O plenário do Senado Federal tem uma atribuição importante para a semana de São João: na pauta de quarta-feira (25), está previsto para ser votado o projeto que aumenta o número de deputados da Câmara, com 18 cadeiras a mais de 513 para 531 deputados.
O projeto é uma forma de cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou um prazo até 30 de junho para a atualização do número de vagas no Congresso Nacional. A Justiça demanda que o número de vagas na Câmara reflita o tamanho de cada unidade federativa no Brasil; o aumento de cadeiras é uma forma de cumprir a decisão sem que nenhum estado perca deputados. Alguns ganham; ninguém perde.
Além de atender a determinação judicial, a aprovação do texto seria um aceno do Senado à Câmara.
Com o Dia de São João na terça-feira, a Casa Alta do Legislativo federal terá sessões semipresenciais, onde os parlamentares poderão votar à distância. Leia abaixo o que mais estará em pauta nos próximos dias.
Pará
No caso do estado do Pará, que conta hoje com 17 cadeiras, se o PL for aprovado, ganhará mais quatro assentos, portanto, passaria a contar com 21 representantes. Tal mudança tende a reorganizar o tabuleiro político-eleitoral paraense.
Com informações de Congresso em Foco (adaptado pelo Blog do Branco)
Imagem: reprodução



