Rapidinhas do Branco. XIV

COMPARTILHE:

Encontro da Juventude

Na última quinta-feira, 02, o presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas e pré-candidato a deputado estadual, Ivanaldo Braz, se fez presente no Encontro da Juventude do PDT da capital do minério. O local ficou pequeno para o volume de pessoas que foram prestigiar o evento. Além da militância política do partido, muitos foram com intuito de declarar apoio a Braz. O vice-prefeito João do Verdurão e o vereador Joel do Sindicato se fizeram presentes. Vale o registro do ótimo trabalho que vem sendo realizado pelo presidente da Juventude do PDT, sob direção de Horácio Júnior. A presença ilustre ficou por conta de Allan Pombo, secretário-geral do PDT no Pará, além de ser vereador em Belém.

Octogenária 

No último dia 02, a mineradora Vale completou 80 anos de existência. Destes 25 sob comando da iniciativa privada. A histórica data passou em branco pela grande imprensa, até mesmo pelas regionais e locais. Em Parauapebas a vale opera desde 1985.

Prestígio lá em cima 

Sem dúvida, o ex-secretário Especial de Governo, Keniston Braga (MDB) já é uma grande liderança política a nível estadual. O citado comemorou no último dia 02, mais um ano de vida. O que se viu foi uma fila enorme de autoridades e lideranças politicas, que inclui vídeo gravado pelo governador Helder Barbalho, para felicitar o aniversariante. A coluna deseja a Braga muitos anos de vida e sucesso em sua trajetória.

Bandidagem virtual

O jogo sujo dentro do âmbito virtual anda, infelizmente, de vento em popa. O mais novo ataque cibernético aconteceu na conta oficial do pré-candidato a deputado federal, Keniston Braga, do MDB. Mais de 10 mil perfis falsos passaram a segui-lo com objetivo de denegrir a sua imagem e o seu trabalho. O fato já foi repassado à Delegacia de Crimes Virtuais para as devidas providências.

Reconhecimento pela luta

Na última sexta-feira, 03, a tão esperada reforma da Escola Estadual Irmã Dulce foi concretizada e a unidade escolar foi entregue pelo governador Helder Barbalho (MDB) à população de Parauapebas. O mandatário estadual em seu pronunciamento fez questão de agradecer ao vereador Rafael Ribeiro (MDB), reconhecendo a luta de muitos anos deste para que a unidade de ensino em questão fosse reformada e entregue.

Reclamando de “barriga cheia”

O prefeito de Marabá, Tião Miranda (PSD) quase enfrentou uma greve geral do funcionalismo público municipal, justamente por não cumprir acordos e por manter sem reajustes os servidores. O citado gestor sempre alegou que não havia manobra orçamentária para atender algumas reivindicações, todavia, a arrecadação da Prefeitura cresceu cerca de 22,83% nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O auge se deu até aqui no mês de março, quando registrou um aumento de 31,81% em comparação com o terceiro mês do ano de 2021. O levantamento foi feito pelo Blog do Zé Dudu.

Pré-candidatura para constar

Ontem, 04, o senador Zequinha Marinho, do PL, lançou a sua pré-candidatura ao governo do Pará em Marabá, o quinto maior colégio eleitoral paraense. Marinho que registra até aqui baixíssimo índice de intenções de voto nas pesquisas, sabe que está servido apenas para garantir palanque ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial. Contra o senador há enorme rejeição do eleitorado. Motivos não faltam para isso.

Na cola do governador

Com a popularidade lá em cima e com ótima avaliação de seu governo, que inclui a possibilidade de vencer a eleição em 1º turno, o governador Helder Barbalho (MDB) tem uma legião de pré-candidatos que o seguem por onde quer que ele ande. Vale de tudo: uma foto, um vídeo, uma fala de apoio, um aperto de mão, abraço.

Caldo azedou

A relação entre o deputado estadual Tony Cunha (PSC) e do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB) é a pior possível. O parlamentar ameaçou que irá investigar as viagens feitas pela primeira-dama, Andréia Siqueira, pré-candidata a deputada federal. Cunha quer saber com quais recursos a esposa do prefeito anda se deslocando. O embate se deu após uma operação da Polícia Civil, que visitou a casa de três vereadores que fazem oposição ao citado mandatário municipal.

Imagem queimada I

O que se diz por ai é que o deputado estadual Toni Cunha (PSC) terá enorme dificuldade em se reeleger. Lá em Marabá, a base eleitoral do citado parlamentar, dizem que ele não ganharia nem para vereador se a eleição fosse hoje. Além da questão político-eleitoral, Cunha vem vivendo uma situação complicada… Na semana passada o seu secretário parlamentar, Leandro Maramaldo, preso em fragrante por tráfego de drogas em Tucuruí, durante operação da Polícia Civil naquele município.

Imagem queimada II

Tem um deputado estadual que agora em seu último ano do seu atual mandato resolveu lembrar que sua base eleitoral é no Marajó. O parlamentar anda com a sua imagem muito queimada pelas bandas do arquipélago marajoara. Tanto é que agora ele resolveu dedicar parte do seu tempo em visitar lideranças e prefeitos. O medo é tão grande de deixar a Alepa que o edil em questão, também montou base no nordeste paraense, só para garantir. É conhecido pelos corredores do parlamento como sendo um deputado improdutivo.

Vergonha do Pará

Que o deputado federal Éder Mauro (PL) – infelizmente – pelo Pará é um parlamentar medíocre e que gasta o seu tempo atacando os outros, no lugar de legislar e trazer investimentos aos paraense, é sabido. Todavia, o citado estava meio sumido de polêmicas. Na semana que passou, o “dito cujo” resolver aparecer, como sempre de forma truculenta, atacando uma professora nos seguintes termos: “Essa jumenta empoderada comunista deveria ter sido colocada num tribunal, num paredão, para que ela não levasse esse seu entendimento para nossa juventude, que está em formação de caráter”. A profissional havia passado uma prova em que usou uma charge de Jesus com os dizeres: “Bandido bom, é bandido morto”.

Kit Candidata

As mulheres somam hoje 53% da população brasileira, apesar disso a representação feminina não passa dos 15% no Executivo e no Legislativo. Nesse quesito, o Brasil ocupa o antepenúltimo lugar na América Latina, só ganhando de Belize e Haiti. Em 2022, pela primeira vez, 30% do fundo eleitoral será destinado às campanhas femininas, mudança que deve trazer grande impacto no próximo pleito. Belém contará com um novo serviço, específico para o público feminino que vai concorrer nas eleições 2022: parceria entre o projeto paraense Política para Mulheres, fundado pela advogada Natasha Vasconcelos, a jornalista e cientista política Helena Saria e a agência de publicidade Troika, nasceu o Kit Candidata – um conjunto de produtos e serviços para potencializar as campanhas de mulheres.

O blog no X