Audiência Pública do MP e UFRA aborda saneamento básico em Parauapebas

COMPARTILHE:

Realizada no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Parauapebas, nesta quarta-feira, 03, a Audiência Pública contou com a parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e abordou as demandas da comunidade por saneamento ambiental, abastecimento de água e questões ambientais. “Evento muito importante e a gente agradece o convite! Foi mais uma ação para o município ouvir as demandas da comunidade. Nós, no Prosap, temos uma expertise em consultas e audiências públicas, já realizamos mais de 10 eventos desses e eles são fundamentais para a gestão ouvir de perto os anseios da população. É uma forma também da gente avaliar se estamos no caminho certo”, pontuou Cleverland Carvalho, que representou o Prosap no evento.

Além do Prosap, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) participaram do evento respondendo dúvidas e questionamentos da comunidade. O evento foi conduzido pela 6ª Promotoria de Justiça de Parauapebas, que tem como titular o promotor de Justiça Dr. Arthur Diniz Ferreira de Melo, e idealizado pelo professor da UFRA, Leonardo Petrilli, a partir do projeto Laboratório de Participação Social e Desenvolvimento Local (Labparticipa).

Prosap e o saneamento básico

Em abril deste ano o Prosap completou 03 anos de execução de obras no Igarapé Ilha do Coco e, no mês de junho, irá completar 02 anos de trabalhos na bacia do Igarapé Lajeado. O foco, neste primeiro momento, tem sido em obras de infraestrutura, para sanar problemas de alagamento no período chuvoso.

Sobre as obras relacionadas ao saneamento ambiental e abastecimento de água, neste período o Prosap executou as seguintes ações: construiu redes coletoras de esgoto em pontos do bairro União, próximo ao igarapé Ilha do Coco; começou as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), a obra está em execução com 15% do cronograma concluídos; desenvolve a reestruturação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tropical, obra em andamento, e a ETE da Prefeitura de Parauapebas, já concluída.

“Neste primeiro momento de obras, foi preciso focar em infraestrutura pra conter os alagamentos. E valeu a pena, porque temos enfrentado fortes chuvas e as áreas que o Prosap entrou com obras não mais sofreram esse problema. De acordo com o nosso planejamento, as obras específicas para melhorar o abastecimento de água e o tratamento de esgoto em Parauapebas serão focos na próxima fase de obras do Prosap, que começa a partir do segundo semestre de 2023”, detalha Cleverland.

As obras do Prosap foram iniciadas em 2020, com previsão inicial para serem concluídas em 06 anos. Porém, em função dos atrasos iniciais decorrentes da pandemia, o cronograma sofreu alterações e o novo prazo total é de 08 anos. Ao final do programa, Parauapebas passará de 20% de coleta e 8% de tratamento de esgoto para mais de 70% de coleta e tratamento, número que colocará o município entre os 100 mais saneados do Brasil.

Texto: Karine Gomes – Assessoria de Comunicação/PMP.

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X