Rapidinhas do Branco – LXXXIII

Fake News

Foi propagado nos últimos dias em Parauapebas, que o pré-candidato a prefeito, Rafael Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, estaria impossibilitado de concorrer, pois o União Brasil, partido presidido na capital do minério pelo empresário João Vicente, teria trocado de comando. Tudo não passou de terrorismo narrativo. A citada legenda está fechada com o projeto político de Rafael Ribeiro, que conta com o apoio irrestrito do presidente estadual da legenda, o deputado federal licenciado e ministro de Estado, Celso Sabino. O galpão de notícias falsas anda a “todo vapor”.

Pesquisas

Se vive a expectativa dos resultados das próximas pesquisas, principalmente para se mensurar o nível de crescimento da pré-candidatura a prefeito do médico Felipe Augusto, do PL, que recebeu apoio do casal Bolsonaro. De quebra, será medido o nível de influência do ex-presidente. A conferir.

Recado

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro mandou um recado direto ao vereador e pré-candidato a prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), o chamando de “oportunista”. Falando nele… Por orientação de seu marqueteiro, Goiano nem apareceu no evento. Dizem que nem na cidade estava.

Mira certa

Nos últimos dias, o pré-candidato a prefeito de Belém pelo MDB, Igor Normando, resolveu aumentar o tom das críticas em relação ao prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Tem método. O deputado estadual sabe que uma das vagas do segundo turno tenderá a ser de Éder Mauro, do PL, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A outra fica entre Normando e Rodrigues, conforme adiantou o Blog do Branco, no início do ano.

Temor do Planalto 

Os articulistas políticos do Palácio do Planalto andam temerosos em relação à disputa eleitoral da capital paraense. Tudo por conta da COP-30, que será realizada em novembro do próximo ano, em Belém, com a possibilidade do evento ocorrer sob a administração de um bolsonarista.

Deixou claro 

Em relação à COP-30 em Belém, o pré-candidato Éder Mauro deixou claro que na condição de prefeito, manterá e respeitará as relações institucionais com o presidente Lula e com o governador Helder Barbalho, seus desafetos políticos. Tal narrativa tem método. Compõe a estratégia de evitar a recusa do voto que possa gerar divergência política e, por exemplo, isolar Belém.

Desmentido 

O deputado estadual Gustavo Sefer (PSD) gravou vídeo desmentindo o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, do PSB, sobre o Pronto-Socorro do município, que passou a funcionar na estrutura do Hospital Camilo Salgado. O citado parlamentar colocou de forma didática o que, de fato, envolve o caso: calote da gestão de Daniel Santos, que não honrou o compromisso firmado e, ainda por cima, se faz de vítima.

Adesão 

O PDT de Marabá que estava apalavrado com Fábio Moreira, do PSD, pré-candidato a prefeito lançado por Tião Miranda, mudou de rumo. Passou a apoiar à pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Chamonzinho (MDB), que será lançada oficialmente no próximo dia 12.

Resistência

Como adiantado pela coluna, a pré-candidatura de Luciano Dias a prefeito de Marabá tinha prazo para acabar. O seu sucessor, Fábio Moreira, não conseguiu deslanchar. Ambos receberam o apoio do atual prefeito Tião Miranda, que resolveu não apoiar nenhum outro nome, em especial indicado pelo governador Helder Barbalho, pela falta de cumprimento de acordo.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Parauapebas e a cultura do fogo

O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em

PSL é governo?

O Partido Social Liberal (PSL), a legenda partidária que mais cresceu na última eleição, e que teve o seu desenvolvimento com base na “onda bolsonarista”

Eleições 2026: Pesquisa Destak aponta os principais nomes para deputado federal em Parauapebas

A empresa Destak Publicidade e Marketing divulgou nesta sexta-feira (22) uma pesquisa que avalia a intenção de votos dos eleitores de Parauapebas, no sudeste do

Barcarena: mineradora Hydro vai demitir para reduzir custos

A mineradora Hydro, maior produtora de alumina do mundo, está implementando medidas para cortar custos anuais e alinhar sua estrutura organizacional global de acordo com

Bagagem pesada

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que desembarcou ontem, 09, em Los Angeles, para participar da nona Cúpula das Américas, além de carregar sem sua mala

Eleições 2022: TRE-PA reúne para a definição do horário eleitoral gratuito

O Tribunal Regional Eleitoral realiza na quarta-feira (17), a partir das 14h, no plenário Antônio Koury, na sede do Tribunal, uma reunião com as (os)