocou de forma didática o que, de fato, envolve o caso: calote da gestão de Daniel Santos, que não honrou o compromisso firmado e, ainda por cima, se faz de vítima.

Adesão 

O PDT de Marabá que estava apalavrado com Fábio Moreira, do PSD, pré-candidato a prefeito lançado por Tião Miranda, mudou de rumo. Passou a apoiar à pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Chamonzinho (MDB), que será lançada oficialmente no próximo dia 12.

Resistência

Como adiantado pela coluna, a pré-candidatura de Luciano Dias a prefeito de Marabá tinha prazo para acabar. O seu sucessor, Fábio Moreira, não conseguiu deslanchar. Ambos receberam o apoio do atual prefeito Tião Miranda, que resolveu não apoiar nenhum outro nome, em especial indicado pelo governador Helder Barbalho, pela falta de cumprimento de acordo.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Marabá: Unifesspa promove o 1º Seminário sobre Educação Inclusiva

De 04 a 06 de maio de 2023, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – Campus Marabá ocorrerá o I Seminário

Sem Unanimidade

Informações dos bastidores políticos de Belém que chegam ao Blog, apontam que o PSOL, poderá ter – pela primeira vez – eleições internas para a

Comissão da Alepa debate e fiscaliza cumprimento de condicionantes impostas para Usina Hidrelétrica Belo Monte

Com o objetivo de supervisionar e fiscalizar o cumprimento dos ajustes estabelecidos para a Usina Hidrelétrica Belo Monte, a Comissão de Representação Parlamentar da Assembleia

Desespero de Edmilson

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (ainda no Psol) sabe que o seu projeto de reeleição corre sério risco. Sua manutenção no Palácio Antônio é

Vale revisa a previsão de produção de minério de ferro para 2022

A Vale projeta terminar 2022 com capacidade produtiva de minério de ferro de 370 milhões de toneladas ao ano, ante 400 milhões de toneladas na

Rapidinhas do Branco – CXXIX

Novo K Conforme adiantado pelo Blog do Branco, o novo rearranjo institucional e gerencial da gestão Ramos, concentrará muito poder em uma única pessoa: Glauton