Se movimentando
Um importante ator da capital do minério anda se movimentando nos bastidores de olho na eleição do próximo ano. Sua saída de seu atual partido é dada como certa. Em seu horizonte, até o momento, estão duas legendas.
Turma do Laranjeiras continua
Quem achou que a troca no comando na Secretaria Municipal de Saúde, tirasse completamente a turma do ex-secretário Gilberto Laranjeiras da pasta, se enganou. O ex-secretário Paulo Vilarinhos continuará dando o suporte técnico na gestão de Zé do Bode.
Diáspora partidária
Um grande partido de Parauapebas poderá viver nas próximas semanas, uma verdadeira debandada de importantes figuras de seu quadro. Tudo por conta de decisões internas que vem o comando da legenda vem tomando.
Articulação feminina
Sob o comando de Cynthia lima, o Partido Liberal (PL) promoverá nos próximos dias, a convenção partidária. O partido vem se destacando pela atuação de sua ala feminina, que conta com forte apoio financeiro de grande parte do empresariado local e vem mostrando grande articulação a nível nacional.
Nome que vem crescendo
Para os que pensam que a oposição se resume ou só conta com a opção do vereador cassado Aurélio Goiano (sem partido) para prefeito, se enganam. Dr. Felipe, atualmente filiado ao PL, vem se articulando e mostrando ser um nome viável para o próximo pleito eleitoral. Na última eleição que concorreu ao cargo de governador, o citado teve expressiva votação em Parauapebas. Diferente de Goiano, Dr. Felipe não tem postura truculenta.
Impostômetro parauapebense
Até o final do dia de ontem, 21, o município de Parauapebas havia arrecadado pouco mais de 107, 9 milhões de reais em impostos municipais, entre a referida data e o primeiro dia do ano corrente. Seis milhões a mais do que no mesmo período do ano passado.
Deixou a liderança
O fato que mais chamou atenção na sessão de ontem, 22, na Câmara Municipal de Parauapebas, foi a decisão do vereador Zacarias Marques (PP), que anunciou na tribunal ao ler uma carta que deixava a liderança do governo naquela Casa de Leis. Tal decisão foi pautada, em parte, pela ida de seu colega de parlamento, o vereador licenciado Zé do Bode (MDB) para o comando da Secretaria de Saúde.
Na rua, longe do gabinete
Conforme adiantado por este colunista em conversas de corredor, o novo secretário de Saúde de Parauapebas, Zé do Bode, fará um papel de “agitador” na pasta. Caberá a ele promover visitas, acompanhar de perto as demandas da pasta. Gestão? Deixa para quem entende, neste caso, o adjunto e o corpo de diretores.
Candidatura definida, porém sem competitividade
Já tem um tempo que o o prefeito de Marabá, Tião Miranda, do PSD, definiu o seu sucessor. Luciano Dias, seu vice, será o candidato da máquina municipal. O citado até que vem se movimentando, imprimindo uma agenda puxada, todavia, pesquisas internas, não o colocam bem posicionado. O que se diz é que tal desempenho é reflexo da impopularidade de Miranda. Por outro lado, o deputado estadual Chamonzinho (MDB) “nada de braçadas” nas pesquisas. O mesmo ainda mantém suspense se pretende disputar a eleição municipal.
A todo vapor
Em duas semanas, o novo ministro do Turismo, Celso Sabino (UB) vem imprimido um ritmo frenético na pasta. Rodando o Brasil, Sabino vem se destacando nacionalmente. Tornou-se, inevitavelmente, um forte nome na disputa pela Prefeitura de Belém.
Se movimentando nos bastidores
Para quem acha que o ex-governador Simão Jatene desistiu da política, se engana. Anda muito ativo nos bastidores, inclusive, com diversas reuniões com figurões da política estadual. Encontrou até um ex-tucano que hoje gerencia um dos maiores municípios do Pará.
Dupla em Ananindeua
O ex-deputado estadual e atualmente presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (FUNTELPA), e Eliel Faustino (UB), que retornou ao parlamento estadual, poderão, quem sabe, formar uma chapa para concorrer à prefeitura de Ananindeua no próximo ano, quando Daniel Santos, do MDB, concorrerá à reeleição. A junção da dupla, que têm suas bases eleitorais no citado município, seria a única possibilidade de evitar uma vitória histórica do atual gestor, podendo até levar a disputa ao segundo turno.
Confusão em grupo de WhatsApp
O vereador de Ananindeua, Zezinho Lima, do PL, um bolsonarista de primeira ordem, disputará a vereança por Belém. Tal decisão tem causado divergências internas no diretório municipal do partido na capital paraense. O citado edil é cobrando por sua postura, digamos, benevolente, em relação ao seu papel enquanto vereador na gestão de Daniel Santos. Conhecido por ser combatível em suas redes sociais, todavia, muito conivente com diversos problemas da gestão municipal do segundo mais populoso município paraense.