TCM-PA diz que administração pública pode pagar folha de servidores via Pix

Ao responder consulta feita pela Prefeitura Municipal de Tomé-Açu acerca da possibilidade de promover o pagamento da sua folha de servidores por meio de Pix, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) homologou voto da conselheira Mara Lúcia, que ratificou integralmente o parecer da Diretoria Jurídica da Corte de Contas, no sentido de que é possível se promover o pagamento da folha de servidores por meio de Pix, desde que observadas todas as normas legais e contábeis tradicionalmente aplicáveis às movimentações bancárias.

A decisão foi tomada durante a 28ª Sessão Plenária Ordinária Virtual, realizada nesta quarta-feira (14), sob a condução do conselheiro corregedor Sérgio Leão, no momento em que o referiudo processo estava sendo relatado.

Ao analisar o mérito da questão e o parecer da Diretoria Jurídica da Corte (Parecer n.º 482/2021/DIJUR/TCM-PA), a conselheira Mara Lúcia estabeleceu resposta à consulta, nos seguintes termos:

“Inicialmente, destaco que o PIX é mais uma das ferramentas de transferência de valores por meio das redes bancárias, como DOC, TED e boleto, mas diferente das outras ferramentas é desnecessário mencionar o número da conta, agência e demais dados bancários, sendo necessário informar apenas a “chave PIX”.

No que pese a desnecessidade de inserir os dados como acima citado, a segurança do PIX supera a de outras modalidades, quando se verifica que ao se utilizar do “PIX” para fazer transferência bancária, a instituição é notificada da conclusão do pagamento, da ordem de pagamento consta todas as informações relacionadas ao pagamento, o que permite a conciliação das informações de forma simples, e a instituição é capaz de correlacionar exatamente o valor recebido na conta ao CPF ou CNPJ do pagador, trazendo mais controle sobre a gestão dos recursos.

Além da segurança, há vantagens na transação por meio de “PIX” quando comparado com outras modalidades de transferência, como o fato dos recursos ficarem disponíveis em até 10 segundos e a redução dos custos de operação.
Assim não verifico qualquer impossibilidade de se promover o pagamento da folha de servidores por meio de “PIX”, desde que o faça com a devida observação das normas legais e contábeis tradicionalmente aplicáveis às transações bancárias”.

Com a aprovação do voto pelo Pleno, a resposta à consulta formulada pela Prefeitura Municipal de Tomé-Açu se estabelece, sob a modalidade do Prejulgado, conforme disciplina do art. 241 do Regimento Interno da Corte de Contas, e tem repercussão geral a todos os Municípios e Poderes Municipais.

Com informações do TCM-PA.

Imagem: TEC Mundo. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

TRE-PA amplia atendimento ao eleitorado na capital e no interior

Desde o início de fevereiro, que o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) ampliou o número de locais para atender à eleitora e

Eleições 2026: levantamento projeta que o MDB continue sendo de longe a maior bancada da Alepa

Na eleição de 2022, o MDB do Pará conseguiu um feito: nove cadeiras no parlamento federal e 13 assentos na Casa de Leis estadual, o

Putin se reelege com votação recorde e promete mais força militar

O presidente Vladimir Vladimirovitch Putin foi reeleito, neste domingo (17), com eleição recorde em comparecimentos na Rússia. Segundo dados do instituto estatal FOM, Putin teve

Os ensaios de Jatene

Na semana passada o tabuleiro político foi sacudido por informações de bastidores que afirmaram que o ex-governador Simão Jatene, estaria fortemente propenso a ser lançar

OAB Parauapebas promove exibição de documentário sobre atividade mineral no Pará

A Comissão de Assuntos Minerários da OAB Subseção Parauapebas, convida você a participar da Exibição do documentário NA FRONTEIRA DO FIM DO MUNDO, a qual

Eleições 2024: Justiça Eleitoral nega pedido de partido que apoia Aurélio Goiano e mantém candidatura de Graziele Ribeiro

A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de impugnação da candidatura de Graziele Ribeiro, do PSD, solicitada pelo partido Republicanos, que integra a coligação “Construindo a