Voto da bancada federal paraense no pedido de urgência sobre mineração em terra indígena

A proposta é polêmica. Estabelece regras para a mineração, exploração de hidrocarbonetos, como petróleo, e a geração de energia elétrica em terras indígenas. Abre a possibilidade que as aldeias explorarem as terras em outras atividades econômicas, como agricultura e turismo. A exploração mineral e hídrica está prevista na Constituição Federal, mas nunca foi regulamentada.

O texto estabelece que deverá ser feito um estudo técnico prévio para avaliar o potencial de exploração da terra indígena. Conforme a proposta, caberá à Fundação Nacional do Índio (Funai) intermediar a interlocução do órgão ou entidade responsável pelo estudo técnico com as comunidades indígenas. O projeto também autoriza que o estudo seja feito ainda que haja processo de demarcação de terras indígenas em curso. Concluído o estudo, caberá ao governo decidir quais áreas são adequadas para a exploração.

Concomitantemente à votação, do lado de fora do Congresso Nacional, ocorria um evento que foi denominado de “Ato pela Terra”, com Caetano Veloso e diversos outros artistas, se colocando contra a aprovação do projeto. Todavia, os deputados federais aprovavam, por 279 a 180, o requerimento de urgência para votar o Projeto de Lei (PL) 191/2020, que autoriza a atividade de mineração em terras indígenas. Com a aprovação, o PL deverá ser votado nas próximas semanas.

O Blog do Branco quis saber e pesquisou junto ao site Congresso em Foco, como votou cada um dos integrantes que compõe a bancada federal paraense. Vamos a lista:

Airton Faleiro (PT) – votou Não
Beto Faro (PT) – Ausente
Cássio Andrade (PSB) – votou Não
Celso Sabino (União Brasil) – votou Sim
Cristiano Vale (PL) – votou Sim
Éder Mauro (PSD) – votou Sim
Elcione Barbalho (MDB) – votou Não
Eduardo Costa (PTB) – votou Não
Hélio Leite (União Brasil) – Ausente
Joaquim Passarinho (PSD) – votou Sim
José Priante (MDB) – votou Sim
Júnior Ferrari (PSD) – votou Sim
Nilson Pinto (PSDB) – votou Sim
Olival Marques (União Brasil) – Ausente
Paulo Bengtson (PTB) – votou Sim
Vavá Martins (Republicanos) – votou Sim
Vivi Reis (PSOL) – votou Não

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2024: no Pará o eleitorado preferiu continuísmo em vez de alternância de poder

As eleições de 2024 continuam em análise por cientistas políticos e demais interessados pela política brasileira. Atualizo, aqui, o meu estudo que faço desde 1996.

TCE-PA aprova parecer favorável às Contas de 2022 do Governo do Pará

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) aprovou, à unanimidade, parecer prévio favorável às Contas de Governo – Exercício 2022, em sessão extraordinária

Ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de buscas realizadas pela Polícia Federal nesta sexta-feira (18). Além de enfrentar um processo por acusação de liderar

Bioeconomia e sociobioeconomia: desafios e oportunidades para sustentabilidade na Amazônia

Em carta divulgada na última semana, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, destacou o papel das florestas para a ação climática.

Canaã dos Carajás completa 31 anos e ganha a maior escola integrada SESI/SENAI do Pará

No mês em que o município de Canaã dos Carajás comemora 31 anos, a cidade recebe de presente a maior Escola Integrada SESI/SENAI do estado.

Eleições 2022: o voto em Parauapebas

O Blog do Branco apresenta os principais números referentes às eleições gerais de 2022 do quarto maior colégio eleitoral do Pará, Parauapebas, que se tornou