Yuri Sobieski irá gerir a recém-criada Secretaria de Juventude

COMPARTILHE:

Conforme adiantado pelo Blog, no fim do ano passado, a Prefeitura de Parauapebas enviou à Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei que visava alterar as Leis Municipais nº 4.213/2001, 4.738/2018 e 4.433/2010, além de outras providências. O objetivo era promover alterações institucionais na estrutura da máquina municipal.

O governo passa agora a ter uma supersecretaria, esta de Governo (Segov), conforme anunciado pelo prefeito em suas redes sociais, a pasta será gerida por Keniston Braga, que era o titular da Secretaria de Finanças, na gestão passada. Tais mudanças foram tratadas neste Blog recentemente: “Parauapebas terá Supersecretaria”.

Pois bem, as mudanças organizacionais que ocorreram, iremos tratar aos poucos, em doses homeopáticas. O objetivo deste artigo é abordar um dos desmembramentos das mudanças. Dentre as alterações enviadas pelo Executivo ao parlamento, estava a criação da Secretaria de Juventude, que antes era uma coordenadoria. O status de secretaria era um desejo antigo dos representantes das causas e ações da juventude de Parauapebas.

Informações que chegaram ao Blog, dizem que a pasta em questão foi tratada pessoalmente pelo prefeito reeleito Darci Lermen, assim como a escolha de seu gestor. Portanto, a Secretaria de Juventude ficou de fora da órbita de vereadores. É da cota pessoal do mandatário municipal. O primeiro gestor da Secretaria de Juventude será o jovem Yuri Dos Santos Sobieski.

Biografia do Secretário

Ele tem 26 anos, nascido em Parauapebas. Cursa Direito e atualmente preside a Juventude do MDB no Pará. Yuri começou a trilhar caminhos na juventude desde muito cedo, foi presidente de Grêmio estudantil, foi membro do conselho municipal de juventude, participou da criação do movimento juventude pró-Carajás, de mobilização e discussão da juventude sobre a divisão do estado em 2011. Presidiu a juventude do MDB no município de Parauapebas por 3 vezes e em 2019 foi escolhido para presidir a juventude do partido no estado do Pará. Em 2016 coordenou o projeto Juventude da Oportunidade, no intuito de construir um projeto de gestão para a juventude do município. Em 2020 repetiu a atuação, junto com lideranças juvenis de seguimentos sociais e partidários.

O blog no X