O Brasil acompanha um verdadeiro cabo de guerra em relação ao comando do Ministério do Turismo. Ontem, 13, em reunião com o presidente Lula (PT), a deputada federal licenciada, Daniela Carneiro, foi mantida como ministra. Hoje, 14, a Esplanada dos Ministérios acordou sob forte pressão para que a citada deixe o cargo, e assuma o deputado federal Celso Sabino, do União Brasil, mesmo partido da ainda ministra, que pediu recentemente a sua desfiliação, dando início a essa disputa pelo cargo.
Sabino é paraense e vem crescendo politicamente em Brasília. Goza de forte prestígio junto ao todo poderoso presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). O União Brasil afirma que a vaga é do partido, portanto, com o pedido de desfiliação de Daniela, cabe a citada legenda indicar o nome para comandar a pasta.
O União Brasil está na base governista, porém, não mostra cooperar com o governo. O partido conta com 59 parlamentares, porém, compõe um bloco, que conta ainda com PP, Federação PSDB CIDADANIA, PDT, PSB, AVANTE, SOLIDARIEDADE e PATRIOTA, que somam 174 deputados. Esse quantitativo, liderado por Lira vem fazendo a diferença e conseguindo “persuadir” à sua maneira, o Palácio do Planalto.
Até o fechamento deste texto, Carneiro ainda está como ministra, mas a pressão para a sua saída continua. Seu pedido de desfiliação do União Brasil foi a “gota d’água”, para a sua queda, que parece ser apenas uma questão de tempo. O que se parece querer fazer é a famosa saída “honrosa”. A ver.
Tudo leva a crer que nas próximas horas esse texto precisará ser atualizado.
Imagem: reprodução Internet.