TSE terá Centro de Enfrentamento à Desinformação nas eleições municipais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurou ontem (12) um Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que tem como objetivo combater a divulgação de notícias falsas e ataques antidemocráticos.

O Ciedde será comandado pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e contará com a participação de outros órgãos públicos, como a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Agência Nacional de Telecomunicações.

O Centro Integrado pretende manter diálogo entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, principalmente com plataformas de redes sociais e mensagens privadas. Essa comunicação se dará durante todo o período eleitoral com o intuito de garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelo TSE no que diz respeito à propaganda eleitoral.

Tal ação visa criar uma verdadeira força-tarefa para combater um mal que vem, infelizmente, ganhando “terreno” e influenciando processos eleitorais ao redor do mundo. O caso mais emblemático se tratando de Brasil é o das eleições gerais de 2018, quando o fenômeno das fake news surgiu rapidamente, sem que pudesse criar mecanismos de contenção.

Com informações de CNN Brasil (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

A violência sem controle e a disputa eleitoral ao governo do Pará

O estado do Pará atravessa um dos piores momentos no que diz respeito a sua intermitente crise na segurança pública. O governo estadual demonstra claramente

XADREZ – 2026 é bem ali

Com a aproximação do meio do ano, os agentes políticos em todo o Brasil começam a se movimentar para o início do ano eleitoral, em

A Boiada continua passando

O conteúdo da polêmica reunião ministerial ocorrida no dia 22 de maio, ainda repercute. Dentre os diversos devaneios, a fala de Ricardo Salles, ministro do

CPI da Vale: Alepa realiza as primeiras audiências públicas

Serão realizadas nesta terça-feira (15) e na quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) as primeiras audiências públicas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

IA, Eleições e o desafio das Deepfakes

O recente lançamento do Veo 3, modelo avançado de inteligência artificial (IA) generativa do Google, capaz de criar vídeos com qualidade cinematográfica, trilhas sonoras, efeitos

Eleições 2024: Éder Mauro e Igor Normando largam na frente para a Prefeitura de Belém

Pesquisa realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing, mostra o deputado federal Éder Mauro (PL) na frente na disputa pela Prefeitura de Belém com 25,1%.