Saiba como funciona a Transição de Governo

Com o fim do processo eleitoral em regimes democráticos, com a derrota de um governo, cabe a este por força de Lei, garantir um processo transparente e correto de transferência de informações e atendimento das demandas solicitadas pela equipe que assumirá a máquina pública, neste caso, federal. A medida tem como base, garantir o encerramento de um ciclo administrativo e começo do seguinte sem maiores interrupções de projetos e ações e que a máquina pública continue operando da melhor forma possível.

Buscando informar da melhor forma possível os seus leitores, o Blog do Branco reproduz abaixo uma excelente matéria sobre o tema, produzida pela Agência Brasil. Boa leitura.

Com o fim do período eleitoral e a definição de um novo presidente da República para os próximos 4 anos, tem início o período de transição de governos. É nessa oportunidade que a equipe do atual governo oferece uma grande quantidade de informações do andamento da administração do país a uma equipe indicada pelo presidente eleito. Entre essas informações está, por exemplo, a questão econômica como as despesas, dívidas e receitas dos cofres da União.

Histórico

Em 2002, o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou uma medida provisória, posteriormente aprovada pelo Congresso e transformada em lei permanente, com as regras para um bom início de um novo governo. Na ocasião, o próprio Fernando Henrique muniu o seu sucessor de dados do seu governo, em um processo reconhecido no meio político como tranquilo e civilizado.

E quem recebeu as informações do governo Fernando Henrique em 2002 é o mesmo a assumir a Presidência no ano que vem. Luiz Inácio Lula da Silva já mobilizou nomes de confiança para iniciar a transição de governo. A coordenação, nos próximos 2 meses, ficará a cargo do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

“Nosso objetivo será fornecer ao presidente Lula, de forma republicana e democrática, todas as informações necessárias para que seu mandato, que começa em 1° de janeiro, seja bem-sucedido no atendimento das prioridades da população”, disse Alckmin nas redes sociais.

Equipe de transição

De acordo com a Lei nº 10.609, de 2002, o eleito ao cargo de presidente da República poderá criar uma equipe de transição com o objetivo de se inteirar do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Federal e preparar os atos do novo governo a serem editados imediatamente após a posse.

A equipe de transição terá acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo federal. Os membros dessa equipe receberão informações de diversas áreas, como economia, saúde, educação e infraestrutura, por exemplo, e ocuparão cargos públicos temporários, criados exatamente para esse fim, os Cargos Especiais de Transição Governamental (CETG). A lei estabelece um limite de 50 pessoas para ocupar esses cargos. Os CETG são criados a partir do segundo dia útil após o resultado das eleições.

Os integrantes do atual governo ficam obrigados por lei a fornecer as informações solicitadas pelo coordenador da equipe de transição, bem como a prestar o apoio técnico e administrativo necessários aos seus trabalhos.

Com a lei de 2002, o presidente eleito não fica refém da boa vontade do governo que se encerra para compartilhar os documentos, inclusive sigilosos, dos últimos 4 anos de gestão. É do ministro-chefe da Casa Civil a responsabilidade de disponibilizar local, infraestrutura e apoio administrativo ao presidente e vice-presidente eleitos para que possam trabalhar na transição.

A lei determina que os CETG devem ser vagos em até 10 dias após a posse do candidato eleito. Ao final desse prazo, todos os membros da equipe de transição são automaticamente exonerados. Dá-se início, definitivamente, ao novo governo.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

O Rei Lira

Está mais do que claro: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) não deixará em “paz” o Palácio do Planalto, enquanto estiver à

Governo entrega à Alepa a LDO de 2025

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), entregou no último dia 30, o Projeto de Lei de

Alerta vermelho

A mais recente pesquisa divulgada pela Doxa em relação à disputa eleitoral na capital paraense, acendeu a luz vermelha pelos corredores do Palácio Antônio Lemos.

Na disputa pelo governo, o resto do Pará só assiste o que será decidido pela RMB. A campanha escancara as diferenças regionais

Não há registro igual para o que está acontecendo nesta eleição ao governo do Pará: a concentração excessiva de ações das duas principais candidaturas na

Presidente da ALEPA reúne com jornalistas para mostrar o ano positivo do Parlamento

Em seu primeiro mandado como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Dr. Daniel Santos (MDB) reuniu na manhã da

Inflação na Alemanha cai para 2,3%, nível mais baixo em quase três anos

A inflação na maior economia da Europa diminuiu para 2,3% na base anual, seu nível mais baixo desde junho de 2021. Os preços ao consumidor