Rapidinhas do Branco. XXXI

Presidente cobra urgência

A situação do Ensino Médio em Parauapebas sempre foi caótica. Visando atenuar emergencialmente o fato, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, do MDB, aprovou na última sessão (28), requerimento para que se oficie o Governo do Pará sobre a necessidade de conclusão com urgência da obra da Escola Estadual de Ensino Médio Janelas para o Mundo. A situação está insustentável. Hoje, 04, era previsto que o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, desembarcasse em Parauapebas para acompanhar in loco a situação, mas não foi o que aconteceu…

Mês altamente produtivo

Em fevereiro, que é um mês curto e com o expediente legislativo começando no dia 15, os vereadores de Parauapebas estiveram sob intenso volume de trabalho. Ao todo, foram 32 proposições apresentadas: 28 indicações, 04 requerimentos e 01 Projeto de Resolução. Quem visita à Casa de Leis sente a diferença positiva na dinâmica interna.

Reajuste garantido

Ontem, 03, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Rafael Ribeiro (MDB), recebeu uma comissão de servidores para fechar questão em relação ao reajustes salarial e o auxílio alimentação. Os salários serão reajustados em 5.97% (índice inflacionário), além do aumento de 150 reais no auxílio alimentação, que passa a ser de R$ 1200. O pagamento deste mês incorporará os reajustes, com acréscimo do retroativo de janeiro.

Criação de comissão

A comissão de assuntos relevantes foi criada última terça-feira, 28, em sessão extraordinária, após aprovação do Projeto de Resolução nº 1/2023, de autoria do vereador Anderson Moratório (PDT). A finalidade é fazer um levantamento acerca do Ensino Médio para identificar, estudar, averiguar e analisar dados, informações e fatos que impactem o acesso, qualidade e permanência no ensino público estadual no âmbito de Parauapebas, para posteriormente apresentar o posicionamento propositivo da CMP e articular melhorias.

Laranja que não cai do galho

Tem Laranja em Parauapebas que não se sabe como continua firme no galho. Não cai, mesmo com inúmeros motivos para isso. A questão é que o fruto já perdeu o seu brilho e o gosto azedou.

Quem muito quer nada tem

Parece que tem gente da política na capital do minério que não aprendeu a lição depois de diversos exemplos… A busca desenfreada por poder a todo custo, de toda forma, não é bem-vista até mesmo por pessoas próximas. O resultado muitas das vezes é o isolamento.

Quarteto Fantástico

A imagem da semana na política parauapebense é a do encontro da oposição, representada por Aurélio Goiano (PSD), Hipólito Reis (PSC), Júlio César (PL) e Dr. Felipe (PRTB). Todavia, parece que o grupo não anda muito bem na avaliação do público. Na conta do Blog do Branco no Instagram, a esmagadora maioria dos comentários é reprovando a possibilidade de candidatura a prefeito de um dos quatro.

Tábua de salvação de Ed

A possibilidade real de Belém sediar a CPO-30, em 2025, poderá ser a “tábua de salvação” política do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (ainda no PSOL). Com grandes carências históricas de infraestrutura, e sem recursos próprios que possam atender a essas demandas, a escolha da capital paraense para sediar esse grande evento internacional, obrigará que os governos estadual e federal aportem grandes recursos.

Dito pelo não dito, pegou mal

Na sessão do último dia 01, o deputado estadual Martinho Carmona (MDB) foi flagrado pesquisando modelos de sofás. O caso deu o que falar. Em seguida, a assessoria de Carmona afirmou que o mesmo estava vendo um móvel para o seu gabinete no momento do registro, mas que a sessão estava suspensa naquele momento. Dito pelo não dito, não era o local apropriado para tal pesquisa, né deputado.

Mirando 2024

Um considerável quantitativo de deputados estaduais pretendem se lançar a prefeito em seus municípios. Isso se reflete no expediente legislativo. Todo mundo quer holofote. Belém é um grande exemplo disso. Há parlamentar que dorme e acorda pensando na eleição do próximo ano.

Cadeira no TCE

Na noite da última quinta-feira, 02, um grupo da bancada do MDB na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) se reuniu com o governador Helder Barbalho para definir o nome que será indicado pelo parlamento ao Tribunal de Contas do Estado. O que se conta em todas as rodas de política, que ficou definida a indicação da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho para ocupar a vaga no citado tribunal. O fato gera grande repercussão. Se acontecer não será um fato isolado, há diversos exemplos em outros estados.

Tucanos em movimento

Aos que acham que o PSDB no Pará está fechando as portas, se enganam. A legenda vem passando por um processo de reestruturação visando a eleição de 2024. De partida, os tucanos paraenses sob o comando do ex-deputado federal Nilson Pinto estão promovendo ações de filiação e percorrendo os grandes colégios eleitorais pelo Pará com intuito de reorganizar as suas bases e construindo apoios. Quem vem fazendo esse trabalho de bastidores com maestria atende pelo nome de Raimundo Rodrigues, secretário-geral da legenda.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Os vereadores eleitos em Parauapebas

Segue abaixo a relação dos 15 parlamentares que irão legislar no quadriênio 2021-2024. Os nomes destacados em negrito são parlamentares reeleitos: 1º Braz – PDT

Josemira Gadelha palestra sobre a transformação de Canaã dos Carajás

O Blog do Branco reproduz uma importante matéria, em formato de entrevista, concedida pela prefeita de Canaã dos Carajás, do MDB, de forma on line

Eleições 2024: Igor Normando é eleito prefeito de Belém

Após 34 anos, o MDB voltará a comandar a Prefeitura de Belém. Ontem, 27, o emedebista Igor Normando foi eleito prefeito da capital paraense com

Israel mantém intensidade de guerra em Gaza apesar de operação no Líbano

Pelo menos 90 pessoas foram mortas em vários ataques israelenses em Gaza durante a madrugada de quarta-feira (2), enquanto a guerra no enclave não mostra

Parauapebas e a falta de “espírito público”

No dia 09 de dezembro de 2016, os vereadores eleitos para a atual legislatura (2017-2020) em Parauapebas foram diplomados na sede da Justiça Eleitoral do

Parauapebas e o sonho da orla

Já tratei diversas vezes sobre o rio Parauapebas em inúmeros textos em meu blog. Foram sete “reflexões e provocações” no total sobre o referido recurso