Uma pesquisa recente do Instituto Real Time Big Data sobre intenções de voto em 2026 mostrou que quase metade dos entrevistados pretendem votar no atual governador, Helder Barbalho (MDB) para uma das duas vagas em disputa no Senado pelo estado do Pará.
Foram realizados vários cenários, e em todos Helder Barbalho aparece com ampla liderança na corrida ao Senado. Ele tem 41% das intenções de voto. Na sequência, o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL) e o ex-governador do Pará, Simão Jatene (sem partido), aparecem empatados com 16%.
Já o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), tem 7%, seguido por Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), com 6%, e pelo senador Zequinha Marinho (Podemos), que aparece com 4%.
Em um hipotético cenário onde Hélder Barbalho não concorra ao senado, o nome do atual ministro das Cidades, Jáder Filho (MDB) aparece em primeiro, com 26%. Na sequência, Simão Jatene (sem partido) aparece com 22%, Éder Mauro, 21%, Paulo Rocha, 17% e Zequinha Marinho, 5%.
Vale lembrar que em 2026 serão disputadas duas vagas para o Senado.
A liderança de Helder Barbalho se deve à aprovação recorde do seu governo. Na mesma pesquisa, 82% dos eleitores paraenses afirmaram aprovar a atual gestão, enquanto apenas 14% disseram desaprovar. O percentual de entrevistados que não souberam ou preferiram não responder foi de 4%.
Entre os entrevistados, 57% consideram o governo ótimo ou bom, 30% o avaliam como regular e 11% o classificam como ruim ou péssimo. Outros 2% não souberam ou não responderam.
As duas pesquisas realizaram 1.200 entrevistas entre os dias 9 e 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Imagem: reprodução



