Rapidinhas do Branco – XCIII

COMPARTILHE:

Derrota I

No último dia 07, o partido Republicanos, que apoia a candidatura de Aurélio Goiano (Avante) a prefeito de Parauapebas, acionou a Justiça Eleitoral alegando irregularidades na candidatura a prefeito de Rafael Ribeiro (União Brasil), alegando que o atual presidente da Câmara Municipal para concorrer deveria ter se desincompatibilizado do cargo, o que foi refutável no despacho da juíza eleitoral, Juliana Lima Souto Augusto.

Derrota II

Em outra ação promovida pelo Republicanos, outra derrota do partido. Desta vez a ação junto a Justiça Eleitoral, desta vez sob alegação de que havia ocorrido suposta prática de propaganda antecipada e irregular, através de duas representações. A primeira delas descreve que em um evento fechado de apoio ao então pré-candidato a vereador Elias da Construforte, em que se fizeram presentes o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro e o atual prefeito Darci Lermen. Segundo a ação foram cometidas diversas irregularidades, o que foi refutado pelo juízo eleitoral.

Derrota III

Ainda em relações as mesmas alegações descritas, o Partido Republicanos entrou com outra representação com os mesmos apontamentos: propaganda antecipada eleitoral, desta vez em um evento que reuniu o então pré-candidato a vereador Cássio da VS-10 e o então pré-candidato a prefeito Rafael Ribeiro. Outra derrota da oposição, com a diferença de que o Republicano foi condenado por litigância de má-fé, que terá que pagar multa.

Derrota IV

Se não bastasse a sequência de derrotas do campo oposicionista na Justiça, outro revés ocorreu neste último domingo, 08, quando a Justiça Eleitoral decidiu pela retirada imediata de um vídeo difamatório publicado nas redes sociais de Aurélio Goiano, com mentiras sobre Rafael Ribeiro. De acordo com a Justiça, o conteúdo violou a honra do candidato do União Brasil ao se divulgar sabidamente inverídicos. O conteúdo associa Rafael Ribeiro a atos de violência cometidos por apoiadores de Aurélio Goiano.

Belém

Como dito na coluna anterior, a disputa pela Prefeitura de Belém aumenta a sua indefinição em relação aos dois candidatos que irão ao segundo turno, tudo porque o atual prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) começou a ter um movimento de subida. Paralelo a isso, o tom dos ataques entre os três mais bem colocados também aumentou. O candidato do MDB, Igor Normando tem um alvo preferencial: o atual prefeito; assim como o contrário é verdadeiro.

Estratégia 

Uma peça da propaganda eleitoral do candidato a prefeito de Belém, Éder Mauro, do PL, ao tratar sobre a pauta do cuidado com os animais, utilizou o próprio animal acostumado a subir em uma moto usada pelo parlamentar. O vídeo viralizou e foi muito bem aceito. Tem método. A citada pauta é a vitrine de ação do candidato do MDB, Igor Normando.

Atentado 

A disputa eleitoral em Mãe do Rio, município do Nordeste paraense, chegou ao patamar mais preocupante e que deixa em alerta as autoridades de segurança no Estado. A candidata a prefeita Lays do Sabá, do PP, uma jovem empresária que anda tirando o sono da classe política daquela localidade que clama por mudança, teve sua camionete (por sorte blindada) alvejada com tiros na noite do último domingo, 08.

Energia

A população de Canaã dos Carajás está no seu limite da paciência em relação ao serviço prestado pela Equatorial. Tudo gira em torno de um plano de ação que a empresa deixou de apresentar no período acordado. em sua defesa, a Equatorial afirmou em nota enviada ao Blog do Branco que “trabalha na finalização do plano de ação, que será apresentado às instituições competentes na próxima semana”. Que assim seja.

Baixaria 

A disputa política em Ananindeua segue por um caminho lamentável. As propostas foram deixadas de lado para dar lugar a um nível de ataques e propagação de baixarias que envergonham o eleitorado do segundo maior colégio eleitoral paraense.

Santarém 

No terceiro maior colégio eleitoral do Pará, segundo números da pesquisa Destak apontam uma mudança na disputa eleitoral. O então líder nas pesquisas para prefeito, o vereador bolsonarista “JK do Povão” foi ultrapassado pelo ex-deputado estadual José Maria Tapajós, do MDB, que conta com o apoio das máquinas municipal e estadual.

Em família

A estratégia política está pronta. Caso o deputado estadual Chamonzinho (MDB) se torne prefeito de Marabá, em 2026, sua esposa e atual prefeita de Curionópolis, a também emedebista Mariana Chamon que se reelegerá com facilidade, deixará a cadeira de prefeita e concorrerá ao cargo de deputada estadual. Não, por acaso, o vice em sua chapa é o competente médico Marcus Chamon, primo de Chamonzinho que, como dito, tende a assumir a cadeira em 2026.

2026

Outra prefeita que se tornou um fenômeno popular é Josemira Gadelha, do MDB, que administra Canaã dos Carajás. A moral da mesma é tão elevada que se fala nos bastidores que deverá concorrer ao parlamento federal em 2026, podendo até ser indicada a vice-governadora. Por isso, seu vice é emedebista.

Passarela

A passarela do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Alter do Chão foi oficialmente liberada para visitação após um processo de revitalização completa, realizado pela concessionária portuária Rio Tapajós, responsável pela administração do espaço. A reforma modernizou a estrutura de madeira, proporcionando maior segurança e conforto aos turistas, que agora podem caminhar novamente por esse importante ponto turístico da vila balneária, apreciando a natureza exuberante ao redor.

O blog no X