Rapidinhas do Branco – XCIV

Parecer favorável

Em mais uma vitória judicial, o candidato a prefeito Rafael Ribeiro (UB) obteve parecer favorável do Ministério Público para remoção de conteúdo difamatório e pagamento de multa pelo também candidato Aurélio Goiano. Rafael vem crescendo nas pesquisas e na aceitação popular, o que tem gerado ataques nas redes sociais.

Crime Eleitoral

Em decisão publicada no último sábado (14), a juíza da 75ª zona eleitoral de Parauapebas, Flávia Oliveira do Rosário, determinou que o candidato à prefeitura de Canaã dos Carajás Jeová Andrade (PL) retire do Instagram vídeo em que comete crime eleitoral ao caluniar a candidata à reeleição Josemira Gadelha (MDB). Caso o candidato do Partido Liberal descumpra a decisão, terá que pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.

Liderança 

Conforme analisado antecipadamente pelo Blog do Branco, a estratégia de “estadualização” de Belém, que teve como objetivo alavancar o nome do deputado estadual Igor Normando, sobretudo, com o gerenciamento das Usinas da Paz na capital, além da forte presença da máquina estadual, em especial na periferia, impulsionaram o candidato emedebista, que agora lidera a ampla gama de pesquisas que são divulgadas, ampliando a diferença para o segundo colocado.

Percepção 

O eleitorado mais humilde, o que mora nos bairros periféricos, tinha maior identificação em sua maioria com o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Igor Normando, do MDB, era visto como um político elitizado. Porém, com bom marketing e ações integradas, essa percepção do eleitorado em relação a Normando mudou bastante, basta analisar o extrato segmentado das pesquisas. Existe uma verdadeira “onda azul” nos bairros com menor presença da gestão municipal. A esperança desses moradores é a integração entre as máquinas estadual e municipal para mudar a realidade dessas localidades.

Sem apoio

A campanha de Edmilson Rodrigues tinha a esperança que o presidente Lula viesse a Belém para impulsionar a candidatura do atual prefeito. A vinda foi descartada. O apoio do mandatário nacional existe, porém é tímido, protocolar, o que pouco ajuda o Psolista. Em baixa nas pesquisas, podendo perder o terceiro lugar, o clima de velório domina a campanha de Edmilson.

Votação recorde

Segundo a mais recente pesquisa Doxa feita em Marituba, a prefeita Patrícia Alencar, do MDB, deverá ser reeleita com margem recorde. O levantamento aponta para uma votação acima dos 60% dos votos válidos. Sua gestão tem aprovação recorde de 90%; seu índice de rejeição soma apenas 7%. Alencar deverá ficar dois anos à frente da prefeitura e se lançar a deputada federal, em 2026.

Engenharia político-eleitoral I

Os analistas políticos começam a projetar a eleição de 2026 antes mesmo do fim do processo eleitoral de 2024. Dentro do clã Barbalho, há diversos caminhos que a família que hoje domina a política paraense poderá seguir. O governador Helder Barbalho, por exemplo, há dois caminhos: tentar se vice na chapa presidencial de reeleição de Lula (o caminho apontado por muitos como o mais improvável); assim como se lançar senador da República, colocando o pai, o senador Jader Barbalho como suplente. Sendo assim, Helder assumiria um grande ministério, recolocando Jader novamente no Senado.

Engenharia político-eleitoral II

Seguindo as probabilidades dos Barbalho, o ministro Jáder Filho concorreria a uma vaga à Câmara Federal, com objetivo de ser o mais votado, mantendo a meta do MDB de fazer 10 parlamentares, um a mais do que conseguido na atual legislatura. A mãe, Elcione Barbalho, segundo o jornalista João Salame, concorreria ao parlamento estadual, com acordo de ser a presidente da Assembléia Legislativa.

Engenharia político-eleitoral III

Francisco Melo, o “Chicão”, atual presidente da Alepa, teria duas possibilidades em 2026: concorrer ao Senado (segunda vaga ou até mesmo a primeira se Helder for candidato a vice-presidente); ou, quem sabe, ser candidato ao governo do Pará, caso a atual vice-governadora Hanna Ghassan não se viabilize como candidata em 2026. Todo esse cenário dependerá de como o tabuleiro político caminhará ano que vem, em especial, como estará politicamente Daniel Santos, atual prefeito de Ananindeua, que se apresenta como a maior ameaça ao grupo político do governador.

Antirracista

A peça Pequeno Manual Antirracista’, inspirado na obra da professora e escritora brasileira Djamila Ribeiro, desembarca pela primeira vez em Belém nesta semana para envolver o público em uma conversa sobre diversidade, igualdade e inclusão. O monólogo é encenado pela atriz Luana Xavier e tem o texto e direção de Aldri Anunciação. As apresentações serão no Teatro do SESI e os ingressos estão esgotados.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

O voto em Bolsonaro no Pará

O cientista político Dornélio Silva recentemente lançou um artigo em que analisou o perfil do eleitorado bolsonarista no Pará, tendo como base os dados das

Monumento polêmico foi retirado e outro irá homenagear Encontro da Mulher em Parauapebas

No dia 22 de setembro de 2020, uma grande polêmica tomou conta de Parauapebas. Tudo porque, o artista plástico Afonso Camargo, que já soma mais

Inicia hoje (22) contagem regressiva para a possível prisão de Bolsonaro

Decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal abre caminho para recursos e possíveis pedidos de prisão do ex-presidente e outros sete réus. O Supremo Tribunal

Rússia e Irã vão assinar “pacto de parceria estratégica”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, terão conversas na Rússia no dia 17 de janeiro, ocasião na qual

Os dividendos da Vale em 2023

Apesar do minério de ferro ter recuado desde suas máximas, a Vale (VALE3) não perde a majestade quando o assunto é dividendos. A mineradora foi

Igor Normando promete ampla reforma administrativa e apresenta prioridades de sua gestão

Assim que assumir a prefeitura de Belém em janeiro do ano que vem, o prefeito Igor Normando (MDB) vai apresentar um amplo projeto de reforma