Rapidinhas do Branco. XXXVII

COMPARTILHE:

LDO na CMP

Espera-se que nas próximas duas sessões, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deverá entrar na pauta da Câmara Municipal de Parauapebas. Elaborada anualmente, tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. É a partir de sua aprovação que se baseia o passo seguinte: elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA) de 2021 a 2024.

O maior churrasco do mundo

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), já começou a organização do segundo evento que buscará ser novamente, o maior “churrasco do mundo”, segundo o Livro dos Recordes. O evento que ano passado teve o reconhecimento, mas foi ultrapassado por um realizado em Goiânia, agora promete voltar ao topo. Ocorrerá no próximo dia 10 de maio, no aniversário da cidade.

Encontro de Habitação I

O primeiro encontro “Habitação para Todos” foi um sucesso. Ocorrido na última sexta-feira, 14, nas dependências do Ginásio Municipal de Parauapebas, o evento reuniu dezenas de autoridades regionais e locais, além da comitiva ministerial chefiada pelo ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). O sucesso da realização em Parauapebas, consolida o reconhecimento do ótimo trabalho que o deputado federal Keniston Braga, do MDB, vem realizando na capital federal.

Encontro de Habitação II

O evento teve também um destaque: mobilização promovida pelo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Rafael Ribeiro (MDB), que recebeu muitos elogios dos seus correligionários: ministro Jader Filho, deputado federal Keniston Braga e do prefeito Darci Lermen. Rafael, inclusive, vem tendo o seu nome falado pelos quatro cantos da cidade, como um possível candidato a prefeito na sucessão de Lermen.

Assunto proibido

Como tratado em outras colunas, a única pergunta que o prefeito Darci Lermen (MDB) não trata em entrevistas é sobre a sua sucessão. O colunista avisou que alimentar o fato só iria engessar ainda mais o governo, que já anda, digamos, em “passos lentos”. Lermen, inteligentemente, deixará o assunto “correr” e acompanhará de longe. Só fará o anúncio no último instante. Nesse período dará sinais… Que podem ser para definir ou confundir. Quem sabe fazer política é ele.

Conta eleitoral

Além da questão sobre quem será o nome que o prefeito Darci Lermen escolherá como o seu sucessor, existe uma outra questão que poderá mudar toda a engenharia política da capital do minério: há enorme possibilidade de ter segundo turno. Para isso, segundo a legislação eleitoral, Parauapebas precisa atingir 200 mil eleitores. Segundo a última atualização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), temos um eleitorado de 183 mil. Segundo projeções feitas por este colunista, tendo como base a evolução do crescimento das solicitações de novos títulos e pedidos de transferências de domicílios, além da análise do cenário econômico, Parauapebas poderá ter entre 204 mil a 212 mil eleitores aptos a votar em 2024. Se esse prognostico se confirmar, as estratégias política e eleitoral, precisarão serem refeitas.

Expectativa política

O município de Canaã dos Carajás, vive a expectativa política da possível saída do ex-prefeito Jeová Andrade do MDB, e a sua filiação ao PL. Como se sabe, ele e a atual gestora, Josemira Gadelha (MDB) estão rompidos. Ela ainda tentou evitar o embate entre ambos, convidando o ex-gestor para compor a sua chapa como vice-prefeito, o que não foi aceito por Jeová.

Primeira-dama barrada

Ontem, 15, um grande evento marcou Ananindeua: a reinauguração da Praça da Bíblia, pelo prefeito Daniel Santos (MDB), com o show do cantor gospel e pastor evangélico, Fernandinho. Que dizem não estava muito feliz com o atraso de sua apresentação. Fontes do Blog do Branco que estavam no evento afirmaram que a primeira-dama do citado município, Alessandra Haber, que é deputada federal, foi barrada quando foi subir ao palco, mas logo o imbróglio foi resolvido. Tudo caiu na conta de Jack Carrera, gestora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ananindeua.

Tiririca paraense

O deputado estadual Bob Fllay (PTB), no evento afirmou que não será candidato a prefeito de Ananindeua, em 2024. Que segue à risca o seu “chefe”, o prefeito Daniel Santos. O que se fala nos bastidores é que o humorista que virou político, poderá ser uma “carta na manga” de Santos para a Prefeitura de Belém no próximo ano. A lista de postulantes ao Palácio Antônio Lemos não para de crescer…

Nome que vem crescendo para 2024

Um nome que vem sendo muito falado nos bastidores da política de Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Pará, é o do jovem Thiago Rodrigues (Republicanos). Formado em viola clássica pelo Conservatório Carlos Gomes e atualmente é músico violista da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz e fundador e maestro da Orquestra Filarmônica Paraense, a primeira de Ananindeua. Jovem negro, é morador da periferia e têm projetos de inclusão social e profissional para músicos.

Marajó I
A eleição para prefeitura de Portel em 2024 parece estar decidida. Com a articulação do atual presidente da Câmara, Charles Gonçalves, a base de apoio do prefeito Paulo Ferreira, do MDB, aumenta a cada dia. Apesar de estar hoje filiado ao PSDB, Charles Gonçalves, por intermédio do deputado federal Júnior Ferrari, está o PSD sob o seu controle. O partido receberá a filiação de pelo menos quatro vereadores, além de alguns empresários e outras lideranças.

Marajó II
Continuando em Portel, a Câmara Municipal começou neste sábado (15) a realizar na zona rural o Projeto “Câmara na sua Comunidade”, levando toda estrutura do Legislativo para os lugares mais longínquos do continental município marajoara. Distantes mais de 16h da sede do município, as comunidades Sobradinho e Santo Amaro, no rio Anapu, foram as primeiras a receber o parlamento.

Fórum de Política para Mulheres

Começou na última quarta-feira, 12, em Brasília, o 1º Fórum Nacional de Organismos de Política para Mulheres (OPMs), primeiro grande evento promovido pelo recém criado Ministério das Mulheres. Um marco nesse primeiro momento do governo federal. O encontro foi organizado pelo Ministério da Mulheres (Cida Gonçalves), Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, hoje sob a batuta da paraense Carmen Foro, e da Coordenadora-Geral da Articulação dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e das Entidades da Administração Federal, Célia Watanabe. O Pará se fez presente por meio da Secretária das Mulheres, Paula Gomes, da coordenadora de integração de política para mulheres, Márcia Jorge, e da assessora Maria Clarice Leonel, além de mais 11 municípios inscritos.

O blog no X