Rapidinhas do Branco – XXXIX

COMPARTILHE:

Julgamento de Mariana

A mineradora anglo-australiana BHP Biliton, que juntamente com a Vale é acionista da Samarco, será julgada em outubro de 2024 por uma corte britânica por sua responsabilidade no rompimento da barragem em Mariana (MG), em 2015. O processo tramita no Reino Unido desde 2018 sob alegação de que não há justiça suficiente sendo feita no Brasil.

Lei para vistorias em prédios em Belém

O final de semana em Belém foi marcado por alguns acidentes que assustaram a população. No sábado (13), cerca de 13 (treze) sacadas desabaram de um prédio localizado no bairro da cremação e no domingo um incêndio atingiu um apartamento no mesmo bairro. O deputado estadual Zeca Pirão (MDB), quando presidia a Câmara Municipal de Belém, apresentou o Projeto de Lei nº 1639/2021 que propunha a alteração do artigo 1° da Lei n° 7.737, que estabelece vistorias em prédios pela Prefeitura Municipal de Belém.

Rádio Câmara vem se destacando

A Rádio Câmara FM 95.7 vem se destacando através de uma variada programação aos ouvintes. A audiência cresce a cada dia. De segunda a sexta-feira, de 9h ao meio-dia, Laércio de Castro, Hany Amoras e Waldyr Silva levam além de informações, muitos serviços de utilidade pública.

Câmara nos Bairros 

Mais uma ação desenvolvida na gestão do presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, do MDB,  

o projeto “Câmara nos Bairros” vai até à região do Alto Bonito para oferecer atendimentos, serviços e resolver demandas da população. Tudo para facilitar o dia a dia de quem mais precisa. Diversos serviços serão oferecidos: saúde, cidadania, estética, atendimento jurídico, gastronômico, cultura e esportes. O projeto conta com a parceria do Governo do Pará e Prefeitura de Parauapebas.

Usina da Paz em Cametá

Na última terça-feira (16), o governador Helder Barbalho assinou a ordem de serviço para a construção da 13ª Usina da Paz no estado, na cidade de Cametá, na região de integração Tocantins. Caracterizadas por serem um grande e moderno complexo comunitário, as Usinas da Paz têm se destacado no Brasil como modelo de política pública social e de cidadania. Em breve, os moradores da região poderão usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento. Serão mais de 70 serviços intersetoriais das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços são gratuitos.

200 anos do Poder Legislativo Brasileiro

No último dia 15 de maio, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou a Sessão Solene Comemorativa ao Dia do Legislativo, momento em que serão entregues as medalhas do Mérito Legislativo Newton Miranda, instituída pela Resolução nº18 de 1984. Três momentos históricos para o Poder Legislativo serão lembrados na sessão: os 200 anos do Poder Legislativo Brasileiro; os 185 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Pará; e os 50 anos do Dia do Legislativo.

Conselho Nacional de Mulheres

A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, nomeou no último dia 9, as novas Conselheiras do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), responsável por formular políticas públicas, promover debates e fiscalizar as ações do governo relacionadas aos direitos das mulheres. O Conselho é composto por representantes de 16 ministérios, como, por exemplo, os da Saúde, Educação e Justiça e Segurança Pública, entre outros. Além claro, do Ministério das Mulheres, cuja gestora é a representante titular, e a paraense Carmen Foro, Secretária Nacional de Articulação Institucional do Ministério, é suplente. Ou seja, na ausência da Ministra, a coordenação desse importante conselho fica por conta da nossa paraense.

Entre e sai I

Toni Cunha assinou ontem, 19, a sua filiação ao PL, com objetivo de concorrer à prefeitura de Marabá, vencendo a quebra de braço com o seu colega de parlamento, Aveilton Souza, do mesmo partido.

Entre e sai II

o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade deverá deixar o MDB e se filiar ao PL, conforme adiantado por este colunista há semanas. O ex-mandatário canaense será apadrinhado pelo deputado federal Caveira. Outro que trocará de partido é o senador Zequinha Marinho, que deixará o PL e se filiará ao Podemos. Com a saída dele, Éder Mauro assume a presidência do PL no Pará.

Entre e sai III

O ex-candidato a prefeito de Belém, Everaldo Eguchi, deixou o PL e se filiou ao PTB, com objetivo claro de concorrer pelo partido ao Palácio Antônio Lemos, em 2024. A lista dos pré-candidatos ao Executivo belenense só cresce.

PL de Canaã sob nova direção

Ontem, 19, os deputados federais Caveira e Eder Mauro, abonaram a ficha de filiação de Waina Andrade, esposa do ex-prefeito Jeová Andrade, que tornou-se a nova presidente do citado partido no município. Essa possibilidade já havia sido ventilada por este colunista. A questão é saber se Waina será candidata ao Executivo canaense?

O blog no X