Rapidinhas do Branco – LXXXIII

COMPARTILHE:

Fake News

Foi propagado nos últimos dias em Parauapebas, que o pré-candidato a prefeito, Rafael Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, estaria impossibilitado de concorrer, pois o União Brasil, partido presidido na capital do minério pelo empresário João Vicente, teria trocado de comando. Tudo não passou de terrorismo narrativo. A citada legenda está fechada com o projeto político de Rafael Ribeiro, que conta com o apoio irrestrito do presidente estadual da legenda, o deputado federal licenciado e ministro de Estado, Celso Sabino. O galpão de notícias falsas anda a “todo vapor”.

Pesquisas

Se vive a expectativa dos resultados das próximas pesquisas, principalmente para se mensurar o nível de crescimento da pré-candidatura a prefeito do médico Felipe Augusto, do PL, que recebeu apoio do casal Bolsonaro. De quebra, será medido o nível de influência do ex-presidente. A conferir.

Recado

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro mandou um recado direto ao vereador e pré-candidato a prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), o chamando de “oportunista”. Falando nele… Por orientação de seu marqueteiro, Goiano nem apareceu no evento. Dizem que nem na cidade estava.

Mira certa

Nos últimos dias, o pré-candidato a prefeito de Belém pelo MDB, Igor Normando, resolveu aumentar o tom das críticas em relação ao prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Tem método. O deputado estadual sabe que uma das vagas do segundo turno tenderá a ser de Éder Mauro, do PL, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A outra fica entre Normando e Rodrigues, conforme adiantou o Blog do Branco, no início do ano.

Temor do Planalto 

Os articulistas políticos do Palácio do Planalto andam temerosos em relação à disputa eleitoral da capital paraense. Tudo por conta da COP-30, que será realizada em novembro do próximo ano, em Belém, com a possibilidade do evento ocorrer sob a administração de um bolsonarista.

Deixou claro 

Em relação à COP-30 em Belém, o pré-candidato Éder Mauro deixou claro que na condição de prefeito, manterá e respeitará as relações institucionais com o presidente Lula e com o governador Helder Barbalho, seus desafetos políticos. Tal narrativa tem método. Compõe a estratégia de evitar a recusa do voto que possa gerar divergência política e, por exemplo, isolar Belém.

Desmentido 

O deputado estadual Gustavo Sefer (PSD) gravou vídeo desmentindo o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, do PSB, sobre o Pronto-Socorro do município, que passou a funcionar na estrutura do Hospital Camilo Salgado. O citado parlamentar colocou de forma didática o que, de fato, envolve o caso: calote da gestão de Daniel Santos, que não honrou o compromisso firmado e, ainda por cima, se faz de vítima.

Adesão 

O PDT de Marabá que estava apalavrado com Fábio Moreira, do PSD, pré-candidato a prefeito lançado por Tião Miranda, mudou de rumo. Passou a apoiar à pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Chamonzinho (MDB), que será lançada oficialmente no próximo dia 12.

Resistência

Como adiantado pela coluna, a pré-candidatura de Luciano Dias a prefeito de Marabá tinha prazo para acabar. O seu sucessor, Fábio Moreira, não conseguiu deslanchar. Ambos receberam o apoio do atual prefeito Tião Miranda, que resolveu não apoiar nenhum outro nome, em especial indicado pelo governador Helder Barbalho, pela falta de cumprimento de acordo.

O blog no X