Crescimento
Pesquisas apontam que o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro (UB) vem crescendo de forma sustentável. O segundo turno em Parauapebas está mais do que confirmado, pois o líder nas pesquisas, o vereador Aurélio Goiano (Avante) não registra crescimento. O único instituto que o coloca acima dos 50% é o questionável levantamento da Gauss, que a cada dia fica mais desacreditado quando comparado aos demais.
Marketing preocupado
A equipe de marketing de Aurélio Goiano (Avante) está preocupada com as falas e posturas do referido candidato, assim como os pronunciamentos de sua esposa Beatriz Barbosa. O primeiro comício realizado no último 24, por exemplo, foi um desastre. Pegou tão mal que os citados precisaram ir às redes sociais justificar suas narrativas.
Escalada de violência
A campanha eleitoral em Parauapebas, infelizmente, segue por caminhos preocupantes em relação à violência. Em um intervalo de 65 horas, dois episódios lamentáveis ocorreram e que envolvem diretamente apoiadores de Aurélio Goiano: agressão física nas dependências da Câmara Municipal ao final da sessão e outro que foi gerado por um comentário execrável, em ambos os casos de apoiadores do candidato do Avante.
Plano de Governo
No último sábado, 31, Aurélio Goiano cumpriu agenda no Complexo VS-10, com caminhada e comício. Todavia, ao se analisar o seu plano de governo (acusado de plágio) não faz nenhuma referência de forma específica ao local em que o mesmo se fez presente. Tudo é muito genérico. O que foi prometido por lá, em tese, não foi construído pela equipe do candidato e nem apresentado. É só – como se diz – da “boca pra fora”.
Candidaturas
Como esperado, o quantitativo de candidatos que concorrem aos cargos em disputa em Parauapebas a quase metade em comparação a 2020. No total, temos quatro candidatos a prefeito; quatro a vice-prefeito e 232 candidaturas a vereador, com três delas inaptas, ou seja, estão fora da disputa. Em 2020, foram nove candidaturas a prefeito; nove a vice-prefeito e 419 para vereador.
Apoio
No último sábado, o deputado federal Keniston Braga (MDB) declarou apoio a candidatura a prefeita de Graziele Ribeiro (PSD). A mesma vem crescendo, já atingindo 3,5% das intenções de voto no perfil estimulado. Projeções apontam que Graziele deverá atingir 5 a 7% do volume total dos votos válidos, o que é um resultado considerável.
Marabá I
Com a polarização posta entre os deputados estaduais Chamonzinho (MDB) e Toni Cunha (PL) dando o tom na disputa pela prefeitura de Marabá, a candidatura do também deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT) é mantida mais com finalidade eleitoral para sua reeleição ao parlamento em 2026, do que qualquer outra coisa.
Marabá II
O parlamento marabaense que conta com 21 cadeiras, que estão sendo requeridas 265 candidaturas, promete um nível acima da média de renovação.
Canaã dos Carajás
Na Terra Prometida, a disputa que anda interessando mesmo é para o parlamento, pois a majoritária está definida em favor da reeleição da prefeita Josemira Gadelha (MDB) por conta de sua supremacia eleitoral. Neste processo eleitoral, 15 cadeiras estão em disputa em uma concorrência de 102 postulantes.
Curionópolis
Assim como em Canaã dos Carajás, a disputa eleitoral em Curionópolis, o famoso “30”, ocorre em relação ao parlamento, em que estão em jogo 11 cadeiras que estão sendo disputadas por 57 candidaturas.
Reforço bolsonarista
O deputado federal por Minas Gerais, Nikollas Ferreira, do PL, esteve ontem em Belém, com objetivo de reforçar a campanha a prefeito de seu colega de partido e parlamento, Éder Mauro. O sinal de alerta foi ligado após o grande crescimento da candidatura de Igor Normando (MDB) registrado em diversas pesquisas, provocando empate técnico entre ambos. A questão é que Éder Mauro parece ter atingindo o seu “teto”, enquanto o emedebista registra margem de crescimento. Não está descartada a vinda da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro para reforçar.