Supremacia Santos II

COMPARTILHE:

A mais nova pesquisa divulgada pela Doxa, levantamento feito em Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral paraense, confirmou o que se sabe: o prefeito Daniel Santos (MDB) deverá se reeleger em primeiro turno e com votação estrondosa. A pesquisa foi realizada no período de 10 a 12 de maio de 2023 em todos os bairros do citado município com uma amostra que somou 540 entrevistados.

A primeira pergunta do formulário foi: Doxa: “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Dr. Daniel Santos?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 68,3% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 9,1% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 21,9%.

Aprovação/Desaprovação

Quando se trata de saber se o eleitor “aprova ou desaprova a forma de Dr. Daniel governar”, Doxa aferiu que 84,9% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 11,5%. Outros 3,6% não se manifestaram.

Percepção de Obras e Serviços

Quanto às obras percebidas pelo olhar da população, Doxa identificou que os eleitores souberam dizer alguma obra ou serviço desenvolvido pelo prefeito Dr. Daniel. As cinco maiores obras são: Praças/reformas de praças, asfalto/pavimentação, Posto de saúde/reforma de postos, Escolas/reforma de escolas, Orla.

Pesquisa espontânea

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Ananindeua. No formato espontâneo, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto, chegando a 62,5%. Quem mais se destaca é o atual prefeito, Dr. Daniel com 31,9%; Helder Barbalho, 0,4%; Manoel Pioneiro, 0,4%; Chicão e Tio Alex aparecem com 0,2% cada.

Pesquisa Estimulada

Quando se estimula os possíveis nomes, os votos flutuantes caem significativamente, migrando para o atual prefeito Dr. Daniel, que fica em primeiro lugar, aparecendo com 72,0% das intenções; o segundo colocado é o ex-prefeito, Pioneiro, que vem com 5,5%. O atual deputado estadual e presidente da Alepa, Chicão, é o terceiro colocado, vindo com 2,7% das intenções de voto. Profa. Nilse e Miro Sanova aparecem empatados com 2,2%, cada. O ex-deputado Eliel Faustino é o quinto colocado com 0,5% e Livia Noronha aparece na última colocação com 0,2%.

Rejeição

Quando se trata de rejeição, o atual deputado estadual e presidente da Alepa, Chicão, é o mais rejeitado, aparecendo com 16,4%. Depois aparece a profa. Nilse com 7,5%. Eliel Faustino vem logo a seguir com 6,0%. Miro Sanova é rejeitado por 4,2% dos eleitores de Ananindeua; Manoel Pioneiro tem rejeição de 3,8%. O atual prefeito é rejeitado por 3,5% do eleitorado; Livia Noronha tem 2,7% e Pedro Soares aparece com 1,6%, sendo o menos rejeitado.

A Pesquisa Doxa, confirma, portanto, a supremacia político-eleitoral de Daniel Santos, que deverá se reeleger em primeiro turno com ampla vantagem no próximo ano. Atualmente, 72% do eleitorado de Ananindeua votaria em Santos. Com a possibilidade de ser o prefeito de maior votação da história do citado município, tornará Daniel Santos um nome forte para a sucessão de Helder Barbalho, em 2026. A ver.

O blog no X